A @TheAcademy anunciou há poucos minutos as novas regras que passarão a ser aplicadas a partir do Oscar 2022 e se tornarão OBRIGATÓRIAS a partir do Oscar 2024 com o objetivo de ampliar a representatividade entre os filmes que queiram concorrer à estatueta.
A partir de 2024, para ser elegível ao Oscar, um filme deverá atender a pelo menos DOIS dos quatro critérios a seguir:

1) Representação, Temas e Narrativas na tela
2) Equipe criativa e de produção
3) Acesso à indústria e oportunidades
4) Ampliação do público

Vamos aos detalhes:
1) a) Protagonistas e Coadjuvantes:
Ao menos UM dos personagens principais ou coadjuvantes significativos deverá pertencer a um grupo racial ou étnico minoritário: asiáticos, hispânicos/latinos, negros, indígenas, nativos do Oriente Médio ou do Norte da África, entre outros.
1) b) Elenco:
Ao menos 30% de todos os intérpretes de papéis secundários ou menores deverão pertencer ao menos a DOIS grupos sub-representados: mulheres, grupos raciais/étnicos (ver item (a)), LGBTQ+, pessoas com deficiências cognitivas ou físicas.
1) c) Tramas e Temas:

A história principal, o(s) tema(s) ou a narrativa do filme centrados em grupos sub-representados: mulheres, grupos raciais/étnicos (ver item (a)), LGBTQ+, pessoas com deficiências cognitivas ou físicas.
Para atingir o Critério 1, um filme deverá seguir ao menos um dos três itens descritos anteriormente.
Para atingir o Critério 2, um filme deverá seguir ao menos um dos itens abaixo:

2) a) Liderança criativa/chefes de departamento:
Ao menos DUAS das seguintes posições deverão ser ocupadas por grupos sub-representados: Direção de elenco, Fotografia, Designer de produção (...)
(...) Montagem, Maquiagem/Cabelos, Produção, Figurinos, Cenografia, Som, Supervisão de Efeitos Visuais, Roteiro.

(Grupos sub-representados são, como antes, mulheres, LGBTQ+, pessoas com deficiências cognitivas ou físicas.)
Ao menos UMA das posições citadas nos tweets anteriores deverá ser ocupada por asiáticos, negros, hispânicos/latinos, nativos do Oriente Médio/Norte da África, indígenas, entre outros.
2) b) Ao menos SEIS outras posições da equipe (com exceção de Assistentes de Produção) deverá pertencer a um grupo racial ou étnico sub-representado.

2) c) Ao menos 30% da equipe deverão ser compostos por mulheres, grupos étnicos/raciais, LGBTQ+, pessoas com deficiência.
Para cumprir o Critério 3, o filme deverá seguir AMBOS os itens a seguir:

3) a) Estágios remunerados: a equipe de produção ou distribuição deverá ter bancado estágio/treino para pessoas pertencentes a grupos sub-representados (os mesmo já enumerados antes).
(Vale observar que o número mínimo de pessoas pertencentes a minorias será diferente dependendo da escala da produção: os grandes estúdios terão que bancar estágios de mais pessoas; os menores/independentes, de menos.)
3) b) Oportunidades de treinamento e desenvolvimento de habilidades:

A produção, distribuição ou financiamento do filme deverá oferecer treinamento em suas áreas técnicas para os já mencionados grupos sub-representados.
E, finalmente, o Critério 4:

Representação em marketing, publicidade e distribuição: o estúdio/produtora deverá ter executivos de alto escalão pertencentes aos já explicitados grupos sub-representados.
Lembrando: para ser elegível, um filme deverá atender a pelos menos DOIS dos quatro critérios mencionados acima.
Estas regras vão gerar o xorôrô habitual por parte dos suspeitos habituais. E, claro, num mundo ideal não deveriam existir. Mas não estamos num mundo ideal e a maior representatividade de minorias tem que começar de algum modo - se não naturalmente, então impulsionada por regras.
Acho que a @TheAcademy criou um equilíbrio bacana em seus critérios: se você está contando histórias sobre/protagonizada por minorias, ótimo; se não está, ao menos dê algumas (e são ALGUMAS) oportunidades na produção do filme para estes grupos.
É claro que a Academia não pode obrigar nenhum produtor a seguir estas regras; no entanto, se ele quiser concorrer a um Oscar, deverá seguir os critérios da organização que o distribui. Certíssimo.
A História não para só porque racistas, homofóbicos, misóginos e intolerantes de todas as estirpes não conseguem acompanhar a evolução do mundo. Eles podem até atrasar um pouco o progresso, mas SEMPRE acabarão deixados para trás e se tornarão meros rodapés embaraçosos.
Talvez seja por isso que a direita se esforça tanto para destruir o planeta: porque sabe que está condenada à extinção.

Hum.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pablo Villaça

Pablo Villaça Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!