Encontrado composto químico em Vênus (fosfina) que só sabemos produzir via seres vivos. Ou vamos descobrir uma forma não orgânica de fazer fosfina (mais provável) ou vamos encontrar organismos em Vênus (seria fantástico). Certeza que o @SpaceToday1 solta vídeo sobre :)
Esticando o fio e me corrigindo. Fosfina é bastante feita aqui na Terra por seres vivos. Também pode ser feita por fenômenos geológicos, como acontece nos planetas gasosos. Mas não sabemos explicar porque observaram tanta na atmosfera de Vênus, e isso pode indicar seres vivos.
A maneira como observaram já é fantástica, pelo padrão de interferência da atmosfera. A luz de Vênus que chega até aqui (luz do Sol que passou por lá) tem faixas mais escuras, regiões que certos compostos químicos absorvem. Um deles é fosfina, o que surpreende.
Observar a luz que passa pela atmosfera de planetas é uma ótima forma de saber a composição de gases dela. E buscar por gases que não ocorreriam naturalmente é uma boa forma de achar locais com reações químicas que indicam a vida, como o oxigênio e o metano aqui na Terra.
A quantidade de fosfina lá para causar esse efeito é muito mais alta do que temos aqui na Terra, entre mil e um milhão de vezes maior. E não sabemos um processo geológico que possa fazer isso lá em Vênus. Daí cogitarem que podem ser organismos fazendo isso.
Vênus também reflete menos luz UV que era de se esperar, o que poderia indicar absorção por seres vivos (como as plantas e algas fazem aqui). Tanto a fosfina sobrando quanto a UV faltante acontecem em uma mesma camada de atmosfera que é bem mais aconchegante do que a superfície.
O fato de ser na atmosfera é bem motivador. Essa superfície já pode ter sido mais habitável, inclusive com água. Mas hoje, em parte por causa dos gases na atmosfera, a superfície de Vênus tem uma pressão absurda e é bem quente, a mais de 460 ºC.
Se for um processo biológico, a vida pode ter surgido na superfície de lá e só sobraram os organismos na atmosfera, depois que o planeta esquentou tanto. Não temos organismos que vivem exclusivamente na atmosfera aqui, mas não é algo inconcebível.
Agora é observar mais e melhor para saber se a quantidade de fosfina é concentrada em alguma parte do planeta ou em alguma estação do ano de lá. Os dois indicariam um processo com mais cara de ser biológico. E mandar sondas pra olhar de perto, o mais informativo.
Aqui vai o estudo, que foi liderado pela astrônoma Jane Greaves

nature.com/articles/s4155…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Atila Iamarino

Atila Iamarino Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @oatila

15 Sep
Levantaram problemas nos dados dos testes da vacina russa Sputnik V. Dados de resposta imune de muitos pacientes são idênticos em alguns aspectos, o que é muito difícil acontecer. Esperava uma resposta dos autores russos, mas disseram que não vão comentar:
nature.com/articles/d4158…
Seguindo o fio: Dados de experimentos como testes clínicos dependem de tantas variáveis que mesmo se você repetir o teste, deve ter uma flutuação. Duas amostras de sangue colhidas de mim e examinadas uma depois da outra podem (devem) ter leituras um pouco diferentes.
É muito raro termos medidas iguais no mesmo teste, quem dirá testes diferentes, como mais de um paciente. Geralmente, quando isso acontece, é erro metodológico, erro de análise de dados ou má fé (dados copiados). O Retraction Watch é cheio de exemplos.
retractionwatch.com/retracted-coro…
Read 7 tweets
11 Sep
Segundo a OMS, vacina vai primeiro pros grupos prioritários (profissionais de saúde), doses pra todo mundo mesmo e um cenário melhor só em 2022, quando a grande maioria tiver se vacinado. E que não adianta pular etapa de segurança.

noticias.uol.com.br/colunas/jamil-…
se eu falo isso...
Traduzindo a afirmação: não quer dizer que só poderemos sair de casa em 2022. Quer dizer que não tem saída mágica, ou não dá pra contar com ela. Teremos que sair com cuidado e depois de muito esforço de combate ao vírus. A responsabilidade é nossa e de cada país, não da vacina.
Read 4 tweets
9 Sep
Deixando aqui não tirarem o que falo de contexto: tomo vacina testada e aprovada sem medo (quando renovar as deste ano, posto minha carteirinha). Mas não sou profissional prioritário e trabalho de casa. Quando (se) sair uma vacina da COVID, não preciso nem devo ser o 1º a tomar.
O ideal pra uma vacina da COVID que sair, dada a demanda e a produção, é que ela seja distribuída pra grupos cada vez maiores. Começando pelas pessoas prioritárias (prof. de saúde, p. ex.) e depois cheguem nos outros (eu). Segue prioridade e segurança, como a vacina da gripe.
Se tivermos uma vacina segura, o ideal é que ela seja dada no maior número de pessoas possível, porque dependemos de muita gente imunizada pra proteção coletiva. Só com muita gente vacinada (eu incluso) e imunizada é que se tem a segurança de voltar ao "normal".
Read 4 tweets
9 Sep
Mais estudos mostrando que máscaras não só protegem do coronavírus como diminuem chances de complicações de quem pega. O número de pessoas que não desenvolve sintomas da COVID DOBRA entre os que usam máscara. Explica bem casos subindo e hospitalizações não
nejm.org/doi/full/10.10…
Estendendo o pensamento pq é importante. Outros fatores tb contribuem pra casos subindo sem tantas mortes, principalmente na Europa: mais testes (Itália no pior dos momentos tinha uma fatalidade de 10-15%, teve muita subnotificação), casos entre jovens e melhor tratamento.
Melhor tratamento e máscaras protegendo reforçam a importância de distanciamento. Não dá pra contar com vacinas pra retomar a vida, pq não sabemos quando (e se) saem. O melhor é adotar as medidas que já conhecemos pra retomar o possível da forma mais segura.
Read 4 tweets
24 Aug
Sobre a pessoa reinfectada em Hong Kong, o artigo ainda não saiu, mas o @otavio_ranzani tem a melhor fonte. *É o primeiro caso claro* de reinfecção pq sequenciaram o vírus. A pessoa de Hong Kong se curou em março e agora em agosto testou positivo pra um vírus europeu. Segue fio👇
Temos vários relatos até aqui de pessoas que se infectaram de novo, mas essa é a primeira demonstração com evidências do vírus. Só teria como vir de uma região que testa muito, como Hong Kong. Provavelmente mais confirmações virão.
São casos raros. Suspeita de reinfecção é a exceção da exceção. Mas levanta dois pontos importantes:
1- Não dá pra tratar quem se curou como alguém imune e protegido. Não é se curou, acabou. Vamos precisar de máscaras por mais tempo.
Read 4 tweets
17 Aug
E sobre vacinas, notícias que fazem alguma diferença só mais pra frente, quando saírem os resultados dos testes. Com resultados mostrando que uma candidata protege as pessoas e é segura, vale animar. Aí sim, resultado na mão, calça no chão.
Leva + ou - 1 mês pra medir imunidade pós dose. Em vacinas com 2 doses (que eu saiba todas tão testando pelo menos 2), pode esperar mais 2 meses depois do início do teste: 1 mês pra 2a dose, 1 pra resultados. Mais exposição ao vírus. Provavelmente, resultados começam em outubro.
Bota mais umas rodadas de distribuição pra grupos cada vez maiores de pessoas (como profissionais de saúde), 10 mil, 100 mil, 1 milhão, pra medir segurança e efeitos adversos. E temos segundo semestre do ano que vem no melhor dos cenários pra vacinas pra pop. geral.
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!