Vou aproveitar para contar um pouco mais da história do nosso "Dino Zumbi" por aqui,🦕🦴🦠... Não é história de Halloween, é pesquisa brasileira 🇧🇷, feita em universidade pública! Se liga no fio:
Esta semana nosso artigo foi publicado em uma revista internacional, apresentando ao mundo pela primeira vez 1) a descrição microscópica detalhada de uma doença que aflige ainda hoje animais, incluindo a espécie humana 😱. O que ajudou a melhorar o conhecimento sobre a doença;
2) um parasita sanguíneo preservado dentro dos ossos de um dino 😱😱😱😱! É a primeira ocorrência do tipo!
A doença e os parasitas foram descobertos em um fóssil de dinossauro pescoçudo brasileiro, que viveu há cerca de 80 milhões de anos atrás, no Período Cretáceo, onde hoje é o oeste do estado de São Paulo.
O estágio avançado da enfermidade, um tipo de inflamação óssea, fez com que os ossos do dinossauro ficassem cheios de caroços e, em vida, uma série de pústulas teriam se aberto na pele do animal!🤒😢 Foi por isso que a gente apelidou ele, durante o estudo, de 'Dino Zumbi'.🧟‍♂️🦕
A descrição detalhada da doença trouxe importantes contribuições não só sobre as mazelas que atingiam animais no passado, mas também para a medicina moderna. A melhor compreensão da doença pode contribuir para tratamentos mais eficazes.
Enquanto estávamos em busca de determinar as causas dessa doença no passado, descobrimos, sem querer, os tais parasitas sanguíneos excepcionalmente preservados dentro dos ossos 🔬🦠🦴
Anteriormente, só se havia encontrado parasitas fósseis em insetos preservados em âmbar ou em fezes fossilizadas. Esta foi a primeira vez que parasitas foram descobertos dentro do hospedeiro vertebrado e isso traz uma revolução para a paleontologia!!
Não foi possível determinar se a doença óssea foi causada pelos parasitas ou se os parasitas aproveitaram a situação para infectar o dino. Continuamos estudando os fósseis encontrados e novos resultados devem ser publicados em breve.
Quer saber mais? Fizemos este vídeo aqui explicando a pesquisa em mais detalhes:
Esta pesquisa foi produzida em universidades públicas brasileiras como a participação de pesquisadores da @ufscaroficial , da @BlogsUnicamp e da @ufrnbr . As tomografias computadorizadas foram realizadas na @usponline
Sigam alguns dos outros autores nas redes: @tito_aureliano , @MarceloAF9 ! Além deles, participaram também Carolina Santa Isabel e Fresia Ricardi-Branco.
Quem tiver acesso à Folha de São Paulo, leia a maravilhosa reportagem que o @reinaldojlopes fez sobre o nosso estudo: www1.folha.uol.com.br/colunas/reinal…
Uma grande honra!
O artigo pode ser acessado aqui: sciencedirect.com/science/articl…
Para quem não consegue baixar pelo site da revista, pode ler a versão 'Pre-proof' aqui: researchgate.net/publication/34…
As artes incríveis que ilustram a nossa descoberta são do maravilhoso @hugocafasso !!!! VALEU, HUGO! 💛💛💛💛💛

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Aline Ghilardi

Aline Ghilardi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @alinemghilardi

15 Aug
Esta imagem FANTÁSTICA, mostra a escavação de três carapaças praticamente intactas de gliptodontes, um parente extinto gigante dos tatus atuais. Algumas espécies de gliptodontes chegavam a ter o tamanho de um fusca! Esses bichos viveram aprox. entre 20 mil e 11 mil anos atrás. +
A escavação da foto é na Argentina, mas esses bichos também habitaram o Brasil. Carapaças quase completas como essas também já foram encontradas por aqui, inclusive por fazendeiros, cmo foi o caso dessa descoberta da imagem! Fique de olho 🧐 e +
se encontrar algo parecido, evite mexer ou retirar e avise rapidamente um paleontólogo/a. 💛
Read 6 tweets
27 Apr
Senta, que lá vem um fio!

Hoje vou fazer um fio descontraído. Selecionei aqui, alguns dos BICHOS FÓSSEIS MAIS ESTRANHOS que a paleontologia já descobriu. São vários (rs), mas dei preferência aos q a gente já conhece razoavelmente bem, pra saber que eram realmente BIZARROS.
Então, BEHOLD:

***OS DEZ BICHOS FÓSSEIS MAIS BIZARROS*** de todos os tempos!! (de acordo com @alinemghilardi :P)

Vamos do 10º lugar ao 1º.
10º - Stethacanthus: o tubarão.... bigorna?
Esse bicho viveu durante o período Devoniano (há mais de 320 milhões de anos).
Não, ele não tem relação próxima com o tubarão martelo 👉há!). Ele pertence, na verdade, a um ramo de tubarões completamente extintos.
Read 51 tweets
11 Apr
KRAKATOA 😱🌋 - O fio

O Krakatoa está em erupção?
O Círculo de fogo do Pacífico está em atividade fora do normal?
O mundo vai acabar e vamos todos morrer?
É o "acopalipse"?
Primeiro, Krakatoa:

1) O arquipélago e o vulcão

O arquipélago de Krakatoa é atualmente é formado um pequeno conjunto de ilhas localizado entre Java e Sumatra, na Indonésia. Elas são remanescentes da fatídica erupção do vulcão Krakatoa em 1883.
O vulcão Krakatoa em si não existe mais, ele colapsou na catastrófica erupção do século XIX.
Todavia, em 1927, um novo cone vulcânico emergiu de sua caldeira, o Anak Krakatoa (o 'filho de Krakatoa', em indonésio). E é o ANAK KRAKATOA que entrou em erupção ontem (sexta, 10/03).
Read 29 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!