CDC notificou as autoridades de saúde pública americanas para se prepararem para distribuir uma vacina contra a COVID-19 para profissionais de saúde e outros grupos de alto risco já no final de Out/Nov.
A corrida acelerou nos EUA. Os documentos do CDC foram enviados no mesmo dia em que o presidente Trump disse à nação em seu discurso à Convenção Nacional Republicana que uma vacina poderia chegar antes do final do ano.
Mas vamos com calma. Chegar para quem? A notícia menciona grupos estratégicos, como profissionais de saúde e outros grupos de risco para a COVID-19.
O próprio FDA se manifestou na semana passada, dizendo de antemão que uma vacina pode estar disponível para certos grupos antes de os ensaios clínicos terem sido concluídos, se os dados forem extremamente positivos.
A notícia traz um ponto relevantíssimo: a preocupação com a disponibilização dessas vacinas antes da conclusão da fase III, algo que venho debatendo há um tempo aqui e nas redes sociais.
"Especialistas em saúde pública concordam que as agências em todos os níveis de governo devem se preparar urgentemente para o que será um esforço vasto e complexo para vacinar centenas de milhões de americanos. +
+ Mas a possibilidade de um lançamento no final de outubro ou início de novembro aumentou as preocupações de que o governo Trump esteja tentando apressar a distribuição de uma vacina - ou simplesmente anunciar que é possível - antes do dia da eleição em 3 de novembro."
Os EUA enfrentarão um baita desafio logístico. "a distribuição de milhões de vacinas que devem ser armazenadas em temperaturas abaixo de 0 e fornecidas primeiro a grupos de risco por meio do sistema de saúde fragmentado e falho dos Estados Unidos seria um desafio assustador."
Sobre que vacinas poderiam ser essas: no documento do CDC, eles se referem a vacina A e vacina B com especificações técnicas para ambos. Os detalhes parecem coincidir com as candidatas da Pfizer e Moderna, que estão mais avançados em testes clínicos em estágio final
A própria Pfizer declarou recentemente que estava "no caminho certo" para buscar uma revisão do governo "já em outubro de 2020".
Agora, vamos considerar mais uma coisa: eleições norte-americanas. É difícil não considerar que todas essas declarações também não possam ter um viés político, como uma vacina pré-eleitoral, não?
É o problema de partidarizar algo que é de relevancia profunda na saúde pública
Os grupos que receberiam seriam os profissionais de saúde, incluindo funcionários de longa permanência, estariam entre os primeiros a receber o produto, junto com outros trabalhadores essenciais e funcionários da segurança nacional.
Pessoas com 65 anos ou mais, bem como nativos americanos e aqueles que são de “populações de minorias raciais e étnicas” ou encarcerados - todas as comunidades conhecidas por apresentarem maior risco de contrair o vírus e sofrer de doença grave - foram priorizados nos documentos.
Eles comentam muito que esses cenários são hipotéticos, mas torno a dizer que as manchetes são atraentes e que mexem com as expectativas das pessoas.
CAUTELA. Não precisamos de mais e mais distorções em algo sensível.
Esses enários estão presumindo que tanto segurança, quanto eficácia se confirmariam na fase III. Mas quem pode afirmar isso?
A conclusão da fase III.
Até lá, meus queridos, é tudo especulação. Olho vivo e faro fino sempre.
A gripe aviária é uma preocupação de longa data e, com mais hospedeiros diversos e próximos de nós, como o gado leiteiro, especialistas buscam estimar riscos de uma nova epidemia em humanos
Vamos fazer um giro nos RISCOS e dados 👇🧵
Em um post, a epidemiologista @dr_kkjetelina trouxe uma ilustração de onde nós estaríamos em um "caminho a ser percorrido" pela gripe aviária até se transmitir entre humanos.
A imagem dá uma noção importante sobre o cenário atual e é importante trazer alguns contextos:
1) Casos esporádicos em humanos são vistos desde 2003, possivelmente a partir de contatos com as secreções de animais infectados (como aves, por exemplo)
Vamos falar SÉRIO, SEM SENSACIONALISMO sobre uma importante novidade: a detecção de um novo coronavírus na China, com características parecidas com coronavírus humanos conhecidos e se temos risco de uma pandemia dele
Fica no fio para entender essa notícia e contexto 👇🧵
Vamos ao que o artigo mostrou: a descrição do HKU5-CoV-2, descoberto em MORCEGOS.
Ou seja, quando alegam que foi encontrado em um "laboratório Chinês", na verdade foi descoberto por estes pesquisadores, mas o vírus em si foi achado na NATUREZA, em morcegos.
O que preocupa? O HKU5-CoV-2 (ou segunda linhagem do HKU5-CoV) tem POTENCIAL de usar uma porta de entrada "parecida" com aquela que outros coronavírus que infectam humanos, o receptor ACE2 humano.
Portanto, há um potencial em infectar humanos, mas ainda não comprovado
Vou tentar fazer um resumo para não ficar tão grande, bora y bora 👇🧵
METAPNEUMOVÍRUS (HMPV)
Desde meu último fio, a análise de risco global de uma pandemia desse vírus segue sendo baixa, segundo a OMS, mas a situação está sendo monitorada no mundo e no Brasil.
No Hemisfério Norte, com a chegada do inverno, é vista a co-circulação de diversos patógenos respiratórios, como influenza, Vírus Sincicial Respiratório (RSV), Mycoplasma pneumoniae, HMPV. Também segue havendo casos de Covid-19 who.int/westernpacific…
Foi noticiada, recente e infelizmente, a morte de um menino de 13 anos, cujo quadro foi agravado pela infecção por vírus Influenza A e uma bactéria conhecida que, em casos graves, pode levar a necrose de tecidos embaixo da pele
Falaremos da bactéria Streptococcus pyogenes 🧵👇
Antes de tudo: este fio tem caráter informativo, trazendo dados sobre a bactéria em questão, sinais e sintomas, prevenção e tratamento. As questões relacionadas a condução de caso não serão tratadas aqui, tá bom? Imagino que isso será analisado por especialistas daqui pra frente
Streptococcus pyogenes é classificada como gram-positiva e beta-hemolítica (duas informações relevantes para a escolha de quais recursos - meios de cultura- usar para ajudar em seu diagnóstico)
Ela é bem conhecida e é o principal patógeno bacteriano específico do ser humano
DENGUE NO BRASIL: com diversos municípios de SP declarando emergência, a Dengue já mostra que 2025 será um ano desafiador para seu enfrentamento, e nesse fio, vamos falar sobre SINAIS DE ALERTA, PREVENÇÃO, VACINAS E REPELENTES
Bora? 🧵👇
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
Sabemos que o início do ano é marcado por um aumento de casos de arboviroses, pelas temperaturas mais altas, períodos mais frequentes de chuva, etc
🚨com a crise climáticas, surtos maiores e em regiões antes chamadas de "frias" se tornam mais frequentes
Mas há (mais) outros agravantes:
▪️ uma maior dispersão do DENV-3, com aumento significativo em SP, AP, MG e PR
por circular menos em anos anteriores, grande parte da população é suscetível ao DENV-3, dado que os que mais tem circulado, ao longo dos anos, são o DENV-1 e 2.
NOROVÍRUS pode estar por trás dos casos de diarreia e gastroenterites vistos especialmente no litoral de SP, mas é importante falarmos desse vírus pois estamos num período em que casos são esperados em diversos locais
Tudo sobre esse vírus 🧵👇
O Norovírus é um vírus entérico da família Caliciviridae e a principal causa viral de vômito, diarreia e doenças transmitidas por alimentos nos Estados Unidos, segundo o CDC. Aqui no Brasil, também é um grande causador dessas condições