Poupados do esboço de reforma administrativa do governo federal, Juízes e Desembargadores têm regalias como poucos servidores.
É o que a @revistapiaui chamou de OS PRIVILÉGIOS DA TOGA.
O problema vai além do salário alto dos juízes. Segue.
O Brasil gasta muito com o Judiciário para o tamanho da nossa riqueza.
Em 2019, nosso Judiciário custou R$ 100 bilhões ao país. O equivalente a 1,5% do PIB.
Para se ter ideia, na Espanha, o Judiciário consumiu 0,5% do PIB. Ou seja, o judiciário brasileiro custa 3x o espanhol.
Além disso, nos último 5 anos, o Judiciário brasileiro ficou R$ 10 bilhões MAIS CARO.
Em 2014, o custo total do Judiciário foi de 90 bilhões.
Com esses 10 bilhões adicionais, daria para adicionar 4 MILHÕES de famílias no Bolsa Família (cada família custa 2.500 ao ano).
Mas onde está o problema?
Um juiz dos Tribunais de Justiça estaduais recebe, em média, salário de r$ 33,4. É o equivalente ao que recebem, no funcionalismo estadual, 3 oficiais de Justiça (11,3 mil reais), 5 assistentes sociais (6,7 mil) e 12 auxiliares de enfermagem (2,7 mil).
O problema está no alto salário? Difícil falar.
Arrisco a dizer que o principal problema talvez não seja esse.
Um juiz de fato - pela responsabilidade do cargo - deva receber algo em torno disso. Se fosse para um escritório de advocacia, com certeza receberia mais.
Grande parte do problema está naqueles que recebem ACIMA DO TETO!
O teto do funcionalismo público é R$ 39,2 mil, definido pelos salários dos ministros do STF.
Mas, segunda uma pesquisa do @partidonovo30, 65% dos juízes brasileiros ganharam acima de R$ 39,3 mil, em 2019.
MESMO NA PANDEMIA, de março a julho de 2020, 7 mil juízes estaduais - O QUE EQUIVALE A MAIS DA METADE DOS 13,5 MAGISTRADOS - tiveram rendimentos acima do teto salarial do funcionalismo público.
Se alguns podem dizer que não é ILEGAL, com certeza é IMORAL.
O problema vai além.
Além dos salários, há os benefícios extras, como auxílio-moradia e indenização por férias não tiradas.
Em 2019, esses penduricalhos custaram ~R$ 415 milhões ao país. O DOBRO (R$ 208 MM) do que foi gasto com cota parlamentar na Câmara dos Deputados.
Apenas como evidência, em abril de 2019, um juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu 674 mil reais como indenização por férias não tiradas.
O valor seria suficiente para bancar os salários dos 11 ministros do STF por mais de um mês.
Esses são os Privilégios da Toga.
O Brasil ficará 5% mais pobre. O desemprego deve chegar a 14%. Mais de 700 mil empresas fecharam.
Mas alguns se acham acima da lei. É fácil falar de desigualdade e culpar empresários. Difícil é reconhecer que você é parte do problema.
Nessa thread eu vou falar do nome mais falado do país no momento: Pablo Marçal.
Coisa que eu não tinha feito até agora, mas é inevitável diante dos fatos.
Segue.🧵
Vamos começar com um dado concreto: em Maio de 2024, Pablo Marçal tinha 7% das intenções de voto para prefeito. Em julho, 10%. Em agosto 14% e agora 21%.
Esse é um fato incontestável. Não está em discussão aqui.
Diante desse crescimento, algumas pessoas perguntam: “Como alguém pode votar nele?”
Mas não é que elas perguntam isso querendo descobrir os motivos mesmos.
Na verdade, é uma pergunta retórica, arrogante de quem não aceita quando alguém vota diferente deles.
Oi, @lindberghfarias eu vou te falar o que aconteceu entre 2016 até 2022 para o desemprego subir.
Mas antes vamos voltar para o que aconteceu entre 2010 até 2016.
Segue o fio...
Em 2010, Dilma foi eleita e implementou a chamada Nova Matriz Macroeconômica que possuia 4 pilares.
1. Expansão Fiscal: Aumento dos gastos públicos com a intenção de impulsionar o crescimento econômico.
2. Redução da Taxa de Juros: visando estimular o crédito e o consumo.
3. Controle da Inflação através de Medidas Heterodoxas: Em vez de utilizar os juros para controlar a inflação, o governo controlava preços em setores como energia e combustíveis.
4. Desvalorização Cambial: Com o objetivo de tornar as exportações brasileiras mais competitivas.
A Cláudia Raia falou que ficava “magoada com o analfabetismo” dos críticos da Lei Rouanet e que “tentam explicar, mas ninguém quer ouvir”.
Fiz o que ela falou, então.
FUI ATRÁS DE 5 PROJETOS AUTORIZADO PELA LEI ROUANET (MAS QUE NÃO DEVERIAM).
Dá uma olhada...
1. CLÁUDIA LEITE - 5 MILHÕES.
O primeiro é dela mesmo que foi autorizada a captar R$ 5 milhões pro seu musical.
Desejo a ela sucesso, mas por que, diferente de todos os outros empreendedores, o seu musical pode ser um empreendimento sem riscos bancado pelo dinheiro brasileiro?
2. SHOWMÍCIO QUE O LULA FEZ PEDINDO VOTO PRO BOULOS - R$ 6,3 MILHÕES
A produtora responsável pelo show foi autorizada a captar até R$ 6,3 milhões pela Lei Rouanet. Mas conseguiu apenas 250 mil.
Detalhe, a Petrobras bancou outros R$ 3 MM. De quem é o dinheiro da Petrobras mesmo?
Hoje, vemos uma casta de figuras da mídia que vive em um Olimpo, distante da população, incapazes de fazer uma autocrítica.
Esses autoproclamados guardiões da verdade acreditam ter uma autoridade para determinar o que é verdadeiro ou falso.
Segue.🧵
Ao acreditarem nessa autoridade quase que divina, se sentem no direito de diminuir e desacreditram todos aqueles que questionam seu ponto de vista, rotulando-os como "fake news" ou “extrema direita”.
Deixa eu dizer uma coisa: existe fake news?
Claro que existe, mas ela não é exclusiva de um espectro político.
Ou eles esqueceram quando o PT disse que a Marina Silva ia tirar comida dos brasileiros ao propor a Independência do Banco Central?