@msarsur Marcelo. Você não pode mudar os fatos que compõem a história das ideias, nem o curso da História da Filosofia, de acordo com as tuas preferências políticas. Sinto muito, isso é pouco científico e nada técnico.
@msarsur O “pensamento liberal” n só é um conjunto de ideias políticas. O pensamento liberal é uma tradição de pensamento que reúne pensadores em um determinado contexto historico — pós id média, dando as bases ideológicas da Id Moderna e tendo seus desdobramentos na Id. Contemporânea.
@msarsur Segundo. Apesar do pensamento liberal se manifestar em diferentes tradições teóricas, ao mesmo tempo, o que é liberalismo corresponde a certos certos pressupostos epistemológicos do pensamento ocidental.
@msarsur Esses fundamentos são melhores compreendidos no dilema clássico da filosofia entre “ação e estrutura” ou, ainda, no dilema “indivíduo e sociedade”. Sendo liberal aquele que reconhece o indivíduo como agente diante a estrutura em maior ou menor grau.
@msarsur Dessa forma, a filosofia liberal não se restringe as especulações políticas, a prova disso são as contribuições de Locke sobre teoria do conhecimento. Ou seja, locke estava preocupado sobre como o homem conhece. Um assunto imediatamente não político e nem mesmo econômico.
@msarsur E b) apesar da “liberdade” parecer o principal conceito do liberalismo, essa é uma conclusão enganosa. O principal conceito do liberalismo é a concepção moderna de indivíduo, pois a lib (assim como a razão, a igualdade, a pluralidade e etc) se tornam atributos de um indivíduo.
@msarsur Esse pressuposto epistemológico tem um certo teor inédito (apesar das suas origens clássicas). Lembrando que teorias fora desta tradição tmb tecem considerações e aspiram liberdade.
@msarsur Esse é o motivo me leva a crer que não é o tema da liberdade que define um liberal, mas sim essa forma específica de privilegiar o indivíduo como agente no mundo material. Lembrando que Hobbes não só cria o Estado absolutista, mas também o conceito de sociedade civil.
@msarsur Por fim, o libertarianismo, apesar de qualquer rixa política, se enquadra nesta tradição de pensamento que brevemente aqui apresentei. Eles são diretamente críticos aos primeiros liberais contratualistas, mas compartilham de um “DNA epistêmico” em comum. Grande abraço.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh