Autonomia Intelectual & Militância

A gente aqui da AJS zoa de uns e outros "divugadô da siênçia", mas alguns de nós estão um pouco decepcionados e até meio tristes com a (péssima) situação atual. Gente esperta que perdeu autonomia na hora de pensar.
Então uma breve recapitulação das vantagens de uma boa formação intelectual (que normalmente inclui algum treinamento analítico científico): te permite maior autonomia para compreender, analisar e criticar informações e eventos.
A tradição intelectual Iluminista (e a ciência em particular) pode reverenciar grandes nomes, mas não admite autoridade, não admite manda-chuva. Por princípio, qualquer estudante do Fundamental pode criticar (e potencialmente refutar) Einstein. Não é "Einstein disse, tá dito".
Claro que na realidade muito dificilmente um professor doutor tem alguma crítica pertinente aos trabalhos de Einstein, então não se espera de verdade que estudantes do Fundamental de fato possam "refutar Einstein".
Mas se espera que, com a devida instrução, possam futuramente criticar qualquer um. Porque teriam aprendido a argumentar, seguir evidências, analisar e re-analisar as coisas e a não aceitar manda-chuvas. Os "heróis" da ciência foram aqueles que não baixaram a cabeça: como Galileu
E o que este verdadeiro "pensamento crítico" indica é que ninguém é isento de falar merda, inclusive sobre a área na qual se é especialista. Einstein mesmo disse várias merdas, inclusive em cosmologia e astrofísica.
Mas o militante — ou quem se curva aos militantes — abandona sua autonomia intelectual. Seja por crença legítima nas bobageiras, seja por MEDO de perseguição, "cancelamento", de ser identificado como rude ou algo assim.
E este é um padrão muito frequente entre os "divugadô da siênçia" no mundo todo, inclusive no Brasil. Por de fato crer em idiotices obscurantistas e falaciosas, tais quais "lugar de fala" ou "blablablá estrutural", ou por medo das consequências, abaixam a cabeça pra manda-chuvas.
Se a instrução intelectual, seja científica, filosófica ou o que for, não te permite analisar e criticar algo, mas você precisa chamar manda-chuva e baixar a cabeça, então ou sua formação intelectual é um lixo ou você se vendeu pra militância.
Se vender pra militância não é ganhar grana de partido, de ONG, etc. É ou ser inserido num círculo social que arrebanha consumidores em potencial de sua produção, daí você segue as regras e etiqueta da guilda, ...
... ou temer represálias e se submeter à militância sem ganhos, mas evitando perdas. De uma forma ou de outra, quem se vende deixa de criticar o obscurantismo (por concordar com ele de verdade, por ser oportunista ou por medo) e contribui para que ele fique mais forte.
Aqui a gente tira sarro de Huno e de "mais um vídeo na internet" quando os vemos abandonar a autonomia intelectual e lamber sola de manda-chuva de militância, quando não defende ditadura genocida. Mas é uma situação bastante lamentável...
Quando se compreende a maneira pela qual esta corrupção intelectual (e ética) se infiltra nas instituições e se percebe que não só os meios de divulgação científica, mas as maiores instituições de fomento da ciência e da tecnologia estão tomados por cultistas, ...
... então é de se lamentar que "divulgadores" populares tenham sido seduzidos ou amedrontados pelo culto obscurantista. Sagan, mesmo, advertiu que nossa sociedade é demasiado dependente da ciência para não ter um compromisso franco com ela.
E quem baixa a cabeça pra manda-chuva militante, ou pior, quem estimula que assim seja feito, não tem compromisso com objetividade, empiria e com o projeto científico. Menos ainda com impessoalidade, universidade das capacidades humanas e liberdade/responsabilidade individual.
E o ruim disso é que nossa sociedade DEPENDE destas coisas que estão sendo desdenhadas ou atacadas, não depende de manda-chuva militante, mas do compromisso intelectual que herdamos do Iluminismo.
Mas se Hume foi cancelado "em casa", o que esperar de "divugadô da siênçia" brasileiro, né? Sendo realista, não muito mais do que cagar pelos dedos e sentar na merda, com COLORISMO e tudo...
P.S. : você é "divulgador da ciência" e se sente de alguma maneira coagido, ameaçado, em risco? Teme que ao defender objetividade, empiria, honestidade intelectual isso acabe com seus views ou que te "denunciem" por *ismo ?

— a AJS te oferece o manto do anonimato.

DM pra gente

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with (AJS) Batata Amaral PhD, DSc, MSc, MSc, MSc, MBA

(AJS) Batata Amaral PhD, DSc, MSc, MSc, MSc, MBA Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @aventuras_js

May 13, 2022
Recentemente surgiu dados mostrando um dos códigos genéticos do SARS-nCov2 sendo pesquisado no Google em julho de 2019.

O CGGCGG é considerado raríssimo em coronavírus.

O que você verá agora, é uma linha do tempo de eventos no mínimo intrigantes. +

igorchudov.substack.com/p/2019-novel-c…
Julho de 2019, enquanto pesquisavam no Google o CGGCGG:

Em vídeo publicado no canal oficial do National Institute of Health (NIH) no flickr, é mostrado uma vacina congelada chamada “KC 2019 Novel Corona Virus”

. flickr.com/photos/niaid/4… +
KC é o nome de Kizzmekia S. Corbett, uma das autoras desse artigo onde diz que o SARS-Cov-2 é a pandemia do 'Patógeno X' que as simulações previram.

ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/P… +
Read 14 tweets
Feb 10, 2022
@IndiaCapitalist @clauthompson Não, em específico da Pfizer foram dois. Um sino-canadense que fez engenharia reversa no codon da Pfizer mdpi.com/2076-393X/9/7/… e umamericano,ão lembro o link desse segundo. Teve o vazamento da EMA que mostrava o mRNA truncado e que poderia resultar em transcrição errada tbm.
@IndiaCapitalist @clauthompson Revisora do FDA sobre como funciona a otimização:
Read 6 tweets
Feb 10, 2022
Muitas vezes me perguntei: como não há artistas falando sobre o totalitarismo da pandemia e covid em si? O dinheiro talvez explique, como veremos a seguir:
A BlackStone, irmã da BlackRock, comprou os direitos musicais do Neil Young após ele retirar as músicas do Spotify. O que não sabem, é que a BS comprou a Hipgnosis Songs Fund em 2021, um conglomerado britânico que estava comprando direitos autorais dos artistas desde 2018. +
Um dos conselheiros da BlackStone e recrutado em 2020, é Jeff Kindler, ex-CEO da Pfizer e dono de startups farmacêuticas. +
Read 6 tweets
Feb 8, 2022
Você confia no governo?

Em 1988, Anthony Fauci, então diretor do NIH, financiava um experimento onde crianças órfãs eram injetadas com múltiplas combinações de drogas experimentais para combater a AIDS.

nbcnews.com/health/health-… Image
Pelas leis federais dos US, os responsáveis que acolheram as crianças deveriam assinar termos de consentimento com o experimento. Porém, aqueles que se recusavam a assinar, perdiam a guarda e aplicavam as injeções. +
ahrp.org/calls-for-tran… Mais dados sobre o jurídico das injeções forçadas em NYC. +
Read 4 tweets
Nov 8, 2021
Vamos dar uma olhada no site da Gates Foundation para ver o que eles financiam no Brasil. Quem sabe isso não nos dá uma luz sobre o comportamento robótico de alguns famosinhos que costumam falar bosta sobre tratamento de covid off-label.
U$ 243.246,00 para a FMUSP entender a pandemia de SARS-COV2 no Brasil. — gatesfoundation.org/about/committe…
Milhões de dólares para a Fiocruz. E mais U$ 1.224.500,00 milhões para pesquisar malária. —

gatesfoundation.org/about/committe…
Read 4 tweets
Nov 2, 2021
Delatora da Pfizer diz que farmacêutica falsificou os dados para aprovação da vacina e driblou agentes do FDA que estavam inspecionando as plantas de fabricação

bmj.com/content/375/bm…
Teoricamente, a regulação atual do Preparo Contra Emergências permite que as plantas de fabricação sejam feitas as coxas e com dados científicos zoados. Postei aqui inúmeras vezes, tanto o decreto europeu, quanto o americano, onde flexibilizam o 'rigor científico'.
Esse é o PREP ACT, o decreto de Robert Kadlec, um maluco que tenta emplacar desde os anos 2000 o status de guerra biológica dentro dos US. O documento concede imunidade contra erros médicos e experimentais para produtos e decisões que entram no Emergency Use Authorization. (EUA)
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(