A imagem publicada pelos clubes adeptos da Lei do Mandante é essencialmente um exemplo de desinformação. Sobretudo porque os exemplos da Premier League e da NFL tem muito mais a ver com negociação coletiva do que propriamente com direitos ao clube mandante. Mas não é só isso.
No caso da Premier League a comparação é inviável também por uma questão cultural: lá, valoriza-se a presença no estádio a ponto de quase metade dos jogos (180 na temporada 2019/20) simplesmente NÃO TER transmissão de TV em território britânico. Não existe jogo na TV aberta.
A BBC, que aparece ali como se transmitisse sempre, transmitiu quatro jogos na temporada 2019/20, todos no pós pandemia. Foram os primeiros desde a fundação da Premier League. Trata-se de uma cultura completamente diferente da nossa, um mercado sem paralelo com o brasileiro.
Por isso, inclusive, tamanha fragmentação dos direitos - e por isso essa fragmentação vem da negociação coletiva. Você compra pacotes específicos de jogos. Específicos e pequenos. São muitas empresas transmitindo poucos jogos (exceção feita à Sky Sports). Temos isso aqui?
E por fim o raciocínio mais óbvio, como estamos comprovando empiricamente no caso da Libertadores. Concorrência = dinheiro sim. Só que o dinheiro sai do bolso do torcedor, que precisa de mais assinaturas, de mais plataformas, de mais internet, de mais tudo. É ele quem paga.
Portanto, cada um defenda o que quiser. Mas saiba o torcedor que essa imagem, essa campanha, está te enganando. Está te enganando com informações imprecisas, equivocadas ou descontextualizadas. E te enganando porque não avisa que é você quem vai pagar a conta do “mais dinheiro”.
Esse é um elemento tão importante que vale adicionar ao fio. Ligas como a PL e a NFL arrecadam muito dinheiro também porque transformaram os campeonatos em fenômenos globais. O Brasileirão ainda nem engatinha nesse universo. E não tem um bom produto.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Leonardo Dahi

Leonardo Dahi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @leonardodahi

25 Feb
Bom, vamos lá. Com calma e ponderação dentro do possível. Repito aqui o que disse ano passado: tivesse eu o desprazer de estar na pele deste senhor que preside a Liga/SP, teria tomado o microfone no meio da apuração para renunciar ao cargo. Ia embora pra minha casa envergonhado.
Escola de samba tem esse nome porque é... de samba! O samba é o principal. É o protagonista. O resto é acessório. Pelo segundo ano seguido todas as escolas tiraram notas máximas. E os critérios seguem os mesmos. Parte dos jurados também. Não é acidente. É projeto.
Esse é o projeto da Liga. Desvalorizar completamente os quesitos fundamentais do carnaval - samba-enredo, harmonia, evolução - para que tudo seja decidido no “detalhe”. Projeto de eliminar a subjetividade do que se vê pra considerar apenas o tecnicismo do irrelevante.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!