Marcelo Backes 🚩 Profile picture
Sep 15, 2020 19 tweets 4 min read Read on X
O assunto é Victor Hugo, também porque a miséria voltou ao Brasil com Bolsonaro, e só não é pior porque a oposição lutou pelo auxílio emergencial. Um dos romances mais grandiosos de Victor Hugo é "O homem que ri" (1869). A história do homem que foi mutilado por um rei (1)
e é obrigado a rir eternamente porque lhe cortaram a boca e o desfiguraram, é tão grandiosa que serviu de inspiração à criação bem mais tardia do Coringa, de cuja versão mais recente se aproxima muito. Na retórica de Victor Hugo, a sabedoria na maior parte das vezes aparece (2)
no discurso dos personagens, e não apenas na elaboração do narrador ou no fluxo de consciência do herói sofrido e abandonado a si mesmo. O mesmo acontece por exemplo no "Dom Quixote" de Cervantes. O discurso de Gwynplaine, o homem que ri, no parlamento de Londres, (3)
é um dos pontos altos da literatura universal em todos os tempos. Prepare seu coração:
“— O que eu vim fazer aqui? Vim ser terrível. Os senhores dizem que sou um monstro. Não, sou o povo. Sou uma exceção? Não, sou todo mundo. A exceção são os senhores. (4)
Os senhores são a quimera , e eu, a realidade. Sou o Homem. Sou o medonho Homem que Ri. Que ri do quê? Dos senhores. Dele mesmo. De tudo. O que é esse meu riso? É o crime dos senhores e é meu próprio suplício. Esse crime, eu lhes jogo na cara; esse suplício, eu lhes cuspo (5)
no rosto. Eu rio, e isso quer dizer: eu choro.  
Parou. As pessoas se calavam. As risadas continuavam, porém mais baixo, levando-o a acreditar que tornavam a prestar certa atenção. Respirou e prosseguiu: 
— Esse riso que está em meu rosto foi posto aí por um rei. Esse riso (6)
exprime a desolação universal. Esse riso significa ódio, silêncio forçado, raiva, desespero. Esse riso é um produto da tortura. Esse riso é um riso de violência. Se Satã tivesse esse riso, esse riso condenaria Deus. Mas o Eterno não se assemelha aos efêmeros; sendo o absoluto (7)
ele é justo; e Deus abomina o que fazem os reis. Ah! Os senhores me consideram uma exceção! Eu sou um símbolo. Ó imbecis todo-poderosos, abram seus olhos. Eu encarno tudo. Represento a humanidade tal qual foi feita por seus mestres. O homem é um mutilado. O que fizeram a mim (8)
fizeram ao gênero humano. Deformaram-lhe o direito, a justiça, a verdade, a razão, a inteligência, assim como deformaram meus olhos, narinas e orelhas; como a mim, puseram-lhe no coração um poço de cólera e sofrimento, e na face uma máscara de contentamento. Onde o dedo (9)
de Deus havia tocado, as garras do rei se cravaram.
Monstruosa sobreposição. Bispos, pares e príncipes, o povo é o profundo sofredor que ri por fora. Mylords, eu lhes digo, o povo sou eu. Hoje, os senhores o oprimem, hoje os senhores me vaiam. Mas o que está por vir (10)
é o sombrio degelo. O que era pedra se torna torrente. A aparência de solidez se dissolve. Um estalido, e está tudo acabado. Há de chegar a hora em que uma convulsão romperá sua opressão, que um rugido responderá a suas vaias. Essa hora já chegou — estavas lá, ó meu pai! —, (11)
essa hora de Deus chegou e se chamou República, e a derrubaram; mas ela há de voltar. Enquanto esperam, lembrem-se de que a sequência de reis armados com a espada foi rompida por Cromwell, armado com o machado. Estremeçam. Íntegras soluções estão surgindo, as unhas cortadas (12)
tornam a crescer, as línguas arrancadas voam e se transformam em línguas de fogo espalhadas no vento das trevas, urrando no infinito; os que têm fome mostram seus dentes ociosos; os paraísos construídos sobre os infernos se desestabilizam, as gentes sofrem, sofrem, sofrem, (13)
e o que está por cima despenca, e o que está por baixo se entreabre, a escuridão pede para ser luz, o danado contesta o eleito, é a chegada do povo, eu lhes digo, é a ascensão do homem, é o princípio do fim, é o rubro alvorecer da catástrofe; (14)
isso é o que há nesse riso do qual riem!
Londres é uma eterna festa. Pode ser. A Inglaterra, de ponta a ponta, é uma aclamação. Sim. Mas ouçam: tudo o que veem, sou eu. Os senhores têm suas festas, isso é meu riso; têm alegrias públicas, isso é meu riso; têm casamentos, (15)
consagrações e coroamentos, isso é meu riso; têm nascimentos de príncipes, isso é meu riso; têm o trovão acima de suas cabeças, isso é meu riso. 
Como suportar uma coisa dessas! As risadas recomeçaram, desta vez massacrantes. De todas as lavas que lança a boca humana, (16)
verdadeira cratera, a mais corrosiva é a alegria. Fazer mal alegremente: não há multidão que resista a esse contágio. Nem todas as execuções ocorrem na guilhotina, e os homens, uma vez reunidos, seja em uma assembleia, seja em uma aglomeração, sempre encontram em meio a eles,(17)
a postos, este carrasco: o sarcasmo. Nenhum suplício se compara ao do miserável risível. Era por esse suplício que Gwynplaine passava. A hilaridade caía sobre ele como apedrejamento e metralha. Ele era chocalho e espantalho, joão-bobo, alvo. Pulavam, gritavam bis, (18)
rolavam de rir. Sapateavam. Seguravam-se pelo colarinho. A majestade do local, a púrpura das togas, a discrição dos arminhos, a elegância das perucas, de nada valiam ali. Os Lordes riam, os bispos riam, os juízes riam.” (19 - fim)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcelo Backes 🚩

Marcelo Backes 🚩 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @MarceloBackes_

Feb 21, 2023
Aos indignados com a figura demoníaca apresentada pelo Salgueiro na Sapucaí, eu respondo com o poema “Hino a Satã” do Nobel de Literatura italiano Giosuè Carducci. O poema mostra um satã iluminista, absolutamente necessário em meio ao atraso obscurantista da Igreja. O poema é 🧶 Image
longo, maravilhoso e fiz:

HINO  A  SATÃ
Giosuè Carducci

A Ti, imenso princípio do Ser, Matéria e
         Espírito, Razão e Sentimento.

Quando cintila o vinho no copo como a
         Alma brilha no fundo da pupila,
Quando correm a Terra e o Sol e trocam 🧶
palavras de Amor,
E corre o espasmo de um himeneu invisível
         que chega aos Montes e fecunda a planície,
A Ti chegam meus cantos atrevidos.
Eu Te invoco, ó Satã! rei do festim.
Volta com teu hissopo, vil Sacerdote!
Volta com teus salmos! Satã retrocede. 🧶
Read 17 tweets
Feb 20, 2022
O agro bolsonarento envenena e mata e o MST é o maior produtor de orgânicos do Brasil. O retrato do interior caubói de São Paulo, desenhado por Oswald de Andrade no Capítulo 59 de “Memórias Sentimentais de João Miramar” é hoje ainda mais atual do que à época da publicação (…) 🧶
do livro, em 1924. E alcançou o Brasil inteiro na esteira do bolsoagrarismo sórdido e do sertanojo colonialista. O relâmpago do capítulo deste livro fragmentário e inovador é preciso, iluminador. Oswald escreve:

“59. FAR-WEST
Chapelões e revolvers de último modelo saíam (…)
mecanicamente das telas bulhentas e passeavam calmos nas ruas irrigadas do pó vermelho.
Tabeliães transmissões de papel tostado e selo do império com grilos milionários a saibam quantos.
Pontas contadas em porteiras frigorificavam a alta por neo-companhias (…)
Read 4 tweets
Feb 18, 2022
Ah, “A Montanha Mágica” de Thomas Mann. Hans Castorp está à espera de madame Chauchat, à espera de que algo aconteça, e tenta degustar a espera, enquanto Thomas Mann delineia um dos mais perfeitos e poéticos conceitos da literatura universal sobre… 🧶
a espera. E escreve. "Pode-se dizer que ele gastava a semana aguardando durante sete dias a volta de uma mesma hora - e aguardar significa adiantar-se, significa sentir o tempo e o presente não como uma dádiva, mas como mero obstáculo, significa negar e aniquilar o seu valor (…)
intrínseco e saltá-los espiritualmente. Dizem que é enfadonho esperar. Mas ao mesmo tempo, e mais propriamente, é divertido, porque assim devoramos quantidades de tempo sem as viver e explicar como tais. Poder-se-ia dizer que o homem que apenas espera se parece com um (…)
Read 5 tweets
Feb 9, 2022
Thomas Mann defende a tese da culpa coletiva da Alemanha em relação ao nazismo e declarou que todos os alemães tinham de pagar. E aí vem um ignorante, um imbecil, um safado como esse Kim Kataguiri, dizer que os alemães erraram ao proibir o nazismo? Thomas Mann publicou (…) 🧶
“A Montanha Mágica” em 1924. O romance se passa entre 1907 e 1914 e nele um homem, nitidamente professando a fé nazista, já lê “A Tocha Ariana”. Em discurso de 1930 (o nazismo chegaria ao poder apenas em 1933), Thomas Mann escreveu que o nazismo era “uma onda gigantesca (…)
de barbarismo excêntrico e crueza de mercado público”, cheio “de primitivismo” e marcado por “convulsões de massa, barulho de boteco, aleluia e repetições mistificantes de chavões monótonos, até que todo mundo espume pela boca”. Isso não lembra algo bem brasileiro? (…)
Read 9 tweets
Feb 9, 2022
“Mefisto” é um romance de Klaus Mann, filho de Thomas Mann. Publicado em 1936 na Holanda (o nazismo matou toda e qualquer expressão de arte aceitável), o romance mostra que Klaus já percebia o que energúmenos e protonazistas ainda hoje se recusam a ver ou então minimizam. (…) 🧶
E a Alemanha ainda não havia anexado a Áustria, não havia invadido a Polônia; e muitos líderes no mundo ainda pensavam que era possível negociar com Hitler. Klaus escreve, a certa altura, em palavras visionárias, sangrentas e precisas: (…)
“Pobre país, pois o céu que o cobre ficou escuro. Deus lhe virou o rosto. Uma torrente de sangue e lágrimas passa pelas ruas de todas as cidades.
Pobre país, pois está enxovalhado, e ninguém sabe quando lhe será permitido tornar-se limpo outra vez. Por que penitências, (…)
Read 7 tweets
Nov 9, 2021
(1) Capital e Trabalho em Eça de Queirós

“A Cidade e as Serras" é o último livro de Eça de Queirós, publicado um ano após sua morte, em 1901. O romance é um divertissement, que aborda as diferenças entre vida rural e vida urbana e não tem as pretensões mais abrangentes e 🧶
(2) fundamentadas de "Os Maias", por exemplo. Mas em determinado momento, quando assume a crítica à desigualdade do mundo, Eça chega a operar com as categorias marxianas de Capital e Trabalho para mostrar a injustiça que impera no capitalismo parisiense. A paulada é 🧶
(3) maravilhosa e extremamente atual. Eça parece, inclusive, reivindicar programas como o Fome Zero, o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família, sem orçamentos secretos que engordem ainda mais aqueles que já explodem de tanto viver às custas dos que mais precisam de um Estado 🧶
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(