FALSO. "Quando o mundo estava em pânico com o Covid, o Rio tinha todos os equipamentos", disse o programa eleitoral de @MCrivella. Porém, os equipamentos médicos chegaram quando a cidade já acumulava milhares de casos e mortes pela doença.
@MCrivella 📦 Antes da chegada dos equipamentos comprados pela prefeitura, profissionais de saúde da rede municipal denunciaram à imprensa, principalmente nos primeiros meses da pandemia, a falta de EPIs (equipamento de proteção individual) para atender pacientes com Covid-19.
@MCrivella VERDADEIRO. "Temos a metade da população de São Paulo, mas a gente teve quase o mesmo número de mortes por coronavírus", disse @eduardopaes_ no horário eleitoral gratuito.
@MCrivella@eduardopaes_ ✝️ Segundo os dados mais recentes do @ibgecomunica, o Rio tem pouco mais da metade da população paulistana. Em São Paulo, eram 13.283 óbitos pela doença até domingo (18). A capital fluminense tinha 11.655 mortes decorrentes da Covid-19.
@MCrivella@eduardopaes_@ibgecomunica IMPRECISO. "Nós temos 300 mil pessoas na fila esperando uma consulta", disse @dasilvabenedita no horário eleitoral gratuito. A petista comete uma imprecisão ao subestimar o número real da fila do Sisreg no Rio.
@MCrivella@eduardopaes_@ibgecomunica@dasilvabenedita 🗒 A lista de espera do Sisreg, sistema da prefeitura do Rio que controla as listas de espera para serviços de saúde na rede municipal carioca, tinha 361.971 pedidos para a realização de consultas e exames na semana passada, quando a propaganda foi exibida na TV.
@MCrivella@eduardopaes_@ibgecomunica@dasilvabenedita VERDADEIRO. "Há muito tempo, esses esquemas [de desvio de verbas na Saúde] também acontecem na prefeitura", disse @delmartharocha na TV. Ela não especificou o esquema, mas é fato que hoje a Saúde do Rio está sob investigações e denúncias.
@MCrivella@eduardopaes_@ibgecomunica@dasilvabenedita@delmartharocha 🚔 Em julho, por exemplo, após pedido do Ministério Público do Rio, a Justiça ordenou a prisão preventiva de suspeitos de envolvimento em um esquema de desvio de verbas pagas pela prefeitura à organização social Iabas.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
💉 Desde o início da pandemia, checamos 20 alegações falsas sobre vacinas contra Covid-19, de brechas inexistentes para burlar a obrigatoriedade às teorias conspiratórias envolvendo a China e a tecnologia 5G.
A seguir, mostramos algumas das checagens mais populares até agora.
👪 Por mais que não existam punições severas, a obrigatoriedade da vacina está, sim, prevista na lei. Assim como no caso do voto, ninguém vai na casa das pessoas obrigá-las a vacinar, mas há sanções, como para os pais que não completarem o calendário de crianças e adolescentes.
NO AR. Após banimentos, Facebook em português ainda tem ao menos 95 páginas e grupos ativos que divulgaram conspirações QAnon. aosfatos.org/noticias/mesmo…
O Facebook baniu milhares de páginas QAnon de sua plataforma, mas ao menos 95 páginas e grupos em português que publicaram algum conteúdo do movimento conspiratório nos últimos cinco meses seguem na ativa na rede. A maioria (56%) é simpática a Jair Bolsonaro e de direita.
A maior parte — 78 ou 82% — é de grupos públicos, em que qualquer um pode entrar e comentar. O maior deles, Aliança Pelo Brasil, tem cerca de 644 mil integrantes. Os outros 17 endereços da lista são de páginas ou perfis pessoais: desses, o mais popular é o de Olavo de Carvalho.
FALSO. "Os moradores de rua são mais resistentes à Covid-19", disse @celsorussomanno nesta terça-feira (13). Dados indicam que a mortalidade pela doença entre moradores de rua é superior à média da capital paulista.
@celsorussomanno ✝️ Segundo o @iqciencia, cálculos apontam que a taxa de mortalidade entre quem está em situação de rua era de 164,31 por 100 mil habitantes em setembro. Já a taxa na cidade de São Paulo como um todo era de 162,33 por 100 mil no mesmo período.
📡 Um levantamento do Radar Aos Fatos identificou que ao menos 2.000 publicações que circularam no Twitter e no WhatsApp na última semana questionaram a credibilidade das urnas eletrônicas. Várias delas reciclam peças de desinformação surgidas nas eleições de 2018.
🗳 A análise identificou três peças de desinformação mais populares:
1️⃣ Urnas foram fraudadas e Bolsonaro venceu no 1º turno em 2018;
2️⃣ Só Brasil, Cuba e Venezuela usam urnas eletrônicas;
3️⃣ STF decidiu que o voto impresso é inconstitucional.
AO VIVO. Estamos checando as afirmações dos candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro no #DebateNaBand. Siga os destaques no fio ou leia todas as atualizações aqui 👇🏽 aosfatos.org/noticias/checa…
@MCrivella 🚌 Outras capitais têm passagens mais baratas. Em Campo Grande (MS), a tarifa é de R$ 3,95, de acordo com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito. Já em Recife (PE), a passagem custa R$ 3,45, segundo o governo de Pernambuco.
AO VIVO. Estamos checando as declarações dos candidatos à Prefeitura de São Paulo no #DebateNaBand. Siga os destaques no fio ou leia todas as atualizações aqui 👇🏽 aosfatos.org/noticias/checa…
À época da votação do projeto de lei na Câmara, em maio de 2010, @celsorussomanno, então deputado federal pelo PP, votou a favor da criação da lei, assim como outros 387 parlamentares.