Lucas Zanandrez 🔬 Profile picture
Sep 15, 2020 4 tweets 2 min read Read on X
Mano, hoje eu senti o poder das FAKE NEWS. Fui na @LeroyMerlinBRA do Minas Shopping comprar uma resistência pro meu chuveiro e na porta estavam medindo a temperatura no pulso. Fui encorajado a pedir pro funcionário medir na testa, conforme alguns de vocês recomendaram
Falei pro rapaz: "Pode medir na testa". Aí ele respondeu: "Não, a medição é no pulso". Aí eu falei: "Não, o aparelho foi calibrado pra medição na testa". Aí fui hostilizado, o cara respondeu: "Se você quiser entrar, vai ser no pulso são ordens"
E eu insisti que a medição do aparelho correta é na testa. No pulso você tem variações que podem chegar a 1ºC. E o cara falou "Ah, então reclama lá com o gerente, porque medindo na testa, você não entra".
Resultado: deixei medir no pulso e entrei, com a certeza de que uma fake news sobre o termômetro causar danos na glândula pineal moldou uma política de saúde que prejudica a segurança de quem circula nesse lugar. Parabéns @LeroyMerlinBRA, está orientando muito bem a equipe! #sqn

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Lucas Zanandrez 🔬

Lucas Zanandrez 🔬 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lucaszanandrez

Jun 27, 2022
"Fica em casa, a economia a gente vê depois"

Quando você critica essa frase e a repete como um papagaio sem consciência, pra justificar o porquê estamos vivendo uma crise, claramente você não entende nada do quanto custa uma vida.
Pensando apenas no lado econômico, uma pessoa morta custa muito mais ao Estado do que você imagina. Ela deixa de produzir milhares, ou milhões de reais no longo prazo. Muito mais do que custaria se ela ficasse em casa no início ou se seguisse as orientações de saúde.
Deixar um vírus letal circular livremente causaria mais do que 670 mil mortes e cada morte representa não só um dano severo à família, mas também à economia de um país.
Read 6 tweets
Jun 17, 2022
Eu tenho certeza que a varíola de macaco será classificada como Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional em alguns dias. Eis o porquê. #monkeypox
Toda semana, a OMS tem enviado relatórios da situação da monkeypox no mundo. E desde o primeiro caso na Inglaterra, eu tenho lido os relatórios pra fazer o #ciencianews, quadro que traz notícias científicas lá no @olaciencia. Pois bem, algo mudou de duas semanas pra cá.
Estamos vendo o avanço do vírus pelo mundo(ou deveríamos). A curva já apresenta crescimento exponencial, com cadeias de transmissão independentes em pelo menos 39 países e 1806 casos confirmados até 15/06.
Read 14 tweets
Aug 25, 2021
Você pensa em fazer Divulgação Científica?

Tenho visto muita gente dizendo que DC não vale a pena e que não sabe por onde começar.

Estamos nessa estrada há 6 anos com o @olaciencia, e acho que posso ajudar.

Segue o fio!🧶
Um dos maiores desafios de quem inicia na DC é ter um alcance considerável ao ponto de "compensar" o imenso trabalho de coletar, analisar e divulgar a informação científica.

Por isso, é crucial que antes mesmo de começar, você conheça bem o seu público.
Se você estuda "câncer de próstata" ou "eventos extremos de chuva", vale a pena pesquisar se esses assuntos têm demanda.

Você possui um conhecimento que seja mais abrangente? Que tenha maior interesse?

Como por exemplo, "como evitar o câncer" ou "mudanças climáticas".
Read 14 tweets
Jul 16, 2021
Muitos se perguntam como alguém pode apoiar um remédio sem eficácia. Para quê? A verdade é que essa indústria movimenta muito dinheiro. E eu acompanho grupos de negacionistas há pelo menos um ano para entender como ganham dinheiro com esse modelo de negócios.
Como o negacionista empreendedor ganha dinheiro:

1) Conquista a sua audiência com argumentos de autoridade. Não é raro ver médicos formados em excelentes universidades, defendendo tratamentos ineficazes (na maioria dos casos, conscientes do erro).
2) Conquista as pessoas pelo medo e pela escassez. Temos uma pandemia em curso e poucos médicos que defendem tratamentos ineficazes. Automaticamente, se ele passa a defender, ele é um profissional escasso.
Read 13 tweets
Jul 5, 2021
Não existe protocolo 100% seguro. Ana Maria testou positivo hoje (provavelmente em um teste rápido de antígeno), mas disse que estava sentindo uma "gripinha" desde quinta-feira. Ou seja, pode ter infectado toda a produção de quinta e sexta.
g1.globo.com/pop-arte/notic…
Na sexta-feira, ela conversou com o ator Alexandre Borges, cara a cara. Se você está com sintomas, fique em casa, mesmo se o teste der negativo. Teste de antígeno ou mesmo o PCR podem falhar, principalmente se a carga viral for baixa.

gshow.globo.com/programas/mais…
A sensibilidade do teste de antígeno, mesmo se acima de 90%, é em relação ao PCR, que apesar da sua sensibilidade analítica ser próxima dos 100%, tem sensibilidade clínica próxima dos 70%. Em outras palavras, PCR e antígeno, podem dar falso-negativo. Não existe protocolo seguro.
Read 5 tweets
Jun 23, 2021
Acho que sendo mais transparente. Sabíamos que uma vacina com eficácia de 50% teria que ser aplicada em mais de 90% da população para segurar a epidemia. Isso considerando que ela impede a transmissão (o que não sabemos). Ressaltar as limitações de cada vacina é ser responsável.
Antes de mais nada, destaco que mesmo uma vacina com 40-60% de eficácia tem o seu valor, pois trata-se de redução de riscos de casos, internações e óbitos. Cada vida importa. Quando não se tem doses suficientes, uma estratégia usando uma vacina 50% eficaz é válida.
O problema é que a eficácia é apenas um dado científico que depende da taxa de transmissão do vírus. Para um vírus controlado, com baixa circulação e taxa de transmissão, uma vacina com 40% de eficácia é suficiente. Em uma pandemia disseminada, não é.
Read 16 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(