andrebuck Profile picture
17 Oct, 32 tweets, 10 min read
Nos últimos dias só entro no twitter pra apanhar por conta das minhas críticas ao Dome. Um dos argumentos recorrentes e este aí abaixo, do bravo Danilo. Vou contra-argumentar usando um princípio que adoro, que já usei algumas vezes aqui: chama-se a Navalha de Occam. Segue o fio.
Para quem não conhece a Navalha de Occam é um princípio filosófico que, em resumo, dita que diante de várias explicações para um problema, a mais simples tende a ser a mais correta. Não é infalível, mas na maioria das vezes ela se aplica. Navalhemos então Dome x Elenco do Mengão.
Segundo nosso companheiro de FlaTT @Danilosantanarj para mim "se ganhar é por que o jogadores são bons,mas se o time perde a culpa é do Dome ,sem lógica né". Digamos que eu pense assim (não penso). Será que realmente não há lógica neste raciocínio? Então vejamos:
@Danilosantanarj Dome e elenco remam na mesma direção, não há oposição um contra o outro aqui. Quero analisar se quando ganha pesa mais o elenco e quando perde ou empata pesa o treinador. Então temos, em um lado da tese, um elenco milionário, o melhor das Américas, campeão de tudo ano passado.
@Danilosantanarj Do outro, temos um treinador inexperiente, que com 58 anos passou a carreira inteira como assistente, tem apenas dois anos como treinador principal numa liga menor (MLS), obtendo resultados pífios, que não conhecia o elenco do Flamengo muito menos o futebol brasileiro. Concordam?
@Danilosantanarj Então Dome chega aqui, encontra um elenco espetacular, porém fora de forma e um calendário maluco por conta da pandemia. Entrar em forma e voltar a jogar bem é muito mais fácil para jogadores de qualidade do que um treinador pato novo pegar um desafio sem precedentes para ele.
@Danilosantanarj Os jogos começam e o que vemos? Um elenco se arrastando e um treinador fazendo experiências, algumas bizarras, para tentar entender o que tem nas mãos. Passam-se os jogos, o time começa a melhorar. Mas o treinador segue cometendo erros durante as partidas. Mexe mal, ou nem mexe.
@Danilosantanarj Pq o time começa a melhorar? Pq o treinador começou a implantar seu jogo, mesmo sem tempo para treinar como sabemos e ele mesmo faz questão de repetir isso dia sim outro também? Ou o time melhora pq os craques estão recuperando sua forma física e técnica? O que é mais provável?
@Danilosantanarj Sigo aplicando a navalha. O time começa a vencer seus jogos, mas toma gols demais. Apela para chuveirinhos constantes, coisa que não fazia antes. Não marca mais pressão. Administra partidas. Esse time não resolveu fazer isso do nada. Até porque não fazia estas coisas ano passado.
@Danilosantanarj Aí vem o surto de covid e a maratona de jogos. O que ocorreu com o Flamengo parece filme de terror. Caíram jogadores, comissão técnica, diretoria. O time joga esfacelado, mas encontra forças de onde não sabia que tinha e se supera, descobrindo talentos que nem eram utilizados.
@Danilosantanarj Em metade destes jogos, nem no banco comandando o time o Dome estava, convalescendo ele também da covid. Jogadores com Hugo, Otávio, Natan, Noga, Ramon, entraram, deram conta do recado, liderados por um cara que se agigantou, que chamou pra si a responsa, o cracaço De Arrascaeta.
@Danilosantanarj A minha Navalha de Occam, meninos e meninas, grita neste momento: que puta elenco nós temos. Melhor ainda do que imaginávamos. Mas sigamos no raciocínio. Dome volta ao comando do time, que se encontra em estado de petição de miséria. Jogadores cansados, contundidos, convocados.
@Danilosantanarj Vem o jogo contra o Vasco. O Flamengo joga mal, começa perdendo. entra um pouco melhor no segundo tempo, consegue a virada. O time recua demais, passa a ser dominado, e, salvo pelo correto VAR, não toma o gol de empate e sai vencedor. A história se repete contra o fraco Goiás.
@Danilosantanarj O mesmo roteiro. O time joga mal, toma o primeiro gol, quase toma o segundo. Michael faz uma das piores partidas da carreira. O Flamengo volta espremendo o Goiás, mas Michael segue desperdiçando ataques. Dome mexe no time, mas mantém Michael até o fim. E Pedro salva a pátria. 🙏
@Danilosantanarj O que mais me irritou neste jogo? Dome morre com quatro substituições a fazer. Com o time cansado. Com opções boas no banco. A explicação é patética: vou trocar todo o time no jogo seguinte, posso esfalfar esses que estão em campo. Ridícula, sem nenhum nexo. E tem mais.
@Danilosantanarj Na coletiva Dome justificou a escalação do pífio Leo Pereira porque o DM do Flamengo alertou que Natan e Pedro estariam próximos de estourar. Isso dito pelo próprio Dome. Ele nem entrou com o Natan, e manteve Pedro 95 minutos em campo. Como assim? Qual a lógica disso? Nenhuma.
@Danilosantanarj Aí vem o jogo contra o penúltimo colocado no campeonato, o RDB. Dome inventa uma zaga com Leo Pereira e Thuler. Natan e GH no banco. Diego na armação do time. Renê na lateral esquerda, o ótimo Ramon no banco. Inteirinho. Começa o jogo, golaço do RBD. E perde o segundo em seguida.
@Danilosantanarj O Flamengo sai desordenadamente para o ataque e não consegue produzir nada que preste. A justificativa geral eram naturalmente os desfalques e o desgaste do elenco. Mas o Dome tem opções no banco. E não as usa. Renê horroroso, não acerta um cruzamento. Ramon no banco só olha.
@Danilosantanarj Começa o segundo tempo Dome tira Pedro e coloca Vitinho. Compreensível. O time continua mal, sem produzir nada. Aos 20' Dome tira o Arão, coloca BH. Em seguida Lincoln empata. Opa, agora vai, vamos virar. Diego e Renê muito mal. Dome com três substituições para tentar a virada.
@Danilosantanarj Inexplicavelmente, Dome não faz mais nada além de torcer por um novo milagre. Só que nosso milagreiro Pedro não está mais em campo. Flamengo segue improdutivo, sem nenhuma criatividade. E Dome catatônico, lá no banco. Se mexeu para tirar ER aos 43', machucado. A virada não veio.
@Danilosantanarj Dito tudo isso, volto à Navalha de Occam. O Flamengo está co-líder do Brasileirão e já classificado na Libertadores porque tem um treinador sagaz, que comanda o time com eficiência durante os jogos, ou porque o Flamengo tem um puta elenco e jogadores que decidem? Deixo com vcs.
Em metade destes jogos, nem no banco comandando o time o Dome estava, convalescendo ele também da covid. Jogadores com Hugo, Otávio, Natan, Noga, Ramon, entraram, deram conta do recado, liderados por um cara que se agigantou, que chamou pra si a responsa, o cracaço De Arrascaeta.
A minha Navalha de Occam, meninos e meninas, grita neste momento: que puta elenco nós temos. Melhor ainda do que imaginávamos. Mas sigamos no raciocínio. Dome volta ao comando do time, que se encontra em estado de petição de miséria. Jogadores cansados, contundidos, convocados.
Vem o jogo contra o Vasco. O Flamengo joga mal, começa perdendo. entra um pouco melhor no segundo tempo, consegue a virada. O time recua demais, passa a ser dominado, e, salvo pelo correto VAR, não toma o gol de empate e sai vencedor. A história se repete contra o fraco Goiás.
O mesmo roteiro. O time joga mal, toma o primeiro gol, quase toma o segundo. Michael faz uma das piores partidas da carreira. O Flamengo volta espremendo o Goiás, mas Michael segue desperdiçando ataques. Dome mexe no time, mas mantém Michael até o fim. E Pedro salva a pátria. 🙏
O que mais me irritou neste jogo? Dome morre com quatro substituições a fazer. Com o time cansado. Com opções boas no banco. A explicação é patética: vou trocar todo o time no jogo seguinte, posso esfalfar esses que estão em campo. Ridícula, sem nenhum nexo. E tem mais.
Na coletiva Dome justificou a escalação do pífio Leo Pereira porque o DM do Flamengo alertou que Natan e Pedro estariam próximos de estourar. Isso dito pelo próprio Dome. Ele nem entrou com o Natan, e manteve Pedro 95 minutos em campo. Como assim? Qual a lógica disso? Nenhuma.
Aí vem o jogo contra o penúltimo colocado no campeonato, o RDB. Dome inventa uma zaga com Leo Pereira e Thuler. Natan e GH no banco. Diego na armação do time. Renê na lateral esquerda, o ótimo Ramon no banco. Inteirinho. Começa o jogo, golaço do RBD. E perde o segundo em seguida.
O Flamengo sai desordenadamente para o ataque e não consegue produzir nada que preste. A justificativa geral eram naturalmente os desfalques e o desgaste do elenco. Mas o Dome tem opções no banco. E não as usa. Renê horroroso, não acerta um cruzamento. Ramon no banco só olha.
Começa o segundo tempo Dome tira Pedro e coloca Vitinho. Compreensível. O time continua mal, sem produzir nada. Aos 20' Dome tira o Arão, coloca BH. Em seguida Lincoln empata. Opa, agora vai, vamos virar. Diego e Renê muito mal. Dome com três substituições para tentar a virada.
Inexplicavelmente, Dome não faz mais nada além de torcer por um novo milagre. Só que nosso milagreiro Pedro não está mais em campo. Flamengo segue improdutivo, sem nenhuma criatividade. E Dome catatônico, lá no banco. Se mexeu para tirar ER aos 43', machucado. A virada não veio.
Dito tudo isso, volto à Navalha de Occam. O Flamengo está co-líder do Brasileirão e já classificado na Libertadores porque tem um treinador sagaz, que comanda o time com eficiência durante os jogos, ou porque o Flamengo tem um puta elenco e jogadores que decidem? Deixo com vcs.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with andrebuck

andrebuck Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AndreBuck

16 Oct
Pergunto à FlaTT: alguém aqui deixaria os inúteis Diego e Renê em campo tendo Gérson e Ramon no banco? Não precisa ser gênio. Nem falo do Pedro, que estava no limite. Porque não um garoto no ataque para tentar vencer o jogo? Não, o Domimbecil prefere morrer com trocas a fazer.
É isso que me irrita especialmente. Estava na cara que um dia a Divina Providência não iria nos salvar no último minuto. É INEXPLICÁVEL a postura deste cidadão da Catalunha durante os jogos. Não conhecemos o futebol que ele acha que entende. Não é lógico, muito menos razoável.
Tentar, caralho, não custa tentar, PORRA!! Se manter no erro, manter essa desgraça de 10 o jogo inteiro, o Renê que errou TODOS os cruzamentos que tentou e não colocar o menino Ramon, fresquinho, NÃO DÁ PRA ENTENDER, CARALHO, PÔRRA, chega de justificar esse escroto desse catalão!
Read 4 tweets
23 Sep
Se vcs não se incomodam que o Dome continue respondendo ad infinitum que não tem tempo para treinar e que precisa de (muito) mais tempo pra fazer esse time andar, ok, mas eu me incomodo e muito, e vou tentar explicar porque.
Até as baratas do Ninho do Urubu estavam cansadas de saber que não haveria tempo pra treinar e que os jogos iam se acavalar neste segundo semestre. E olhem que nem na CdoB começamos a jogar ainda. Ao escolherem um treinador tinham a obrigação de saber disso e levar isso em conta.
Contrataram o Dome que chegou com o discurso que não mudaria muita coisa, pois a base do time já estava ali. Mentiu descaradamente. Nos enganou, e não duvido que também à quem o contratou. Começou a implantar seu jogo, SABENDO QUE NÃO TERIA TEMPO. E decidiu fazê-lo mesmo assim.
Read 9 tweets
25 Aug
O Flamengo se tornou refém do sucesso de JJ em 2019. Todos no clube sabiam que não haveria tempo para treinar. Que o time já não estava bem. O mais prudente era escolher um treinador que conhecesse o clube, o time, o esquema de JJ. Mas seria inaceitável escolher um brasileiro.
Foram atrás de um similar português do JJ. Não conseguiram. Pressionados pelo tempo, optaram por uma grife em detrimento de uma jogada de segurança. Esta grife foi uma aposta. Quem diz que vai fracassar e quem diz que não vai estão só palpitando. Dome é pato novo, uma incógnita.
A escolha mais prudente seria um treinador local. Não necessariamente brasileiro, mas que tivesse acompanhado de perto o trabalho do Flamengo, mesmo como adversário. Mas o canto da sereia de "revelar" mais um treinador brilhante foi mais forte. Meteram um all in, veremos se cola.
Read 9 tweets
29 Jun
Um dos maiores gênios nascidos neste país, Tom Jobim, disse certa vez "Sucesso, no Brasil, é a pior das ofensas pessoais." Disse isso em função das críticas que ele recebia de brasileiros por se mudar para os EUA e ter feito sucesso por lá. Digo isso para falar do atual Flamengo.
O único sucesso que o brasileiro respeita é o seu próprio, ou de algo a que ele se sinta pertencido. Para o sucesso dos outros, é só inveja, desconfiança, aversão, ódio mesmo. Brasileiro gosta é do underdog, do coitadinho, do fracassado, do medíocre. Aqui, fez sucesso, vira alvo.
O Flamengo fez seu dever de casa financeiro. Atravessou anos duríssimos, sem títulos, raspando em rebaixamentos. Era o clube com a maior dívida do futebol brasileiro. Deu uma volta por cima histórica, exemplar. Hoje é o clube mais rico do país, e o mais bem sucedido nos gramados.
Read 8 tweets
27 Jun
Pensem num ministro da cultura negro, com mestrado, doutorado e pos-doc. Pensaram? Agora imagine se este fosse um ministro do Governo Lula. Ele seria incensado pela imprensa, ninguém jamais pensaria em vasculhar suas teses e títulos. Mas ele é do Bolsonaro. Precisa ser destruído.
Vejam bem, não estou defendendo plágio ou títulos falsos. O que estou tentando mostrar é que jamais fariam isso com um ministro negro alinhado com a esquerda. Ele seria protegido pelo manto sagrado da mídia. Qualquer tentativa de desaboná-lo seria imediatamente taxada de racismo.
Em três dias no cargo o reitor da universidade onde ele cursou doutorado fez questão de desqualificá-lo e a imprensa descobriu q 12,6% de sua tese de mestrado foi plagiada. Com os semi-analfabetos que por anos orbitaram os governos Lula não havia toda essa preocupação "acadêmica"
Read 4 tweets
21 Mar
Não sou médico, nem cientista. Sou administrador, trabalho em comércio eletrônico, e fui da área de planejamento durante uns bons anos da minha vida. Não entendo de doença, mas entendo de números. Vou fazer um fio mostrando alguns. baseado nesta matéria:

g1.globo.com/bemestar/coron…
Fiz uma planilha baseada nos dados apresentados na matéria citada. E fiz projeções com a curva de contágio e mortalidade do covid-19 em três países: Itália(o pior caso), a França, e a China. A segunda coluna é contada a partir do primeiro dia em que 50 casos foram reportados. Image
Repare que no Dia 9 da série, o ritmo de contágio do Brasil é um pouco pior do que o da Itália, que é idêntico ao da China. O da França é um pouco maior. A Itália está em seu Dia 27, a França no 21, e a China aproximadamente no 120, não dá para confiar muito nos números chineses.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!