1. No dia 23/03/2019, um grupo de sócios c identidade sobre formas de gerir o Bahia no seu processo de reconstrução resolveu lançar a Convergência Tricolor. O ponto de partida foi colaborar de forma propositiva divulgando um manifesto com os princípios mais relevantes do grupo.
2. Nossa democracia é recente e há mt por fazer. Entendemos q sua relevância se desenvolve a partir da relação entre uma gestão eleita e os sócios. É objetivo nosso c/ grupo reforçar esses laços e proteger essa relação. Entendemos q isso é fundamental p o sucesso do time em campo
3. Hj temos a gestão do Clube nas mãos dos seus sócios. O Bahia é da torcida. O q antes era apenas amor e doação, após 2013 é uma relação q precisa ser programática, objetiva e racional. Só assim teremos resultados em campo. Trata-se de processo dinâmico e q segue em construção.
4. Surgimos no contexto de uma necessidade de construir pontes, ser responsável e gerar conteúdos q busquem aprimorar a gestão como forma de projetar o futuro do Bahia, compreendendo o destino das suas ações como indissociável desta missão.
5. A Convergência surge em favor das ações afirmativas, da inclusão dos sócios e torcedores, da formação de quadros e da profissionalização da gestão. Entendemos ser dever nosso contribuir para a estabilidade institucional do Bahia, especialmente nos momentos difíceis.
6. Acreditamos ser possível um futebol brasileiro pensado fora do monopólio e dos privilégios de instituições localizadas no centro-sul do país, ser possível quebrar paradigmas, ser competitivo e vencedor, criando condições p ampliar nosso patrimônio c gestões modernas/eficientes
7.Aprofundar a democracia atualmente é passar por outras questões diretamente relacionadas com a cultura desportiva e de importância social, como lutar pelo fortalecimento da justiça desportiva, do aprimoramento da gestão profissional do futebol, a defesa da ética, (segue)...
8. (..)da igualdade e competitividade justa entre os clubes, o combate a tda forma de preconceito e discriminação, do racismo e do elitismo no futebol, a participação do público feminino e tdo um conjunto de questões cujo enfrentamento coloca o futebol c signo da cultura nacional
9. Por outro lado, acreditamos no trabalho solidário e coletivo e reconhecemos a contribuição de tds q se esforçam e prestam serviços ao club, mesmo q n integrem o grupo. Tb daqueles q n são sócios. Priorizamos o diálogo c tds os grupos q compõem o tecido político/social do Bahia
10. Somos um grupo plural e democrático, cujas decisões coletivas se sobrepõem sempre sobre eventuais ações individuais, p mais bem intencionadas q sejam. Desburocratizamos instâncias, descentralizamos ações. Nosso grupo n tem dono, temos lideranças difusas e um coletivo forte.
11. Defendemos o fortalecimento das embaixadas e uma atuação propositiva c condição p a interlocução política. A valorização da juventude e a ampliação da participação feminina devem ser o fio condutor dos nossos propósitos, pois de sua qualificação depende o futuro do Clube.
12. Se vc quiser entender mais nossas ideias, premissas e projetos para o Clube, acesse o Manifesto lançado na fundação do nosso grupo no dia 23/03/2019 drive.google.com/file/d/16Jnjuc…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O @ECBahia que nós, da Convergência Tricolor, queremos é Clube que se preocupa e que pensa a responsabilidade social da instituição. E nos orgulhamos de contribuir com a gestão de @gcbellintani e @ferrazvitor nesses avanços!
Uma dessas conquistas foi a concretização da parceria do clube com a Secretaria Estadual de Política para as Mulheres (SPM) na campanha “Respeita as Mina”.
Nossos Conselheiros Leonardo Dantas e Wagner Telles, que também integram o Núcleo de Ações Afirmativas do Bahia, estiveram ao lado do Clube nos diálogos com a SPM em busca de parcerias e ações educacionais de combate ao machismo.
A melhor forma de comprovar a razão do Bahia ter soltado uma nota oficial apontando "herança maldita" esta semana é visitando a seção transparência do site oficial do Clube. esporteclubebahia.com.br/o-clube/transp…
Nela, qualquer torcedor (ou interessado) - não é exclusiva p sócios - consegue visualizar o primeiro parecer da auditoria independente realizada no clube, de abril de 2014, cerca de 6 meses após a intervenção judicial e referente aos anos de 2012 e 2013. esporteclubebahia.com.br/wp-content/upl…
Este parecer deixa muito claro a forma que o Clube era administrado, sem registros contábeis ou comprovantes de pagamentos de obrigações e serviços, de inexistência de nenhum tipo de controle mínimo administrativo. Uma dívida tributária milionária.
É importante que o Clube trate deste tema c muita transparência como tem sido feito registrando fatos e dando cara, número e valores às ilegalidades cometidas nos tempos sombrios. É importante q todo tricolor não esqueça jamais como chegamos aqui.
Para q se tenha ideia do q significa 21 milhões p o Bahia hj e considerando o orçamento realizado em 2019: corresponde a 25% do q recebemos da TV e é + do q toda receita do Clube em patrocínios e publicidade (q foi de 16mi). Equivale a 12% de toda a receita do Clube (de 189 mi).
Corresponde, ainda, a quase 50% da receita do Bahia c venda de jogadores em 2019 e 28% de tda receita oriunda do programa de sócios, PPV e bilheteria dos jogos (de 73mi). No plano da despesa, corresponde a 16% de todo o custo do futebol do Clube em 2019.
Considerando o debate ativo nos meios de comunicação acerca de um possível retorno do futebol em campo, a Convergência Tricolor, por meio da presente nota, roga cautela e bom senso por parte de todos os atores envolvidos na tomada de decisão (...)
– CBF, Federações, Clubes, Representante de atletas e árbitros, patrocinadores, empresas detentores dos direitos de transmissão – e, em especial, o Esporte Clube Bahia, instituição que integramos o quadro de sócios, e que vem mantendo uma postura muito responsável e cautelosa.