Num momento onde o futebol tem sido definido pelo bom "pressing" e marcações mais altas, você acha que o seu clube está forte neste quesito?
Com os números do @Wyscout, fomos atrás do PPDA (Pass per Defensive Action) das 20 equipes do @Brasileirao.
Curioso? Segue o fio.
Não entendeu o PPDA? Na tradução, significa: "Passes por Ação Defensiva". Quantos passes a equipe deixa o adversário realizar antes de um movimento defensivo (interceptação, desarme, dividida, falta, etc). Os primeiros 40% do campo são desconsiderados. Quando menor, melhor.
Bem, hora de conhecer as cinco equipes com melhor PPDA do @Brasileirao 2020. Curiosamente, temos os três primeiros colocados da competição no topo no ranking:
Atlético Mineiro: 7.04
Flamengo: 8.4
Athletico Paranaense: 8.62
Internacional: 9.07
São Paulo: 9.38
Estar na liderança deste ranking garante que a equipe irá bem no @Brasileirao ou qualquer outra competição? Não. Podemos observar dois extremos: o Athletico é o 4º colocado, mas não consegue pontuar por N motivos; enquanto o Fortaleza é o 20º e faz um torneio interessante.
Entretanto, é curioso perceber que o futebol hoje "pede" um uma boa pressão. Se pegarmos a Libertadores 2019 como exemplo, River Plate (5.34) e Flamengo (8.32) estiverem no alto do ranking de PPDA. O mesmo no Brasileirão 2019 com Flamengo (7.88), Santos (8.56) e CAP (8.74).
Futebol, riscos, marcação alta e pressing são palavras que têm andado juntas há algumas temporadas. Você considera uma tendência, um coincidência ou um dos tantos ciclos da história do futebol?
Fim da thread.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Em 2020, teremos ao final de cada rodada do @Brasileirao
— e quando o @Wyscout liberar os dados — mapas de passe, posicionamento médio, finalização e xG das partidas. Então, confere o material produzido pelo @GabrielGMG16.
Segue o fio. 👇🏽🧶
São Januário 1 x 2 Corinthians - São Januário
O @VascodaGama dominou a posse (63%) e teve boas oportunidades (xG 2.8), mas não conseguiu entregar. No lado do @Corinthians, apenas 4 finalizações no gol, porém com qualidade (xG 2.2). Curiosamente, o gol acaba saindo de um desvio.
Red Bull Bragantino 2 x 0 Goiás - Nabi Abi Chedid
O @RedBullBraga se consolida num 4-2-3-1/4-4-2 com Claudinho junto de Ytalo, força nas laterais e Artur buscando 1x1 na direita. O @goiasoficial criou poucas oportunidades, buscou inversão dos pontas, mas não conseguiu agredir.
A UEFA lançou o "Technical Report" da Champions League 2019/20. O documento possui mais de 100 páginas sobre as equipes, estatísticas, dados, entrevista e muito mais sobre a competição que teve o Bayern campeão.
Dentre o conteúdo, separamos 3 itens interessantes. Segue o fio. 🧶
1. São quatro temporadas onde o número de gols em bola parada tem diminuído. Dos 75 em 16/17 até os 48 em 19/20. Em compensação, o número de gols em "open plays", as jogadas trabalhadas, aumento em 35 da temporada 18/19 para 19/20.
2. A era do pressing? Nas 119 partidas disputadas, foram 1.148 roubadas de bola em campo rival. Destas, 217 terminaram em finalizações e 30 viraram gols.
Além do mais, o PPDA (Passes Per Defensive Action) temos Ajax, Bayern, Liverpool, City e Atalanta como líderes do quesito.
Thiago Alcântara não terá seu contrato renovado pelo @FCBayern e, por isso, os bávaros estão dispostos a negociá-lo. O @LFC surge como principal candidato. Como ele poderia encaixar na equipe de Jürgen Klopp? Através dos números, vamos buscar entender.
Segue o fio.
Atenção: antes de começar, é preciso esclarecer que os dados foram retirados do @Wyscout e levam em conta as temporadas 18/19 e 19/20.
Thiago atua em todas as posições centrais. Pode jogar nas três faixas do meio de campo e consegue também atuar pelos dois lados e pelo zona central. Seu mapa de calor mostra bem sua versatilidade ao longo das duas últimas temporada.
O acordo entre Barcelona e Juventus pela troca de Arthur Melo e Miralem Pjanic está cada vez mais próximo. Por isso, o @FootureFC resolveu comparar os jogadores e refletir sobre como espanhóis e italianos podem aproveitar a troca.
Segue o fio 🧶
Atenção: antes de começar, é preciso esclarecer que os dados foram retirados do @Wyscout e levam em conta as temporadas 18/19 e 19/20. Nesta análise, não comparamos questões como idade e valores, somente aspectos do campo.
Em primeiro lugar, vamos começar falando sobre o posicionamento dos jogadores.
Barcelona e Juventus, geralmente, jogam com uma trinca de meio campistas no 4-3-3. Pjanic costuma ser o elemento central e mais recuado, enquanto Arthur é o jogador da esquerda, à frente de Busquets.
No último final de semana, mais uma Superliga Argentina foi definida. Na temporada 2019/2020, o Boca Juniors fez a alegria de seu povo e levantou a taça.
Trazendo os principais destaques do torneio, @dimibarcellos_ escala a seleção ideal do campeonato nesta edição. Segue o fio!
GOL: Esteban Andrada - Boca Juniors
Não apenas o melhor goleiro, como também o melhor jogador desta Superliga. Sua meta foi vazada apenas 8 vezes em 23 jogos. Além disto, quebrou o recorde histórico do Boca ao ficar 1128 minutos sem sofrer gols. Temporada fenomenal.
LD: Fernando Torrent - Arsenal
Se o Arsenal chegou a brigar no alto da tabela nesta Superliga, muito se deve a Torrent. Pela direita, foi o lateral com mais passes decisivos (26), o 3º com mais desarmes (57), além de somar 3 assistências e um gol.
Em busca de um novo treinador, o Internacional tenta a contratação do argentino que comanda o Racing. Quais são as principais ideias de “Chacho” e sua plataforma preferida?
Segue o fio.
O 4-1-3-2 é um esquema do qual Coudet não abre mão. Em qualquer uma das equipes que treinou, utilizou este modelo. As palavras de ordem para o treinador são: intensidade e pressão.
Coudet não é um técnico que, necessariamente, gosta de sair jogando pelo chão. Não se importa em dar poucos passes para chegar até o gol adversário. Por isso, o seu “primeiro volante” precisa ter um bom passe e capacidade para inverter o jogo se necessário.