Atila Iamarino Profile picture
Sep 14, 2020 10 tweets 3 min read Read on X
Encontrado composto químico em Vênus (fosfina) que só sabemos produzir via seres vivos. Ou vamos descobrir uma forma não orgânica de fazer fosfina (mais provável) ou vamos encontrar organismos em Vênus (seria fantástico). Certeza que o @SpaceToday1 solta vídeo sobre :)
Esticando o fio e me corrigindo. Fosfina é bastante feita aqui na Terra por seres vivos. Também pode ser feita por fenômenos geológicos, como acontece nos planetas gasosos. Mas não sabemos explicar porque observaram tanta na atmosfera de Vênus, e isso pode indicar seres vivos.
A maneira como observaram já é fantástica, pelo padrão de interferência da atmosfera. A luz de Vênus que chega até aqui (luz do Sol que passou por lá) tem faixas mais escuras, regiões que certos compostos químicos absorvem. Um deles é fosfina, o que surpreende.
Observar a luz que passa pela atmosfera de planetas é uma ótima forma de saber a composição de gases dela. E buscar por gases que não ocorreriam naturalmente é uma boa forma de achar locais com reações químicas que indicam a vida, como o oxigênio e o metano aqui na Terra.
A quantidade de fosfina lá para causar esse efeito é muito mais alta do que temos aqui na Terra, entre mil e um milhão de vezes maior. E não sabemos um processo geológico que possa fazer isso lá em Vênus. Daí cogitarem que podem ser organismos fazendo isso.
Vênus também reflete menos luz UV que era de se esperar, o que poderia indicar absorção por seres vivos (como as plantas e algas fazem aqui). Tanto a fosfina sobrando quanto a UV faltante acontecem em uma mesma camada de atmosfera que é bem mais aconchegante do que a superfície.
O fato de ser na atmosfera é bem motivador. Essa superfície já pode ter sido mais habitável, inclusive com água. Mas hoje, em parte por causa dos gases na atmosfera, a superfície de Vênus tem uma pressão absurda e é bem quente, a mais de 460 ºC.
Se for um processo biológico, a vida pode ter surgido na superfície de lá e só sobraram os organismos na atmosfera, depois que o planeta esquentou tanto. Não temos organismos que vivem exclusivamente na atmosfera aqui, mas não é algo inconcebível.
Agora é observar mais e melhor para saber se a quantidade de fosfina é concentrada em alguma parte do planeta ou em alguma estação do ano de lá. Os dois indicariam um processo com mais cara de ser biológico. E mandar sondas pra olhar de perto, o mais informativo.
Aqui vai o estudo, que foi liderado pela astrônoma Jane Greaves

nature.com/articles/s4155…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Atila Iamarino

Atila Iamarino Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @oatila

Mar 30, 2023
Temos novas evidências da origem do novo coronavírus (e da COVID).

Vazamento de lab? Não, origem natural.

Novas sequências de material genético que foram coletadas no mercado de Wuhan mostram o SARS-CoV-2 junto de cães-guaxinim
theatlantic.com/science/archiv…
O cão-guaxinim não é nem cão, nem guaxinim. Tá mais próximo de raposas e é um animal que não poderia ser vendido lá no mercado de carnes de Wuhan. E as amostras são de uma coleta feita em gaiolas e no ambiente depois do fechamento do mercado, em janeiro de 2020.
Elas não mostram definitivamente que eles tinham o coronavírus, mas que estavam pelo menos próximos. Cães-guaxinim são um intemediário bem plausível (sua parente, a civeta, foi a ponte do SARS-CoV-1) e já foram bem documentados em venda ilegal nesse tipo de mercado.
Read 5 tweets
Mar 4, 2023
Voltamos a ver um aumento de casos em um período onde já era para estarem caindo. E ainda veremos as hospitalizações dos casos do carnaval.

Acho que é a 1a vez que vemos essa onda dupla com uma variante emendando na outra (BQ.1 e XBB). Segue um fio sobre o que parece diferente.
A XBB que circula agora é uma variante ainda mais transmissível da Omicron que há foi vista nos EUA desde o fim do ano passado. Ela surgiu no meio de uma onda de outra variante, a BQ.1, que foi a que causou nossa onda de novembro a janeiro aqui.

Em várias ondas passadas vimos uma segunda variante ainda mais transmissível surgir. Mas até aqui elas não tinham causado outra onda no Brasil.

Quando enfrentamos a Gamma aqui (novembro/20 a janeiro/21), quem causou uma onda um pouco mais tarde no resto do mundo foi a Delta.
Read 12 tweets
Dec 20, 2022
Pra quem pergunta o que acontece na China, segue um fio resumo do que expliquei no @XadrezVerbal

Uma população de 1,4bi vacinada ano passado, com vacinas inativadas, agora encontra a variante mais transmissível da COVID até aqui. Verão em 2-3 meses uma versão "branda" de 2020/21
Com o fim da COVID Zero, em poucos dias o vírus já tomou conta dos grandes centros urbanos. A vacina reduz a chance de hospitalização e casos graves. Mas mesmo 10x menos casos graves em uma cidade de 22 milhões de hab. são muitos casos.

npr.org/sections/goats…
Ainda tem o agravante que, sem COVID até agora, muita gente não via necessidade de tomar 3a dose – menos da metade dos mais idosos tomou. Ou seja, mesmo com vacina disponível, ainda tem muita gente vulnerável. E deu tempo de a imunidade cair entre quem se vacinou ano passado.
Read 8 tweets
Dec 7, 2022
Saiu uma compilação de dados da COVID bem interessante para explicar quando e como transmitimos o vírus, além da melhor estratégia de testes e do efeito da vacinação. Segue um fio rápido comentando.
nature.com/articles/s4157…
Primeiro comentário que achei legal: testes de RNA como o RT-PCR são tão mais sensíveis que detectam o vírus antes da transmissão e por vários dias depois de a pessoa deixar de ser infecciosa.
Já o teste de antígeno (teste rápido), se bem feito, pega justo o período infeccioso da doença. De novo, se bem feito (coleta no fundo do nariz e garganta) e com boa sensibilidade, é um bom indicativo de quando acabar isolamento.
Conhecem algum comparativo de testes de farmácia?
Read 10 tweets
Oct 30, 2022
Não temos vacinas da COVID pra crianças e bebês e falta vacina para adultos em alguns pontos.

Mas como o governo sabe que vacinar é muito mais seguro e eficaz do que pegar a doença, em novembro tem campanha nacional e não vai faltar vacina… pro gado. gov.br/pt-br/noticias…
O Brasil segue sendo exemplo de teste, rastreio de contatos, passaporte vacinal, produção nacional de vacinas e campanhas nacional de vacinação. De bovinos.

Legal quando entregam que não tem vacina da COVID porque as pessoas não tem valor pra quem tem essa mentalidade. Tuíte:  Que comparação mais sem noção.  Ótimo não vac
Read 5 tweets
Oct 26, 2022
"Ah, mas não dá pra falar que o governo* é responsável pelas 700 mil mortes da COVID"

Um número certo, é difícil de estimar mesmo. Mas tem uma parcela aí que dá para inferir. Segue o fio.

*governo, pq presidente não age sozinho
Primeiro tem a questão de incompetência vs. plano executado de promover contágio e mortes. O Brasil se enquadra no segundo caso, promoveu mortes intencionalmente, segundo análises como da @Deisy_Ventura, que analisou leis aprovadas e vetadas pelo governo.

scielo.br/j/rdp/a/7WGyph…
Isso fica bem claro no timing das mortes pela COVID. Enquanto boa parte dos países viu mais gente morrer em 2020, quando se organizavam e fechavam (ou não) para combater o vírus

O Brasil está entre os países que perderam mais vidas em 2021. Depois disso.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(