E vamo de primeira lista de 10 mulheres pretas incríveis que merecem seu voto. #VereadoresQueQueremos
Segue o fio 🧶
Ivana Paixão - Lençóis (BA)
Griô aprendiz e educadora popular formada no Grãos de Luz e Griô, artista da dança afro-brasileira, guia de turismo, modelo, produtora, articuladora artística cultural.
Rhayanne Almeida - Olinda (PE) - @rhayalmeidaof
Bacharel em Direito, militante das causas sociais, constrói a Marcha Mundial das Mulheres. Foi Diretora de Políticas Educacionais e Diretora Executiva da UEP.
Malu Viana - Porto Alegre (RS) - @MaluVianaRS
Rapper, fanzineira, blogueira, radialista , educadora social, bacharelanda em Serviço Social, ativista e militante do Movimento Hip Hop. Fundadora dos grupos Flor do Guetto, Coletivo Mulheres de Frente e Legítimas.
Paolla Miguel - Campinas (SP) - @VaiPaolla
Feminista, LBTQIAP+, Dirigente Nacional do PT. Secretária de Juventude do PT Campinas. Foi candidata a Dep. Federal em 2018 obtendo 10.600 votos.
Tainá de Paula - Rio de Janeiro (RJ) - @tainadepaularj
Arquiteta e urbanista, ativista das lutas urbanas, feminista, antirracista e mãe da Aurora.
Vivi Reis - Belém (PA) - @vivireispsol
Negra Amazônida, Fisioterapeuta e Educadora. Feminista, antirracista e socialista. 1° Suplente a Dep. Federal/PSOL.
Agnes Viana - Campo Grande (MS) - @vianagnes
Estudante, militante do RUA_ Juventude Anticapitalista, do Movimento Negro Unificado e filiada ao PSOL.
Dy Lourdes - São João da Boa Vista (SP)
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, vice presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência e membra do Conselho da Pessoa Idosa de Águas da Prata.
Karol Cerqueira - Petrópolis (RJ) - @karolvcerqueira
Lésbica, periférica, advogada, ativista e defensora dos direitos humanos. Criada no bairro de Fátima no Rio começou a luta no movimento estudantil.
Tamires Sampaio - São Paulo (SP) - @soutamires_sp
Advogada feminista, moradora da periferia, diretora do Instituto Lula Militante do PT e do movimento negro pela CONEN (Coordenação Nacional de Entidades Negras).
Verônica Lima - Rio de Janeiro (RJ) - @VeronicaLimaVe
Iniciou sua vida política no movimento estudantil secundarista. Em 2012 se elegeu em Niterói e tornou-se a primeira vereadora negra a ocupar o cargo na cidade.
Verônica Isidorio - Crato (CE) - @sementespsol
Sapatão e feminista, representa o Coletivo Sementes (PSOL) e traz consigo Valéria Carvalho, Luana Ricarto, Ivaneide Severo e Jéssica Lorenna, candidatas a covereadoras.
Conheça 10 candidatas feministas pra garantir o seu voto:
Rose Cipriano - Duque de Caxias (RJ) - @rosecipriano_
Professora e Ativista da Educação. Semente e fruto da luta dos trabalhadores, das mulheres e do povo preto.
Barbara Panseri - São Paulo (SP) - @PanseriBarbara
De Itaquera, ZL. Relações Internacionais pela USP e Mestra em Adm. Pública pela FGV. Trabalhou no governo Haddad e compõe o Coletivo Faz Diferença?
Erika Carmo - Manaus (AM)
Professora de filosofia pela Universidade Federal do Amazonas e Mestra em educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Amazonas.
10 momentos em que as mulheres enfrentaram o sistema - o fio
1 - Uma manifestante enfrenta um policial durante um protesto que lembrava e condenava o golpe militar em 1973 em Santiago, Chile, em 11 de setembro de 2016. Foto: Carlos Vera/Reuters
2 - Ieshia Evans no momento da sua prisão durante um protesto contra a brutalidade policial no departamento de polícia de Baton Rouge, Louisiana, em 9 de julho de 2016. Foto: Jonathan Bachman/Reuters
3 - Tess Asplund, ativista sueca que se tornou um ícone antirracismo após ter desafiado sozinha uma marcha de 300 homens neonazistas do Movimento de Resistência Nórdica Sueco em Borlänge, Suécia. Foto: David Lagerlof/Press Association Images
Candidates Que Queremos: Conheça 10 jovens incríveis que prometem mudar suas cidades. #VereadoresQueQueremos
Segue o fio🧶
ANDREA BAK - RIO DE JANEIRO/RJ @andreabak_
Poeta, atriz e escritora. Luta por cidadania, educação e pelas favelas do Rio. Começou sua trajetória no movimento estudantil pela Fenet.
GABRIEL LOPO - BELO HORIZONTE/MG @gabrielloopo
Estudante de Jornalismo da UFMG. Negro, LBTQIAP+. Foi coordenador do DCE UFMG. Membro do Fórum das Juventudes da RMBH e do Observatório da Juventude. Comunicador Popular e militante social das causas de luta.
Documento assinado pela Princesa Isabel marca o fim da escravidão no dia 13 de maio de 1888, no entanto essa conquista só foi possível devido a pressão do movimento abolicionista. Confira as principais lideranças e ativistas que encamparam debate e ações para essa vitória.
VOCÊ CONHECE A MULHER DESTA IMAGEM? Se liga nessa thread =)
Há 2 anos falecia Naomi Parker Fraley, ícone da mulher operária feminista.
Naomi Parker Fraley trabalhava em uma estação Naval na Califórnia, em 1942, serviu de modelo para a imagem de Rosie the Riveter, a mulher de lenço, pose de empoderamento e a frase: "We Can Do It!
A personagem tornou-se um símbolo global, associado à mulher trabalhadora e ao feminismo, mas nasceu nos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial como uma ilustração para incentivar as mulheres a substituir, nas fábricas, os homens que tinham partido para a guerra.