A população, movida para as periferias, concentrou-se principalmente para o Morro da Providência, criando suas casas da forma que podiam.
A partir de 1850 o Brasil ia de um país agrário para uma nação industrial, contudo muitas capitais provincianas não tinham planejamento urbano ou saneamento básico.
A chegada de levas de imigrantes portugueses explicitava que o país não tinha casas para comportar os próprios brasileiros, quem diria os europeus.
Com a aprovação da Lei Eusébio de Queiroz e do Ventre Livre, o número de escravizados libertos a procura de moradia crescia exponencialmente.
Os alugueis mostravam-se caros para a realidade de qualquer afrodescendente no Brasil, levando muitos a viverem em moradias comunitárias, junto com outros imigrantes pobres.
Esses eram os cortiços, não bem vistos pela autoridades brasileiras, conhecidos por abrigar "os mais diversos vícios e imoralidades"
Na visão dos higienistas, responsáveis pelo saneamento da cidade, os cortiços eram responsáveis por gerar (não transmitir) doenças como a febre amarela.
Com a abolição da escravatura em 1888, milhares de ex- escravizados habitaram novos cortiços, que muitas vezes eram antigas mansões de seus senhores convertidas em moradias comunitárias.
Com a proclamação da república através do golpe de Deodoro, os higienistas tornaram-se mais influentes em todo Brasil, ascendendo a cargos de poder.
O higienista Barata Ribeiro foi eleito prefeito do Rio em 1892 e em sua visão, eliminar os cortiços e as "classes perigosas" da cidade, era tão ou mais urgente quanto a vacinação da população.
Parabéns pra mim que fiz uma thread desses e coloquei o link do Spotify errrado
O Brasil é um dos países que mais recebe irradiação solar em todo o mundo.
Por estar localizado próximo à linha do Equador, possui pouca variação solar ao longo das estações do ano.
O país recebe mais de 3 mil horas de sol anuais, um dos maiores do mundo. A região com maior incidência solar é o nordeste, com 5,9 kWh/m² de radiação global média.
Florianópolis possui mais de 100 praias registradas, uma das 3 capitais brasileiras localizada em uma ilha, assim como Vitória e São Luís.
Apenas no século 17 a costa de Santa Catarina foi povoada por bandeirantes vindos de São Paulo.
Em busca de escravizar indígenas guaranis carijós, o bandeirante Francisco Dias Velho chegou na região em 1673, fundando Nossa Senhora do Desterro - atual Florianópolis.
Em 1984, a má administração dos EUA sob uma fábrica de pesticidas em Bhopal, na Índia, causou a morte de 20 mil indianos e afetou a saúde de outro meio milhão.
Por engenheiros e ambientalistas, o acidente de gás tóxico de Bhopal foi considerado mais grave que o Chernobyl, principalmente por ainda fazer possíveis vítimas em 2020.
Até hoje, nenhuma zona de contenção foi criada na antiga fábrica, ainda repleta de produtos químicos nocivos a vida humana e ao meio ambiente.
Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos e Guarujá, cidades da Baixada Santista
Hoje, quase 60% do comércio internacional do estado de São Paulo vem ou parte do Porto de Santos, que representa mais de 1/4 do comércio brasileiro.
O porto é um dos maiores exportadores de grãos do mundo, incluindo açúcar, café, milho, soja e sal.
Historicamente, a Ilha de São Vicente abrigou os primeiros assentamentos portugueses no Brasil, recebendo inclusive a viagem do cartógrafo Américo Vespúcio, responsável por nomear o continente americano.