Téo Benjamin Profile picture
Sep 9, 2020 7 tweets 3 min read Read on X
Para quem tem um olhar atento, o golaço-aço-aço de Everton Ribeiro na última rodada traz um detalhe curioso: o camisa 7 inicia a jogada pelo lado esquerdo... Por quê?

Afinal, no 4-2-3-1 rubro-negro, Everton partia do lado direito. Tinha liberdade para flutuar pelo meio e se aproximar de Arrascaeta. No entanto, ao contrário do que se pode imaginar, raramente (ou nunca?) cruzava o campo buscando a jogada pelo outro lado. Image
O que aconteceu ali, então? O que Everton estava fazendo do lado esquerdo, tabelando com Arrascaeta ainda mais aberto, enquanto Michael ocupava o lado direito?

A resposta é mais simples do que parece: um escanteio o levou para lá.

Depois de cobrar o escanteio pelo lado esquerdo, os meias ficaram invertidos. Nenhuma bagunça ali, cada um sabia o espaço que deveria ocupar até que houvesse uma brecha para voltar às posições originais. Mas, antes da brecha, veio a mágica.
Não foi a única situação assim no jogo. No segundo tempo, Everton e Michael chegaram a ficar sete minutos invertidos até conseguirem trocar de lado naturalmente.

Nos últimos jogos, a linha de meias do Flamengo mostrou uma estrutura muito bem definida, mas flexível o suficiente para se adaptar ao contexto do jogo.

É a tal variação contextual:

É preciso entender essas dinâmicas para entender esse time...
O texto sobre os tipos de variação está no meu livro (bit.ly/outropatamar7) e os detalhes no vídeo foram destacados usando o @KlipDraw

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Téo Benjamin

Téo Benjamin Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @teofb

Feb 14, 2022
Um pequeno país em um canto da Europa tem um peso surpreendente na forma como a gente pensa e sente o futebol. Saíram da Holanda algumas das ideias mais importantes para a nossa compreensão do esporte.

Se hoje falamos tanto em espaço no jogo, é muito graças aos holandeses.
Como já falei aqui, tive a honra e o privilégio de ser o tradutor do livro @Zonal_Marking, do grande Michael Cox, lançado em pré-venda na semana passada pela @EdGrandeArea.

O livro começa falando sobre a influência holandesa no futebol europeu do início dos anos 1990 através de seu principal clube — o Ajax — e de dois ex-jogadores e então treinadores — Cruyff e Van Gaal.

O mais interessante, no entanto, é o mergulho no modo de pensar holandês.
Read 24 tweets
Sep 8, 2021
Por que o Flamengo goleia tanto? - PARTE 4: O SEGREDO

Há um segredo escondido na rotina de goleadas do Flamengo. Um detalhe que ninguém está te contando, mas que vem sendo fundamental em várias vitórias.

Essa é a última parte da série. Vem comigo! Image
Na PARTE 1 () falei sobre o estilo de jogo e na PARTE 3 detalhei os números de Renato Gaúcho à frente do time.

O mais imporante aqui é a PARTE 2 (), em que destaco a forma como o primeiro gol tem mudado as partidas.
Aqui está o segredo do Flamengo de Renato Gaúcho: A BOLA PARADA.

Sim, ela mesmo. A bola parada. Surpreendente, não?
Read 25 tweets
Sep 6, 2021
Por que o Flamengo goleia tanto? - PARTE 3: O QUE OS NÚMEROS DIZEM

Os números não são o jogo em si, mas ajudam a entender o que se passa dentro de campo. É preciso ter cuidado, colocar tudo em contexto, mas dá para entender muita coisa a partir deles. Vamos ao mergulho!
A PARTE 1 () foi sobre o estilo de jogo e as mudanças no time. A PARTE 2 () foi sobre o contexto que se cria nas partidas, especialmente depois do primeiro gol.

Dos 14 jogos disputados pelo Flamengo sob o comando de Renato Gaúcho, 7 foram pelo BR21 e 7 em competições de mata-mata (Libertadores e CdB). Como o time tem se comportado de maneira diferente, a ideia aqui é olhar para esses números de maneira separada.

Read 37 tweets
Sep 4, 2021
Por que o Flamengo goleia tanto? - PARTE 2: PORTEIRA QUE PASSA BOI

Meu antigo professor de história tinha uma espécie de frase de efeito. Não importava o assunto que estávamos estudando, em algum momento ele sempre dava um jeito de dizer: "porteira que passa boi, passa boiada".
Nesta série, pretendo explorar por diferentes ângulos a rotina atual de goleadas do Flamengo. Na PARTE 1 (), detalhei as mudanças de estilo trazidas por Renato Gaúcho até aqui. Hoje quero falar sobre os contextos criados dentro dos jogos.
O 4x0 em cima do Grêmio é um bom ponto de partida. No fim de um primeiro tempo bastante instável, o Flamengo perdeu Bruno Henrique por lesão e Isla recebeu o vermelho. Parecia um cenário terrível, se encaminhando para um segundo tempo sofrido.
Read 26 tweets
Sep 3, 2021
Por que o Flamengo goleia tanto? - PARTE 1: CONTROLE E AGRESSIVIDADE

O assunto do momento é aquele: como o Flamengo consegue golear em jogos que nem parece estar dominando durante a maior parte do tempo?

Há muita coisa para falar, então decidi fazer uma série. Começa aqui!
De fato, é quase inacreditável.
Em 14 jogos desde a chegada de Renato Gaúcho, o Flamengo teve 12V 1E e 1D. Mais incrível que isso: fez 45 gols (3,2 por jogo) e sofreu 10 (0,71 por jogo)!

Das 12 vitórias, 8 foram por 3 gols de diferença ou mais.
É normal que um retrospecto como esse gere admiração, um certo choque e até mesmo confusão.

Primeiro, porque são números simplesmente altos demais. Quase impossíveis de se ver por aí — e de se manter no longo prazo.
Read 40 tweets
Sep 1, 2021
Gabigol está imparável. Fez 7 gols nos últimos 5 jogos que disputou. Dois de pênalti (ele simplesmente não perde) e outros cinco gols com a bola rolando.

Todos seriam considerados fáceis. Mas será que são simples?

Além do segundo e do terceiro gol contra o Santos, há mais três nos dois jogos contra o Olimpia. Cinco gols depois da marca do pênalti, todos finalizados com apenas um toque! A marca de um artilheiro letal!

Em um mesmo lance, ele faz três, quatro, cinco movimentos. Sabe exatamente o momento em que o passe pode sair, sabe exatamente como os zagueiros tendem a se comportar.

Futebol não é sobre estar no lugar certo. É sobre chegar no lugar certo, na hora certa, do jeito certo.
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(