Arlindo Souza Profile picture
Sep 26, 2020 25 tweets 4 min read Read on X
1/24 - Como eu analiso uma empresa (demora um bocado). Com o lançamento do TC Matrix do @tradersclubbr, esse processo será bastante otimizado.
2 - Qual o objetivo desta ação em minha carteira?
Antes de tudo, a ação deve ter um objetivo na carteira, seja o recebimento de dividendos, crescimento ou exposição a um setor em específico. Lembrando que a empresa é uma sociedade, então é importante conhecer o estatuto social.
3 - Modelo de negócios
É necessário entender como a empresa gera caixa. Faço uma pesquisa no site de RI da companhia e procuro entender como ela está inserida em seu setor. Algumas empresas são bastante transparentes na divulgação, gerando uma sensação de confiança.
4 - Riscos
Mesmo conhecendo o setor e as atividades da cia, é interessante analisar esta seção do formulário de referência, onde é exposto alguns fatores de risco que a empresa está exposta.
5 - Governança
Mais importante do que os lucros, governança não é só observar o segmento de listagem. Primeiro analiso o quadro societário para ver quem serão meus sócios, especialmente o majoritário.
6 - Além disso, é preciso ver se a empresa pratica a governança corporativa, pesquisando sobre acontecimentos recentes.
7 - Demonstrações contábeis
Aqui é dedicado bastante tempo. O primeiro ponto que observo é o relatório de auditoria: existem ressalvas? se sim, qual a posição da administração? é uma ressalva recorrente? obs: tenho os dois pés atrás com as métricas “ajustadas”.
8 - Como contador/pesquisador, analiso as escolhas contábeis feitas pela empresa na mensuração, reconhecimento e divulgação de determinados itens, como escolha entre custo x valor justo, ou possíveis lançamentos feitos de forma oportunística (em especial provisões x reversões).
9 - Ativos geradores de caixa
Após isso, caminho para o balanço patrimonial. Procuro ver como está a evolução da posição financeira da cia no decorrer do tempo, como variações no caixa, no PL, nas dívidas etc. Além disso, foco em quem são os ativos geradores de caixa da empresa:
10 - É uma indústria? alto imobilizado, necessidade de reinvestimento em maquinário e manutenção do existente. Risco de ociosidade etc.
11 - É uma financeira? qualidade da carteira de crédito, qual o perfil da carteira? está concentrada em PF’s, PJ’s, algum setor específico? qual o perfil de risco que a empresa costuma assumir.
12 - Presta serviços? Seu principal ativo não está no balanço, pois é a mente das pessoas. Aqui, deve-se focar nas políticas de RH praticadas pela empresa. Eles também são sócios do negócio, reduzindo assim conflitos de interesse? retenção de talentos, reconhecimento?
13 -É uma Holding? quem são as subsidiárias? sua geração de caixa advém dos investimentos, logo, a avaliação também envolverá (pelo menos em parte) as empresas em que a holding investe.
14 - Liquidez
O quão confortável está a liquidez da empresa? uso os índices de liquidez corrente, imediata e seca. Qual o grau de alavancagem (Dívida/PL). Qual o prazo de pagamento olho o perfil da dívida, se em moeda estrangeira, está protegida por algum tipo de derivativo?
15 - Rentabilidade e lucratividade
O ROE, ROA e ROIC além das margens são essenciais, mas é preciso decompor estes indicadores. Movimentos atípicos nos mercados, nas taxas de juros, nos preços das commodities e outros eventos podem afastar qualquer indicador da “normalidade”.
16 - E claro, a empresa pode ainda estar desenvolvendo os seus negócios, então retornos baixos não necessariamente indicam que o negócio é ruim, ele pode estar sendo desenvolvido, ou a empresa está passando por mudanças internas.
17 - Concentração nas operações
Na DRE, costumo atentar para a fonte de receita da empresa, se existe a concentração com algum cliente, como são os contratos de receita (reajustados pela inflação, indexados ao dólar etc)
18 - Além disso, importante ver o que é relevante na formação dos custos e despesas da empresa, se for exportadora/importadora, como é sua política de hedge.
19 - Distribuição dos lucros
Como está a distribuição dos lucros. Se a empresa está em fase de expansão/recuperação, está retendo seus lucros de forma adequada?
20 - Se a empresa tem DY alto, está pagando com caixa operacional, ou está vendendo seus ativos e contraindo dívidas? Essa análise é feita olhando a DFC e a DMPL.
21 - Avaliação
Passadas as análises acima, a etapa 2 é achar um intervalo de “valor justo”. Claro que o mais completo é o DCF, mas vai demorar um pouco a sua modelagem. Se adequado, o uso de múltiplos já facilita bastante.
22 - O preço em tela é plausível?
Foco na distância entre o preço e o que considero o valor justo da ação. Conforme Graham e Dodd em “Security Analysis” quanto maior essa distância, maior a margem para compensar desde erros na modelagem, eventos macroeconômicos até a “má sorte”
23 - “Mas a ação não anda”
Como não anda? os negócios estão paralisados? não está vendendo nada? a empresa vai encerrar as atividades? Lembre-se que, por trás do preço em tela existe um negócio complexo que está em funcionamento.
24 - Funcionários estão trabalhando, investimentos estão sendo feitos e as atividades da cia estão se desenvolvendo diariamente.
25 - O preço é importantíssimo, mas ele é o resultado do “consenso” entre a oferta e a demanda do mercado naquele momento, não seja refém de suas oscilações.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Arlindo Souza

Arlindo Souza Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @arlindo__souza

Jul 6, 2023
🚰 💰🧵 🏴‍☠️1/20 Quanto vale a Sabesp #SBSP3 privatizada? Com sinais mais do que claros por parte do governo de SP para privatizar a cia, investidores e analistas se perguntam qual o patamar de preço seria justo para a empresa, considerando a conclusão de sua privatização:
Primeiro, é preciso entender os moldes que a privatização será feita, dado que, o setor de saneamento é regulado, sendo que seu principal driver de valor (tarifas) são reguladas aqui em SP pela ARSESP, a qual estipula as tarifas “justas” a partir da revisão e reajustes tarifários
Assim, o incremento de valor em processos de privatizações em setores regulados não vem necessariamente da elevação das receitas líquidas, mas do incremento das margens operacionais da cia e consequentemente do retorno sobre o capital investido, oriundo do aumento de eficiência
Read 20 tweets
Feb 7, 2022
No mercado de ações, o investidor individual pode bater os profissionais no jogo deles
O investidor individual tem de longe, a melhor posicao no mercado:
Nao precisa prestar contas sobre VaR, Drawndown e vol do portfolio
Nao precisa explicar todo tempo as teses de investimentos
Consegue comprar e vender justamente nos melhores momentos, onde muitas vezes o fluxo de mercado obriga o institucional a comprar no topo e vender no fundo

Mas a sardinha prefere:
Ficar comprado em empresas ruins, a precos ruins, assumindo riscos desproporcionais.
Operar derivativos sem nem saber como sao precificados, assumindo riscos desproporcionais.

Operar com a manada, sem teses próprias
Acompanhar narradores de mercado, em detrimento de quem cria suas proprias teses
Read 4 tweets
Feb 4, 2022
1/n – De uma forma simples: porque a Petrobras segue a paridade de preços internacionais e o motivo pelo qual uma mudança nessa metodologia não passa de demagogia barata. (pfv, não transforme os comentários em palanque para políticos de estimação...
2...todos eles só almejam dinheiro e poder, independentemente a que custo, e especialmente quando é o povo quem paga por esse custo). Brevíssimo resumo da atual política de precificação:
3 Por que o preço internacional do petróleo está tão alto? Como qualquer coisa na vida, o preço de tudo depende da oferta e da procura. Com um mundo procurando cada vez mais energias renováveis em detrimento das fósseis...
Read 25 tweets
Aug 1, 2021
1/n – Domingo de frio, seguem algumas dicas para quem está estudando ou planejando tirar o CNPI (foco no fundamentalista). Quem já tiver experiência nesse processo e quiser contribuir, por favor. segue o fio:
Estruture o projeto e o objetivo a ser alcançado – O conteúdo das provas é bastante amplo. Olhe com carinho a grade de conteúdos fornecida pela APIMEC e estude ela por completo. Eu fiz primeiro a prova do conteúdo brasileiro.
Nada do conteúdo foi novidade para mim, mas é preciso revisar tudo com calma. Esquecer, também é parte do processo.
Read 21 tweets
Jun 22, 2021
1/n - Modelos de valuation, qual utilizar? Segue o fio
No “emaranhado” de modelos de avaliação disponíveis para mensurar o valor intrínseco de uma ação, é natural que surja uma certa confusão em seu uso.
2 - Podemos facilmente “matar” uma empresa avaliando-a com o modelo que não seja adequado para seu modelo de negócios, ciclo de vida, alavancagem, descontinuidade da cia etc.
3 - De forma geral, todo modelo busca a representação da realidade. Assim, a escolha do modelo de valuation mais adequado se dá pelo conhecimento da realidade do ativo avaliado, ou seja, a história por trás daquela avaliação.
Read 22 tweets
Oct 16, 2020
1/19 A jornada do Fundamentalista – O que é investir com base nos fundamentos de uma empresa?
2 - Visão de dono como Filosofia de investimento
O fundamentalista é, antes de tudo um sócio da empresa a qual ele investe, ou seja, maior preocupação não é com os movimentos de mercado no curto prazo, nem mesmo com o que o mercado enxerga como a “ação quente” daquele momento.
3 - Como sócio, sua preocupação está em acompanhar o desenvolvimento dos negócios de suas empresas, a evolução da sua lucratividade, rentabilidade e da capacidade de geração de caixa futura.
Read 19 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(