Sociedade dos Poetas Mortos

A chegada do professor Keating ao internato mexeu com as estruturas da instituição, baseada nos princípios da tradição-honra-disciplina-excelência.
Embora ex-aluno da Welton School, Keating professava um estilo dito revolucionário, nas suas aulas de literatura inglesa e no relacionamento proposto aos seus discípulos. O resultado é fácil de imaginar.
Esta é a trama central do filme Sociedade dos Poetas Mortos, dirigido por Peter Weir, e que foi um dos premiados com o Oscar da Academia de Cinema de Hollywood.
As cenas se passam em 1959 e colocam em evidência os conflitos entre o conservadorismo expresso pela direção exercida pelo anglicano Nolan e o jovem mestre, que entra na sala de aula assoviando a 1812, para espanto dos seus engravatados alunos.
Logo depois, manda arrancar as folhas de Introdução à Poesia, de Pritchard , sob a alegação de que era um texto superado. Keating, interpretado pelo excelente Robin Willians, ...
...permite que os seus alunos subam nas mesas, joga futebol, com eles, incentiva Neil a ser ator, contrariando o pai autoritário, que o retira da escola, ameaçando-o com uma academia militar:- Você não tem nada que pensar, deixe que o faça por você !
Pressionado e angustiado, Neil se suicida, com o revólver do pai. Foi uma das cenas mais fortes desse filme de altíssima qualidade. Questiona-se até onde deve ir a autoridade paterna, chocando-se com a vocação do filho, este amparado pelo professor compreensivo e amigo.
Após o suicídio , a família de Neil processa a escola, responsabilizando-a pelo desvio do jovem adolescente.
E é claro que a culpa recai sobre Keating, para quem a verdadeira educação é a que induz o indivíduo a escolher o que gosta, o que está dentro de si, e não o que lhe é imposto. Por isso mesmo, faz da legenda latina carpe diem (aproveite o dia) o seu lema permanente.
Quando preciso, as aulas eram dadas no pátio da escola, com forte sensibilização do aluno para o objeto do estudo, sem passar pela teorização. Histórias sobre educação e métodos pedagógicos, em geral, produzem trabalhos de pouco apelo popular.
Não foi o que aconteceu com Dead Poets Society. O seu sucesso internacional mostra, acima e tudo, um incrível interesse pelas relações entre autoritarismo e liberdade, pais e filhos, colegas entre si.
Aliás, o filho focaliza, em fortes contornos, a figura do dedo-duro Cameron, um lourinho subserviente, que criticava o professor querido da turma, pelos seus excessos de liberalidade.
Foi ele que contou à diretoria o que se passava em classe. Keating é expulso de Welton, Nolan retoma as suas aulas e o faz dentro do estilo conservador de sempre.
Quando Keating entra na sala para apanhar os seus pertences, numa cena valorizada pela música de Maurice Jarre, alguns dos alunos, mais chegados reagem à sua saída. Sobem à mesa, num gesto de solidariedade, enquanto Keating se comove, chegando às lágrimas.
O diretor esbraveja, protesta, mas a atitude dos jovens é mais forte - e é o que fica da mensagem embutida nesta obra-prima do cinema contemporâneo.
É um filme que deve ser visto e discutido pelos educadores brasileiros, aos quais se recomenda atenção para o que ele representa em termos de educação moderna.

Nelson Valente
@threadreaderapp please "unroll"

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Prof. Nelson

Prof. Nelson Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @Escritor4

7 Oct
HOJE

Com a suspensão das aulas por causa da pandemia do Coronavírus (com autorização do @Twitter)

LÍNGUA PORTUGUESA

Com as participações @Claudiozaidan11 @humbertoperon @profeborto @magnoreisand @ProfZi @JackTeatcher @nilsen_jr @Luigi_10XV @drrafaeldelsin
Morfologia

A Morfologia é um dos assuntos mais importantes da gramática, pois seu estudo está relacionado à estrutura das palavras, como ela é formada e como se dá sua classificação na língua portuguesa.
Na morfologia as palavras são estudadas de forma isolada, sem que haja o contexto da frase ou período.
Read 81 tweets
7 Oct
STF

Você poderia tentar fazer uma íntima amizade com o Presidente da República e tentar uma vaguinha no STF uma vez que o “notável saber jurídico” aqui exposto nada tem a ver com a carteira da ordem.
Ou quem sabe você que desistiu do curso de Direito? Sim, Pois não há na Constituição a “obrigatoriedade de Nível Superior” (lembrando que o Ministro do STF será “escolhido dentre os cidadãos”).
Basta ser indicado pelo Presidente, passar na sabatina e preencher os requisitos a seguir:
Read 8 tweets
7 Oct
DOUTOR É TITULAÇÃO, NÃO PRONOME
Em uma decisão fantástica do Supremo Tribunal Federal, em um caso esdrúxulo onde um juiz exigia ser chamado de "doutor" pelo porteiro de seu prédio, sendo que o magistrado teve sua causa indeferida com a mesma alegação do STF – Doutor é titulação, não pronome. @STF_oficial
Etimologicamente, o vocábulo "doctor" procede do verbo latino "docere" ("ensinar"). Significa, pois, "mestre", "preceptor", "o que ensina". Da mesma família é a palavra "douto" que significa "instruído", "sábio". Sábio.
Read 19 tweets
7 Oct
Mestre @Claudiozaidan11 Boa tarde.

Como validar diploma do exterior no Brasil? Entenda todas as regras!
Então o ministro foi estudar fora, concluiu o curso com ótimas notas e pegou o seu diploma. Agora é só voltar para o Brasil e tudo que você estudou lá fora será automaticamente aceito pelo sistema de ensino aqui, certo?
Infelizmente, não é tão simples assim: é necessário fazer a validação do diploma obtido no exterior aqui no Brasil.
Read 57 tweets
7 Oct
Curriculum Vitae é para inimigos?

Todo currículo Lattes é feito na plataforma Lattes do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
É um site intuitivo e que possibilita ao pesquisador colocar todos os detalhes de sua trajetória profissional. Ele também é mais longo que o currículo vitae.
O currículo Lattes, visa a construção da imagem da vida e trajetória profissional do cadastrado, dando especial ênfase à vida acadêmica deste.
Read 9 tweets
6 Oct
Mestre @Claudiozaidan11 @RonaldGimenez

Ouvi a entrevista do representante #TodosPelaEducação e confesso que fiquei frustrado. Não importa muito a prova. O que vale é a versão.
Hoje, o único punido no sistema de ensino brasileiro é o aluno reprovado. Isso é covardia. Nada acontece com professor, diretor, secretário/ministro de Educação, prefeito ou governador quando eles falham.
É preciso ter um programa de ensino: afinal, se você não sabe o que ensinar, como vai saber o que avaliar?
Read 58 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!