1/5 Parece contraintuitivo, mas o crescimento acelerado de um mercado pode acabar reduzindo as vantagens de escala das empresas dominantes. Veja o exemplo de adquirentes e locadoras de veículos. Um mercado maior tornou a vida dos entrantes menos difícil.
2/5 No livro “Competition Demystified”, Bruce Greenwald e Judd Kahn explicam esse conceito. Custos fixos, por definição, são constantes. À medida que um mercado cresce, os custos fixos ficam menos representativos no total das receitas.
3/5 Imagine que num mercado o custo fixo para uma empresa operar é de R$ 100 mil. Quanto maiores são as empresas, menos esses R$ 100 mil pesarão na estrutura total de custos. Então o crescimento do mercado fará com que mais empresas tenham escala para competir. Veja a tabela:
4/5 A grande diferença nas atitudes dos líderes das locadoras de carros para os de adquirência foi o repasse rápido dos ganhos de escala ao preço. As locadoras existentes compartilharam boa parte dos ganhos de escala e as diárias mais baratas atraíram novos consumidores.
5/5 Já os adquirentes incumbentes mantiveram esse ganho para eles, abrindo espaço para novos competidores. É preciso sabedoria para cortar lucros extraordinários e se adaptar a uma nova realidade de mercado.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with IP Capital Partners

IP Capital Partners Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @IPCapitalPart

4 Sep
1/7 Um exemplo de vantagem competitiva replicável que pode se voltar contra o investidor:

Em 1940, a Alemanha surpreendeu o mundo com a sua tática militar de blitzkrieg e invadiu a França pela improvável região de florestas e montanhas das Ardenas.
2/7 Com seus rápidos blindados, tecnologia de comunicação via rádio e bombardeio das linhas inimigas pela força aérea da Luftwaffe, o exército alemão em poucas semanas cruzou o território francês até a costa do Atlântico.
3/7 Antes disso, a Alemanha havia jogado sua isca. Atacou a Holanda e a Bélgica e atraiu os exércitos franceses e ingleses para um contra-ataque na região. Com a rapidez do blitzkrieg, os alemães cercaram os exércitos aliados pelas costas, encurralando-os na cidade de Dunkirk.
Read 7 tweets
8 Apr
1/4 Antes da 2ª Guerra Mundial eclodir, Neville Chamberlain, o premiê britânico à época, havia se encontrado com Hitler duas vezes. Durante as conversas concluiu que a paz mundial estava garantida. Lord Halifax, o secretário de Relações Exteriores, teve a mesma sensação.
2/4 Winston Churchill, por sua vez, nunca havia falado com Hitler pessoalmente. Mas analisando friamente suas atitudes, sabia que era uma pessoa ardilosa e não confiável.
3/4 No universo dos investimentos, quais aprendizados podemos tirar desse episódio histórico?

- Não confunda proximidade com profundidade.

- A proximidade com um CEO ou CFO às vezes pode trair seu julgamento, seja ele sobre o negócio ou sobre sua decisão de investimento.
Read 4 tweets
18 Mar
1/4 A necessidade é a mãe das inovações. Da crise de 1929 até a 2ª Guerra, foram inventados jatos, foguetes, helicópteros, fotocópias, micro-ondas, nylon, teflon, a maioria dos plásticos, lava-roupas... Nos anos 30 a produtividade cresceu 2x mais rápido que nos anos 20.
2/4 Em tempos difíceis, o @collabfund lembra (link abaixo) que as preocupações são sempre maiores que o real prejuízo. Mais pessoas vão se preocupar com demissão do que serão demitidas. Mais negócios vão parecer em risco do que vão falir.
collaborativefund.com/blog/two-thing…
3/4 Grandes mudanças costumam ser inicialmente vistas com complacência, mas depois isso acaba se transformando em pessimismo exagerado. Na Bolsa ou na vida, calculamos mal as probabilidades quando as consequências são extremamente boas ou extremamente ruins.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!