Em tempos de crise, cuidar da saúde mental é mais importante do que nunca. Conversar na terapia sobre nossas emoções, frustrações e dilemas nos ajuda a entender quem somos e seguir em frente.
Nossa indicação de leitura de hoje trata disso. Segue o fio! 🧶
Lori Gottlieb é terapeuta. Diariamente, ela lida com os mais diferentes casos: de um homem que acha que todos ao seu redor são "idiotas" a uma mulher que acabou de descobrir um câncer raríssimo. Ela os escuta e procura entender de onde vem suas dores.
Mas quando seu namorado, de repente, decide que não pretende mais casar com ela e vai embora, Lori fica desolada. Então, recebe um conselho de uma amiga, que diz: "talvez você deva conversar alguém". Por isso, ela procura um terapeuta para compreender suas próprias questões.
E o que era apenas um "problema passageiro" logo se revela muito mais complexo do que ela imaginava. Entre sessões com os próprios pacientes, sessões com seu terapia e reflexões sobre a vida de todos nós, Lori Gottlieb fala de saúde mental e a importância de sermos ouvidos.
Mas por que ler "Talvez você deva conversar com alguém"?
A própria autora explica: "Por mais que hoje, como sociedade, sejamos abertos em relação a assuntos antes privados, o estigma que envolve nossas dificuldades emocionais permanece espantoso."
É preciso vencer o tabu que nos impede de falar sobre saúde mental. E o livro mostra como a terapia causa essa mudança, ao fazer com que admitamos nossos medos e reconheçamos nossas emoções.
Quer alguns exemplos?
Já se pegou bisbilhotando em alguma rede social alguém que te fez mal?
"Muitos dos nossos comportamentos destrutivos nascem de um vazio emocional, que clama por algo que o preencha", explica a autora ao falar sobre seu vício em stalkear o ex-namorado na internet.
Ou, quem sabe, você nem descobriu o que te deixa para baixo na sua rotina?
"[...] para a maioria de nós, o maior problema é não saber qual é o nosso problema. Ficamos batendo na mesma tecla: Por que faço o tempo todo exatamente aquilo que me deixará infeliz?", escreve.
Quer dizer que a terapia vai curar todos seus problemas?
Não. "[...] a terapia tem a ver com entender o indivíduo que você é. Mas parte de entender a si mesmo é desconhecer a si mesmo, abrir mão das histórias limitantes que você vem se contando sobre quem você é [...]"
Se você já faz terapia, esse livro com certeza vai ser seu futuro tópico em uma das sessões. Se não faz ainda, mas tem condições, quem sabe ele não te incentive a buscar ajuda profissional?
"Talvez você deva conversar com alguém" está com 30% de desconto: amzn.to/3cpd3Wp
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
🚨 Prêmio Sesc de Literatura censura livro gay da premiação e editora Record ameaça suspender parceria de 20 anos
Nesta semana, surgiram rumores de que o livro "Outono de Carne Estranha", de @airtonsouzza e vencedor da edição de 2023, estaria sendo boicotado pela premiação. 🧶
Tudo começou quando a editora se questionou sobre a demora para realizar a turnê de divulgação do livro, ritual tradicional da premiação. Além disso, também questionaram sobre a demora em divulgar o edital deste ano, que geralmente é lançado em janeiro.
A demora da divulgação levantou a suspeita de que o serviço pretende criar uma instância de avaliação interna, podendo mudar as regras do edital. De acordo com a empresa, o adiamento se deu por conta de uma "revisão no regulamento do concurso com objetivo de ampliá-lo".
Considerado o melhor do mercado, o dispositivo de leitura da Amazon guarda funções que muita gente ainda não conhece. Por isso, decidimos reunir as principais aqui. Segue o fio!
1. Guardar seus trechos favoritos de livros
Sabia que o Kindle pode reunir todas as suas marcações de um eBook e enviar por e-mail em um arquivo organizado? Basta, na seção de notas, clicar em "exportar notas" para receber seus destaques e anotações em formato CSV e PDF.
2. Consultar on-line qualquer destaque que você já fez
Se você não quiser exportar, o Kindle te dá outra opção: um site que une todas as marcações e anotações que você já fez em eBooks lidos. Basta acessar: read.amazon.com/notebook
[EXCLUSIVO] Essa é a capa de "Árvore inexplicável", de @CarolChiovatto, que chega em agosto pela @EditoraSuma!
Em meio a segredos familiares, raízes de árvores que se movem e névoas gigantes que se manifestam no meio do Ibirapuera, Diana tenta dar sentido à sua realidade. 🧶
Diana está exausta. Terminando o curso de história da USP, mal vê a hora de deixar para trás a rotina cansativa entre Guarulhos, a cidade onde mora, e São Paulo, onde estuda, trabalha e encontra os amigos.
@CarolChiovatto@EditoraSuma Certa noite, perto de um quiosque na faculdade, presencia um fenômeno que a acompanha desde sempre: uma névoa misteriosa aparece ao lado de uma árvore. Dessa vez, no entanto, outra pessoa também enxerga o acontecimento.
Como ler eBooks e escutar audiobooks em português através do seu plano de operadora e sem custo adicional : um fio 🧶 #publi
🐿️ O que é o Skeelo?
O Skeelo é um aplicativo que procura democratizar o acesso à literatura, de forma prática e acessível, sempre buscando oferecer diversidade e qualidade em seu catálogo com a ajuda de empresas e editoras parceiras.
No aplicativo você encontra alguns títulos como "Foi assim que tudo explodiu", "Em fogo alto", "Agora que ele se foi" e "Se a casa 8 falasse", além de audiobooks como "Um milhão de finais felizes" e "A redoma de vidro"!