Rodrigo da Silva Profile picture
Oct 2, 2020 12 tweets 6 min read Read on X
@franciscorazzo É slogan de jovem tuiteiro de classe média. Virou mantra, discurso patriota do funcionalismo público, que fora desta bolha verde e amarela nacionalista do serviço público diz muito pouco.
@franciscorazzo Na vida real, a saúde pública é a maior preocupação dos brasileiros. Este é um país com uma série de problemas - nenhum deles é maior que a saúde pública para a própria população. E isso diz muito.

www1.folha.uol.com.br/poder/2017/10/…
@franciscorazzo Não sem motivo, este é um povo que sonha com carteira assinada para ter a possibilidade de contar com um plano de saúde privado como benefício. Enquanto o jovem tuiteiro faz hashtag pelega, ascensão social para a dona Maria é ter Unimed.

em.com.br/app/noticia/ec…
@franciscorazzo Não surpreende a rejeição popular.

Mais de 70% dos hospitais públicos brasileiros não conseguem detectar nem um AVC.

recordtv.r7.com/hoje-em-dia/vi…
@franciscorazzo A ideia de que há um serviço universal é suco de propaganda da classe média urbana.

90% das cidades brasileiras não possuem nem leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

oglobo.globo.com/sociedade/saud…
@franciscorazzo Mesmo leitos de UTIs em estabelecimentos públicos (ou conveniados ao SUS) existem em somente 505 dos 5.570 municípios brasileiros.

portal.cfm.org.br/index.php?opti…
@franciscorazzo Em 70% dos estados brasileiros não há número de leitos de UTI mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde para garantir um atendimento satisfatório à população.

portal.cfm.org.br/index.php?opti…
@franciscorazzo Nós estamos falando de um país que consegue gastar bilhão com o SUS em hospitais que nunca são lançados.

saude.estadao.com.br/noticias/geral….
@franciscorazzo Com governantes que gastam fortunas para contratar cantores famosos para fazer a festa em hospitais que quando são finalmente lançados, desabam pouco tempo depois.

politica.estadao.com.br/noticias/geral…
@franciscorazzo De um sistema com tantos problemas que consegue jogar pelo menos R$ 16 milhões em medicamentos de alto custo no lixo por ano, num país pobre. Isso porque ora adquire remédios com data de validade próxima do vencimento, ora os armazena de forma incorreta.

g1.globo.com/bemestar/notic…
@franciscorazzo Em resumo, um sistema onde faltam médicos, leitos, medicamentos, hospitais e equipamentos; e sobra demora para atendimento, medicamentos jogados no lixo, e mortes (dezenas de milhares por ano) por erro no atendimento.
@franciscorazzo Um sistema com uma série de problemas que afetam e assustam o brasileiro, que custa mais de 100 bilhões de reais por ano, e que não pode ser debatido, nem aprimorado, porque o jovem de classe média com convênio privado está mais preocupado em fazer propaganda política.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rodrigo da Silva

Rodrigo da Silva Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rodrigodasilva

Feb 25
Parece que nem faz tanto tempo que a Rússia invadiu a Ucrânia para tentar anexar seu território.

Mas o evento previsto para durar dois dias completou dois anos nesse final de semana.

Isso foi o que aconteceu nesse período:
- Segundo a ONU, 6,5 milhões de ucranianos vivem nesse momento como refugiados em outros países (mais da metade são mulheres e 1/3 são menores de idade). A Guerra da Rússia na Ucrânia gerou o maior número de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Apenas para efeito de comparação, desde 1947 até hoje, o conflito Israel-Palestina gerou 5,9 milhões de refugiados palestinos registrados.


unrefugees.org/emergencies/uk…
unrwa.org/palestine-refu…Image
Image
Image
Image
- A ONU diz que, nesse momento, 3,7 milhões de ucranianos estão vivendo fora de suas casas, mas permanecem na Ucrânia. Em maio, um estudo do Banco Mundial revelou que 74% dos deslocados internos têm crianças nos seus agregados familiares. Apenas para efeito de comparação, algo em torno de 700 mil palestinos foram deslocados de suas casas em 1948, durante a guerra árabe-israelense.



unrefugees.org/emergencies/uk…
reliefweb.int/report/ukraine…
news.un.org/en/story/2023/…Image
Image
Image
Image
Read 18 tweets
Feb 20
Nos últimos dias, alguns tweets antissemitas viralizaram nessa rede diminuindo a dor e o protagonismo dos judeus no Holocausto. Houve até quem dissesse que o mundo só se importa com esse episódio porque "judeus são ricos".

O antissemitismo é intolerável porque causou isso aqui:



Image
Image
Image
Image



Image
Image
Image
Image
Read 9 tweets
Feb 9
Bolsonaro liderou uma tentativa de golpe de Estado no Brasil?

O que aconteceria se um golpe fosse bem-sucedido em nosso país?

Quais as chances disso acontecer?

E o STF? E a imprensa?

Preparei uma longa thread falando sobre isso tudo aqui embaixo:
Ontem, se você não estava em coma, leu que a Polícia Federal realizou uma operação que investiga a participação de membros do governo Bolsonaro em uma tentativa de golpe de Estado.

Mas antes de tocar nesse assunto, acho que essa é uma boa oportunidade para falar sobre como funcionam os golpes de Estado.

Será muito mais fácil analisarmos o momento em que o Brasil atravessa se entendermos quais são os incentivos que colaboram para isso.

Mas já adianto: essa é a maior thread que já publiquei por aqui. A leitura será longa. Se serve de consolo, prometo tentar fazê-la o menos maçante possível.Image
1. Democracias imaturas são fábricas de golpes de Estado.

Dá para dizer que golpes de Estado são fenômenos muito mais raros nas democracias liberais consolidadas (Europa Ocidental, Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália, Nova Zelândia) do que nas ditaduras.

Nos últimos 70 anos, exceto por alguns episódios isolados, essas democracias experimentaram transições políticas muito mais estáveis que o resto do mundo.

Mas apesar disso, também dá para dizer que a ameaça de um golpe de Estado é bem alta nos países que experimentam a democracia há pouco tempo, e que ainda não desenvolveram uma cultura de governança civil e democrática para os militares.

As tentativas de golpes de Estado nestas democracias têm duas vezes mais probabilidade de sucesso do que as que ocorrem nas ditaduras.


Só na última década, governantes eleitos democraticamente na Bolívia, no Egito, em Honduras e na Tailândia foram destituídos do poder através de golpes de Estado. O que esses países têm em comum? Todos são democracias imaturas.journals.sagepub.com/doi/abs/10.117…Image
Read 16 tweets
Feb 5
Neste domingo, Nayib Bukele foi reeleito presidente de El Salvador com mais de 80% dos votos.

Afinal, Bukele é um sujeito autoritário? O que explica a sua popularidade? Por que ele diz que é o "ditador mais cool do mundo"?

Conto aqui embaixo:
Se não apontar no mapa, você dificilmente conseguirá detectar. Mas este é El Salvador, o único país da América Central sem acesso ao Mar do Caribe.

Esta é uma nação com uma área menor que o Sergipe, o menor estado brasileiro.

Aqui vivem pouco mais de 6 milhões de pessoas.Image
Não dá pra dizer que esse é um país desenvolvido. O IDH de El Salvador é menor que o da Bolívia. A cada 5 salvadorenhos, 1 vive abaixo da linha da pobreza.

Também não dá pra dizer que este é um lugar influente. Você provavelmente não conhece um monumento, um prato típico ou uma música daqui.

El Salvador nunca ganhou uma medalha olímpica e há mais de 40 anos não participa de uma Copa do Mundo (foram apenas duas em sua história).

Mas apesar do amplo desconhecimento internacional, o mundo vem prestando mais atenção nesse lugar nos últimos cinco anos. E a razão tem nome e sobrenome: Nayib Armando Bukele Ortez.Image
Read 19 tweets
Jan 23
A América Latina tem inúmeros defeitos, mas há um ramo de atividade que somos realmente muito talentosos: produção de cocaína.

Como os nossos governos estão envolvidos nessa história?

Há mais políticos de direita ou de esquerda ligados a essa indústria?

Conto aqui embaixo:
20 milhões de pessoas usam cocaína no mundo.

Os europeus são obcecados por cocaína. Os americanos também.

Mas apesar do interesse dos países ricos por ela, a cocaína é um dos poucos produtos bem sucedidos que são cultivados, processados e distribuídos na América Latina. Image
A cocaína é produzida em três processos químicos separados: primeiro a coca é convertida em pasta de coca, depois em base de coca antes de finalmente virar cocaína.

O químico alemão Albert Niemann foi a primeira pessoa a conseguir isolar a cocaína da planta de coca, em 1859.

A receita não é tão simples.

Depois que as folhas de coca são colhidas, elas são transportadas para um laboratório – geralmente um barraco escondido na selva financiado por cartéis de drogas. Nesse espaço, elas são encharcadas num solvente – como gasolina ou acetona – por 12 horas, até formar uma pasta de coca.

Depois essa gasolina é drenada até gerar uma base seca de cocaína. O resultado desse processo é o que os químicos chamam de cloridrato de cocaína.

Para aumentar os lucros, os revendedores diluem esse produto, puro, com substâncias como amido de milho, talco, farinha ou bicarbonato de sódio. Esses enchimentos chegam a representar até 80% da cocaína que alcançará os consumidores finais.
Read 20 tweets
Jan 9
O Equador está pegando fogo.

E aqui embaixo conto como essa história chegou até aqui:
Essa história nasce aqui: no acordo de paz do governo da Colômbia com as FARC, em 2016.

Graças a esse acordo, Juan Manuel Santos, ex-presidente da Colômbia, ganhou um Nobel da Paz.

Mas se essa decisão trouxe certa estabilidade para a Colômbia, teve o impacto oposto no Equador.
As FARC tinham o monopólio das rotas de tráfico de cocaína do sul da Colômbia para os portos do Equador.

A desmobilização do grupo abriu um vácuo de poder que foi rapidamente preenchido pelos cartéis mexicanos de Sinaloa (CDS) e Jalisco Nueva Generación (CJNG).
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(