Você deve estar cansado de ver no YT e IG, jovens ostentando carros, casas, barcos e pilhas de dinheiro, contando como conquistaram tudo isso de forma fácil com o Day Trade e como você pode ganhar também
Vou ensinar aqui as técnicas que nenhum deles ensina.
Imagem ilustrativa.
ONDE OPERAM?
A maioria desses "Traders do Instagram" usam as plataformas de opções binarias como @IQOption e @br_olymptrade. Se dizem corretoras, mas como todos os trades são contra a casa, mais se assemelham à sites de apostas.
Nesses sites você aposta se um ativo ou moeda...
vai subir ou cair nos próximos segundos (dá até para pagar o cafezinho rs), ou horas. Se você acertar, ganha 90% de lucro, se errar, perde o que apostou. Por causa dessa diferença entre ganhar 90% e perder 100%, você precisa ser capaz de acertar 52.6% dos trades para sair no 0x0.
Vou te ensinar como acertar mais de 53% dos trades? NÃO.
Vou te ensinar como esse pessoal ganha dinheiro? SIM.
Esses sites têm uma coisa chamada "Programa de Afiliados". Você ganha comissões por atrair novos usuários para o site (uma versão do cupom de indicação do Ifood)
As regras variam, no IQ Options, quem te indicou ganha 40% do prejuízo acumulado que você tiver no site (pelo menos no Ifood os dois ganham).
Ehhh, aquele cara que disse que ia te ajudar a superar seus problemas financeiros, na verdade está ganhando em cima dos seus prejuízos.
Como nos esquemas de pirâmide, os maiores captadores ganham muito dinheiro. A IQ chega a pagar quase $500k em um mês para uma pessoa.
A palavra de ouro dos investimentos é DI-VER-SI-FI-CA-ÇÃO.
E aqui não poderia ser diferente. Os "Grandes Traders do IG" também diversificam suas fontes de renda. Provavelmente a segunda (ou primeira) fonte deles seja com a venda de cursos.
Uma turma de 30 pessoas pode render facilmente R$50mil para quem vende. Um influencer famoso consegue vender centenas de cursos facilmente.
Ah, há programa de afiliados para venda de cursos. O pessoal não perde tempo.
"MAS SE OS CURSOS NÃO SÃO BONS, COMO VENDEM TANTO?"
Aqui entra viés de sobrevivência, psicologia e muita falcatrua.
Em média, (menos da) metade de uma turma vai ganhar dinheiro na semana seguinte. Essas pessoas vão postar seus resultados e vão ser compartilhados pelos prof.
Os que perderam dinheiro, vão ficar com vergonha de se expor. Ninguém quer parecer que não é bom enquanto os amigos ganham dinheiro. Por pressão social podem até mentir ou postar as eventuais "boletas vitoriosas".
Isso cria a falsa imagem de que o curso é bom.
Outro fator psicológico joga aqui. Lembra que eu falei que bastam 53% de acerto para ser lucrativo?
Se com zero conhecimento, uma pessoa vai ter 50% de acerto, em média, parece muito fácil conseguir esses 3% a mais. É tentador pensar:
"Com esse curso, vou conseguir."
Isso se torna um ciclo vicioso. A pessoa fica atrás do "Curso dos 3%", cada um com uma justificativa nova:
- "A estratégia X"
- "Psicologia do Trader"
- "Gerenciamento de risco"
- "Gerenciamento de banca"
- ....
Já está mais do que demonstrado que é extremamente difícil ganhar dinheiro consistentemente com day-trade.
(Brinde no final da Thread)
O modelo de Markowitz, apesar de revolucionário e muito elegante, é praticamente inaplicável diretamente em situações praticas.
Ele é muito sensível ao parâmetros e os assume como verdade absoluta, levando à portfolios concentrados e com resultados ruins out-of-sample. Outro problema é que exige estimação dos parâmetros para todos ativos, quando os gestores costumam ter opiniões sobre uma meia duzia deles
Para contornar esses e outros problemas, F. Black e R. Litterman desenvolveram o modelo. Com espirito e matemática Bayesiana, o modelo começa assumindo que os retornos dos ativos são consistentes com um mercado em equilíbrio. Utilizando um modelo de equilíbrio como o CAPM e