Diego Tbt Profile picture
Sep 17, 2020 19 tweets 6 min read Read on X
O Agente Laranja, usado pelos EUA, foi a arma de mais um dos vários crimes cometidos no Vietnã, o ambiental, até hoje causando impactos na natureza e na vida das pessoas.

Crimes contra a humanidade, contra a natureza e Guerra do Vietnã nessa thread com algumas imagens fortes:🧵
O Vietnã, dividido entre norte (Hanói) e sul (Saigon), tem a interferência dos EUA em seu processo de independência após os "Viet Minh", liderados por Ho Chi Minh, vencerem a França e os expulsarem do país.
Os EUA interferem patrocinando, treinando e enviando soldados para fortalecer Saigon.
O objetivo é anticomunista: derrotar Hanói, Ho Chi Minh e os Vietcongs (anteriormente Viet Minh)
Esforços não seriam poupados. Quando os processos políticos apontavam vitória popular dos comunistas, é dado um Golpe de Estado que coloca Ngo Dinh Diem no poder, aliado aos EUA, o que leva o Vietnã do Sul a um período de autoritarismo e subserviência aos EUA.
Vietnã do Sul e EUA protagonizaram casos que ficaram marcados na história, como o da imagem abaixo: um soldado do norte, já rendido, foi assassinado a sangue frio na frente das câmeras.
Assim como o monge budista que ateou fogo em si mesmo em total silêncio, em protesto.
O Vietnã era quase 80% budista e ainda assim sofreu com graves perseguições religiosas contra expressões de fé que não fossem cristãs. Tudo isso graças ao governo do Sul, alinhado aos EUA.
Os Estados Unidos desenvolveram herbicidas durante a 2ª guerra para destruir plantações do Eixo, o que vai guiar novas pesquisas que vão resultar em quase 80 bilhões de litros de herbicidas jogados no Vietnã, sendo o principal deles o Agente Laranja.
As selvas eram rotas frequentes dos Vietcongs, sendo de difícil acesso para os soldados estadunidenses e de difícil visão para os aviões das tropas inimigas. As armas químicas eram usadas para queimar, envenenar e destruir a natureza vietnamita para dificultar a vida dos inimigos
As armas químicas também eram usadas para entoxicar as plantações de arroz e outras colheitas. Até hoje ainda são encontrados vestígios de contaminação do solo por conta do Agente Laranja.
A diversidade animal foi muito afetada pelas armas químicas, assim como a vegetação.
Quando o primeiro ministro Ngo Dinh Diem(fui no Google ver se escrevi certo) foi assassinado, 20 dias antes do também assassinato do presidente Kennedy, o sucessor Lyndon Johnson intensifica cada vez mais as ações das forças armadas dos EUA no Vietnã.
O massacre de My Lai talvez seja o ato mais covarde conhecido sobre a Guerra. Vindo a público quase 1 ano e meio depois pela imprensa, militares americanos receberam a ordem de, na dúvida, matar todo mundo, sendo bebês, crianças, jovens, mulheres ou velhos. Sim, eles obedeceram!
Mais de 500 pessoas mortas sem oferecer qualquer tipo de resistência. Inúmeras mulheres estupradas.
Corpos de bebês assassinados... Uma chacina! E um dos maiores casos de impunidade já relatados.

William Calley foi o único condenado, mas libertado por Nixon 3 anos depois.
Vale ressaltar que durante a guerra no Vietnã, os Estados Unidos viviam grandes protestos por movimentos como os anti-guerra e por Direitos Civis.
Ironicamente, diziam estar levando democracia e liberdade para o povo vietnamita, enquanto os negros em seu país viviam segregados.
Os negros que lutaram no Vietnã eram discriminados e segregados como se estivessem nos EUA.
O racismo e a desigualdade social eram fatores determinantes para separar quem ia para a guerra e quem se livrava dela. Negros e pobres, em desvantagem, iam "obrigados" à guerra.
Já em 1972, a famosa foto de Kim Phuc retrata os horrores da desumanidade contra o povo do Vietnã.
Pessoas em fuga de um possível confronto entre tropas do sul e Vietcongs em suas vilas, são atacadas por um avião dos EUA com Napalm em suas cabeças, sendo muitas, crianças.
Durante os 20 anos de Guerra no Vietnã, muitos relatos eram sobre a persistência das tropas de Hanói, suas diversas estratégias, uso da natureza e a ferocidade de homens e mulheres que resistiram até o fim enquanto os EUA se afundavam em crises.
Implosões sociais, presidente assassinado, irmão do presidente, também assassinado. Escândalo que culmina em renúncia de Nixon, implosões sociais e diversos movimentos para colocar fim à guerra fazem o conflito no Vietnã se tornarem cada vez mais insustentáveis.
Hanói, resistindo até as últimas tropas estadunidenses se retirarem do Vietnã, prevalecem.
Os Estados Unidos saem derrotados do Vietnã.
Hoje, Saigon se chama Cidade de Ho Chi Minh.
Em tempos atuais ainda são encontrados túneis subterrâneos, assim como minas terrestres ainda estão perdidas e eventualmente ainda podem causar danos.
Ainda assim, o Vietnã vai muito além de uma das maiores manchas da história dos EUA.
É um lugar de vitórias, história e lutas!🇻🇳

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Diego Tbt

Diego Tbt Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ReTintaPreta

May 17, 2023
Sabe quem surgiu como piada? O Jim Crow.
A "piada" traz à tona o Black Face e populariza o "negro bestializado" nos teatros do Séc. XIX. Apenas "comédia".

Até que os estereótipos reforçados por Jim Crow viram discurso para o filme que vai dar à KKK status de salvadora, em 1915. Imagem do personagem Jim Cr...
Jim Crow, a "piada", está em "O Nascimento de uma Nação" quando um branco atua como um negro irracional, selvagem e de movimentos atrapalhados, assim como o personagem de comédia.

Na cena abaixo, uma mulher branca se suicida ao se deparar com o negro. Onde a piada foi parar...
Quão certa de sua imunidade uma pessoa está ao afirmar que basta não ir onde tem ofensa, racismo e preconceito, já que o autor precisa ter o direito de ofender?

Só pode ser dito por quem tem na sua pele a cor de quem nunca foi alvo.
Read 7 tweets
Apr 14, 2023
Em programas, noticiários ou reality show, imagens de pessoas negras sofrendo violência sempre vendem.

Com tanto RT em homem negro "chicoteado", ouvindo calado uma loira a gritar ou cortado pela parceira de programa, lembrei de Emmett Till e a monetização que seu corpo gerou. Emmet Till. Na foto ele est...
Emmett Till tinha 14 anos quando foi assassinado por dois homens brancos, com a "justificativa" de um suposto assédio.
Seu corpo foi encontrado, em péssimo estado, em um rio.

A mídia lucrou com sensacionalismo enquanto juridicamente o caso era um desastre.
A comoção da comunidade negra foi maior do que o esperado, já que 1955 acabou se tornando um marco da luta negra. O fim da segregação nas escolas foi instituído no ano anterior, o que gerou muitos conflitos em 1955, que ainda teria a prisão de Rosa Parks em dezembro. Na imagem, Rosa Parks presa...
Read 13 tweets
Mar 27, 2023
Fóruns como 4chan não são a única fonte do problema. Não precisa ir no 4chan, aqui no Twitter tem supremacista branco atacando pessoas com racismo, LGBTfobia, misoginia, antissemitismo... tudo à luz do dia.

A escola é lugar fundamental para combater tudo isso, mas não sozinha.
Há muito o que se debater sobre a escola, a vulnerabilidade das pessoas que estão na escola e a atração pelo fascismo que se volta em forma de atentados, mas debatendo a escola por si só, não vamos chegar a lugar algum, principalmente quando a questão é resumida a bullying.
Houve atentado há pouco tempo atrás que preferiram botar a culpa em videogame.

Enquanto isso podcasters famosos, políticos e influencers mostram abertamente a afinidade com o nazismo sem qualquer preocupação.
Read 5 tweets
Mar 27, 2023
Quando eu tinha uns 15 anos e tava na rua tocando violão com meus amigos. Nessa época, o morro (Morro do Jorge Turco) era um dos mais procurados por usuários. Tava sempre na TV.

Um homem passou de carro, viu o violão e pediu pra tocar.

Não contávamos com o que iríamos ouvir.
Primeiro, ele tocou umas músicas e nossa primeira reação foi rir (éramos adolescentes), mas ele sabia tocar e cantar.

A cada música, o tom dele mudava. Até que ele parou de tocar e contou que era compositor, e que chegou a trabalhar com artistas famosos.

Mas veio a cocaína...
Ele disse que tinha família e filhos, mas que estava perdendo tudo enquanto vendia tudo que tinha em casa pra comprar pó.

Já tinha vendido coisas como TV e outros eletrodomésticos, e apontou pro carro mostrando que tinha algo pra vender lá dentro, mas não lembro o que era.
Read 14 tweets
Nov 4, 2022
Há alguns dias, nesta rede, algumas pessoas questionaram a legitimidade de pessoas amarelas e judias no debate sobre raça e preconceito.

Como de praxe, fizeram uso dos EUA para fundamentar o discurso. Um enganoso clichê usado para causar divisão, mas que a história desmonta. Protesto pela libertação de...
Se a história da escravidão nos EUA não fala sobre todo o país, a segregação pode falar.
Mesmo que as leis Jim Crow não estivessem presentes em todos os lugares, o antagonismo plantado contra os negros se estendeu, tornando quase todo território estadunidense hostil aos negros.
Não a toa, guias de viagens eram produzidos especificamente para pessoas negras que buscavam rotas seguras e locais de atendimento não segregados, pois não era raro famílias negras saindo em viagem e nunca mais voltando. Guia de viagens seguras par...
Read 17 tweets
Sep 30, 2022
Gente, papo sério aqui sobre as cobranças por declaração de votos de celebridades ou pessoas anônimas.

O voto no Brasil é um direito recente, muito mais recente do que a própria república.
A constituição de 1891 permitia que apenas 2,2% da população do país votasse.
Analfabetos eram excluídos do direito ao voto quando mais de 80% da população era analfabeta. A maioria da população analfabeta era negra, pois eram as pessoas que não tiveram políticas públicas em seu favor após a abolição.

Ou seja, a exclusão era uma medida racista.
Também machista, pois as mulheres também eram excluídas do direito ao voto.

Também não podiam votar soldados de baixa patente e menores de 21 anos. Sobravam, então, 2,2% da população.

Praticamente apenas homens brancos exerciam o suposto direito ao ato democrático de votar.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(