1) Calcula-se que nosso planeta tenha se formado há cerca de 4,5 bilhões de anos, e as primeiras formas de vida surgiram por aqui há 3,7 bilhões de anos.
2) Posso lhe garantir que essas primeiras formas de vida não eram mamíferos, nem mesmo seres pluricelulares: os primeiros microrganismos eucariotas – bactérias rudimentares – surgiriam apenas 2 bilhões de anos após isso.
3) Se toda a história da Terra pudesse ser resumida em um relógio de 24 horas, veríamos que a vida surgiu no planeta nas primeiras 5 horas o dia, enquanto que a história do Homo sapiens neste mundo estaria resumida dentro dos últimos 4 segundos do período.
4) Em outros termos: se nosso relógio hipotético apresentasse o show da existência do planeta em uma apresentação com 24 horas de duração, a espécie humana estaria ausente durante as primeiras 23 horas, 59 minutos e 56 segundos do espetáculo.
5) Todos os nossos avanços, toda nossa tecnologia, toda nossa ciência e todas as civilizações que engendramos – incluindo aquelas da época da Praga de Atenas, da Peste Negra e da Gripe Espanhola – estão contidos nesses míseros "4 segundos da história da Terra".
6) O mundo, lamento lhe informar, não mudou tanto neste curto intervalo de tempo. Ainda estamos sujeitos às mesmas forças geológicas, às mesmas pressões do clima, às mesmas vicissitudes da existência.
7) Os martelos que nos massacram podem até ter mudado um pouco, mas a bigorna da Natureza continua a mesma. E nós somos os novatos neste palco, não os comandantes dele.
8) Vez ou outra, um evento catastrófico como um terremoto de magnitude 9,5 MW ou algo tão pequeno quanto um microrganismo de 60 nm surge para nos lembrar disso – de como somos incríveis, mas, ao mesmo tempo, insignificantes e absolutamente vulneráveis na vastidão desse Cosmos.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
MÁSCARAS, CORONALOVERS E ANSIOSOS DE PLANTÃO: VAMOS TENTAR NOVAMENTE
1) Em 2009, "não haviam evidências suficientes para apoiar o uso de máscaras como meio de evitar infecção pelo vírus da Gripe Comum". cambridge.org/core/journals/…
2) Ainda em 2009, "o uso de máscaras em profissionais de saúde não oferece benefícios em termos de evitar pegar resfriados comuns" pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19216002/
4) Em 2012, "nenhum estudo foi capaz de demonstrar uma relação conclusiva entre o uso de máscaras e proteção contra o Influenza". ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/P…
ESTUDO RANDOMIZADO ENVOLVENDO 400 PACIENTES COM COVID19: 200 TRATADOS COM IVERMECTINA + DOXICICLINA VERSUS 200 QUE RECEBERAM PLACEBO
Estudo realizado no Dhaka Medical College, Bangladesh. Resultados publicados em 9/10/2020:
1) Persistência dos sintomas após 12 dias de acompanhamento:
37% no grupo placebo
23% dos pacientes tratados com Ivermectina + Doxiciclina
2) Piora dos sintomas com evolução para quadro clínico moderado ou grave:
17% dos pacientes que receberam placebo
8,7% dos pacientes tratados com Ivermectina + Doxiciclina
1) Há algum tempo, pesquisadores do Departamento de Saúde Pública e de Patologia Clínica da Faculdade de Medicina de Sidnei (Austrália), do Instituto Nacional de Epidemiologia do Vietnã, e do Centro para Controle e Prevenção de Pequim (China)...
2) .... realizaram um estudo randomizado envolvendo 1.607 profissionais de saúde trabalhando em enfermarias hospitalares de alto risco para avaliar o grau de proteção de máscaras de tecido simples contra infecções respiratórias.
3) O resultado foi o seguinte: máscaras de tecido permitirem a passagem de 97% de partículas infectantes. Além disso, o uso de máscaras de tecido associou-se a uma incidência MAIOR de infecções por vírus respiratórios e a uma incidência MAIOR de sintomas tipo-gripe.
1) Vivemos esse período civilizacional mundial onde o que importa não são os fatos, nem mesmo as narrativas, mas "COMO ME SINTO com relação às narrativas que me agradam, A DESPEITO dos fatos".
2) Infelizmente, um argumento bem fundamentado em evidências, razão e lógica, é o mesmo que um objeto imovível ou uma força imparável. E quando um desses dois colide com as convicções emocionais de alguém, ceder ao peso da mensagem significa ver seu mundo inteiro ruir.
3) Para evitar a devastação, mecanismos de defesa do ego são erguidos imediatamente e, uma vez que a mensagem não pode ser atacada (seria como bater de frente a 150 km/h com uma parede de concreto reforçado...), a saída que há consiste em desmerecer quem apresenta a parede em si.
O STF USURPOU DO PRESIDENTE O COMANDO PARA ENFRENTAMENTO DO COVID19?
As pessoas têm acusado que o @STF_oficial tirou do PR @jairbolsonaro a prerrogativa de determinar as estratégias de enfrentamento contra o covid19 nos estados e municípios. Vamos analisar esta questão:
1) Para começo de conversa, o próprio @jairbolsonaro publicou duas leis que fazem exatamente isso: a lei 13.070 e a 14.010 de 2020.
2) A 13.979 diz em seu Artigo 3: "Para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional de que trata esta Lei, as autoridades poderão adotar, no âmbito de suas competências, entre outras, as seguintes medidas:" planalto.gov.br/ccivil_03/_ato…