My Authors
Read all threads
E a Sputnik-V foi apresentada pra comunidade! Saiu os dados na @TheLancet sobre a vacina, a qual encontra-se em Fase I/II (conforme prevíamos) e mostrando um estudo no mínimo satisfatório e limitado enquanto desenho

Vamos às evidências?
Aqui o artigo publicado na The Lancet

thelancet.com/journals/lance…
Primeira pergunta: do que é feita a vacina russa?

Ela tem uma tecnologia parecida com a vacina da AstraZeneca/Oxford, utilizando não um, mas dois vetores de ADENOVÍRUS (Ad26 e Ad5), ambos carregando a sequência da da glicoproteína S, importante pra infecção do vírus nas células
A idéia de usar 2 vetores vem da necessidade em que algumas vacinas apresentam de realizar um reforço para aumentar a resposta imunológica. Essa vacina com 2 vetores diferentes poderia já estimular um aumento dessa resposta imunológica, em teoria
Lembrando que nessa fase, o que testaremos é segurança e se a vacina confere imunogenicidade, ou seja, mobiliza o sistema imunológico em montar uma resposta ao componente da vacina.

Nesse post, explicamos as fases de desenvolvimento de vacinas: redeaanalisecovid.wordpress.com/2020/05/25/des…
Ok, então como o estudo foi feito? 2 estudos estudos >não randomizados< de fase I/II abertos em hospitais na Rússia foram realizados para testar a vacina candidata. A vacina foi testada em 2 formulações (liofilizada e congelada), tendo um total de 38 para cada uma delas
Na fase I, 18 voluntários participaram, em que 9 receberam a vacina com Ad26 e 9 receberam com a Ad5

Na fase II, 20 voluntários participaram, num esquema em que no primeiro dia de vacinação receberam a Ad26 e no 21º dia, receberam a Ad5
A fase II justamente testou esse efeito, e a ressensibilização com um vetor diferente (Ad5) poderia aumentar ainda mais a resposta do sistema imunológico previamente montada na primeira vacinaçao (Ad26)
Bom, sabendo que o total de testados foi 76 (38 + 38 para cada formulação), é um número baixo, mas razoável para essa fase inicial. Não é aqui que a gente vai achar efeitos adversos raros por exemplo.

E foi justamente isso. Nenhum efeito adverso importante foi observado
Cada voluntário após o esquema de vacinação foi acompanhado por cerca de 42 dias e foi observado se produziram anticorpos neutralizantes e se produziram também resposta celular.

No artigo "Todos os participantes produziram anticorpos para a glicoproteína SARS-CoV-2."
No dia 42, os indivíduos apresentaram quantidades elevadas de anticorpos IgG (memória) contra o novo coronavírus, tanto na formulação liofilizada, quanto na formulação congelada.

O mais interessante (e talvez questionável) é a soroconversão ter sido 100% nos indivíduos
No dia 28, era detectável em todos os participantes a resposta de células T, com presença de proliferação (ou seja, formação de "clones") de células T CD4 (linfócitos moduladores da resposta imunológica) e T CD8 (os citotóxicos que eliminam células infectadas), nas 2 formulações.
Num primeiro momento, os dados são interessantes e apontam MUITO a necessidade de continuidade para a Fase III, que vai observar não só reações adversos mais raras, por justamente investigar uma população BEM maior e mais heterogenea, como também ver se esses AC PROTEGEM.
Essa foi a nossa maior crítica quanto a esse estudo todo. O anúncio precoce de vacinação em massa sem a fase III é irresponsável e enviesado pelo contexto político que a Rússia se encontra. Aqui discutimos um pouco sobre isso:

redeaanalisecovid.wordpress.com/2020/08/11/rus…
Limitações do estudo? ele é pequeno, mas dentro do esperado para a fase inicial, ele não é randomizado, em geral os estudos de fase II são randomizados. A @dogarrett levanta outros pontos relevantes no fio dela

Nesse texto publicado pela @UOL , @juliocroda expressa muita preocupação da comunidade científica quanto a essa vacina.

uol.com.br/vivabem/notici…
Essa publicação é MUITO IMPORTANTE. É dessa forma que fazemos ciência, discutindo os dados e vendo a extensão deles. É assim que a equipe pode melhorar e montar uma fase III melhor. Essa testagem das formulações foi interessante, uma vez que liofilizada é melhor de transportar.
Segundo o próprio @juliocroda na reportagem, "parece que já recrutaram 3 mil russos, em torno de 40 mil é a previsão para ser avaliado". Isso mostra também o rigor dessa fase III. Precisamos de uma GRANDE amostra populacional, heterogenea e diversa, para poder entender melhor.
Lembrando que a @anvisa_oficial só poderá emitir um parecer sobre vacinas, seja elas quais forem, com os dados de fase III. Uma coisa é testar a vacina no país para incorporar na fase III. Outra coisa é incluí-la numa campanha de vacinação SEM a fase III concluída.
Ficaremos aguardando, mas hoje já respiro mais aliviada em saber o pé que essa vacina está. E ficamos na expectativa que todos entendam a dimensão que é vacinar sem ter essa fase III realizada. É sem cabimento nenhum.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!