Vocês sabiam que Che Guevara tinha ascendência irlandesa? E que seus ancestrais na Irlanda, os Lynch, lutaram contra o imperialismo inglês e que eles justamente foram para a Argentina fugindo do exército inglês.
Ernesto Guevara Lynch, pai de Che, disse em uma entrevista após o assassinato de Che em 1967: "A primeira coisa que podia se notar é que nas veias do meu filho corria o sangue dos rebeldes irlandeses”
Che Guevara visitou a Irlanda apenas por um dia, mas sua visita ficou marcada na história de uma maneira muito inusitada. Ele estava em vôo com destino a Havana, vindo de Moscou. O avião parou para reabastecer no aeroporto de Shannon, mas não conseguiu decolar devido ao nevoeiro.
Jim Fitzpatrick, um artista e residente de longa data de Kilkee, lembra-se de ter encontrado Che Guevara enquanto o revolucionário e sua equipe passavam o dia na cidade litorânea aguardando a liberação para decolar. Fitzpatrick teve a oportunidade de conhecê-lo
Che disse a Fitzpatrick que tinha orgulho de sua ascendência irlandesa e conexão irlandesa, pois disse que os irlandeses venceram o Império Britânico. Guevara se referia à Guerra da Independência da Irlanda, travada de 1919 a 1921.
Inspirado por esse encontro, Fitzpatrick pintou o quadro que popularizou a imagem de Che Guevara em todo o mundo:
Trecho da entrevista que Che Guevara deu em 1964, durante sua rápida estadia na Irlanda:

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Nathália Urban

Nathália Urban Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @UrbanNathalia

8 Oct
Colômbia- O governo colombiano pediu ao tribunal de paz que expulse do Senado os ex-combatentes, chefe do partido das FARC, Rodrigo Londoño, e o senador Julián Gallo que confessaram o assassinato de Álvaro Gómez Hurtado, em 1995, quando eles eram guerrilheiro
Rodrigo Londoño e o senador Julián Gallo chegaram ao Congresso colombiano como parte dos acordos de paz de 2016, junto com outros 7 ex-líderes da luta armada.
Álvaro Gomez Hurtado, era um político conservador porém inimigo do presidente Ernesto Samper, a quem Hurtado acusava publicamente de ter ligações fortíssimas com cartéis. Durante anos, a família de Hurtado acreditava que o assassinato havia sido cometido a mando de narcos.
Read 5 tweets
6 Oct
Grécia- Amanhã, O julgamento de 68 líderes e membros do partido grego neonazista Golden Dawn chega ao final. Um painel de juízes gregos dará o veredicto sobre se o partido é um sindicato do crime organizado ou não! Image
O julgamento, que começou após uma série de atrasos em abril de 2015, envolve dezenas de réus, centenas de testemunhas e milhares de páginas de provas documentais. E foi desencadeado pelo assassinato brutal em setembro de 2013 do militante antifascista Pavlos Fyssas. Image
Um membro confesso da Golden Dawn, Giorgos Roupakias, foi acusado do crime. Os promotores gregos alegam que 68 líderes, parlamentares e ativistas ordenaram ou pelo menos estavam cientes dos planos do assassinato de Fyssas. Image
Read 6 tweets
29 Jun
Thread-Quem acompanha o meu trabalho, sabe o quanto eu falo sobre como as sanções impostas à Venezuela são absurdas e desumanas. Pois então, segundo os camaradas do @TheGrayzoneNews Trump usou dinheiro que ROUBOU da Venezuela para construir o muro dele na fronteira com México!
Já comentei aqui que o capital internacional está intencionalmente roubando o dinheiro deles. Desde que os Estados Unidos iniciaram a tentativa de golpe contra o governo de @NicolasMaduro, 24 bilhões de dólares em ativos públicos foram apreendidos por países estrangeiros.
A administração de Donald Trump usou pelo menos 601 milhões de dólares desse dinheiro venezuelano para financiar a construção de seu muro na fronteira com o México.
Read 10 tweets
6 May
Thread- Ontem, tive acesso a evidências que mostravam que agentes do contratante de segurança privada por trás de um grupo da invasão mercenária que foi capturado pelas forças venezuelanas de 3 a 4 de maio estiveram no Brasil durante as eleições de 2018.
O grupo paramilitar por trás da operação Gedeon, que foi comentada em torno da empresa de segurança Silvercorp USA, que segundo evidências foi vinculada ao presidente dos EUA, Donald Trump e a Juan Guaidó.
As atividades da Silvercorp Usa na região não se limitaram à Venezuela, ea mesma organização esteve em outros países da região .
Read 12 tweets
5 May
Venezuela- Dentre os terroristas capturados pelo governo, estão 2 norte-americanos: Luke Alexander Denman e Aaron Barry estão sob custódia do governo venezuelano. Os dois mercenários, trabalham para Silvercorp, uma empresa de “segurança internacional”.
No domingo, Juan Guaidó alegou que toda a história era mentirosa, que era uma tentativa do presidente @NicolasMaduro para distrair as pessoas.
Ontem, em um “comunicado “oficial”, Guaidó e sua equipe pediram que os direitos humanos dos prisioneiros sejam respeitados.
Read 5 tweets
15 Feb
Thread- E para todos que achavam que as coisas estão difíceis só para acadêmicos no Brasil: No UK, artigos acadêmicos de estudantes universitários, estão sendo denunciados à polícia sob medidas de combate ao terrorismo e radicalização do governo britânico.
Segundo uma reportagem do The Independent, estudantes tiveram seus trabalhos universitários investigados pela polícia e enfrentaram interrogatórios como medidas de combate ao terrorismo do governo.
Especialistas alertam que a liberdade de expressão está sendo sufocada no campus e a confiança destruída por causa de um programa de prevenção excessivamente zeloso, que transforma estudantes e professores em "suspeitos e informantes".
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!