Com toda a polêmica do Guaraná Jesus, que é cor-de-rosa e foi criado por um comunista lá no Maranhão, trouxe de volta esse mimo: o refrigerante vermelhinho de framboesa que foi criado por um anarquista aqui no Paraná, na minha cidade. Aliás, essa é a história que vou contar agora
Giovanni Rossi, um anarquista estudioso de comunidades experimentais italiano, decidiu um dia de 1889 que ia pro Uruguai montar uma comuna anárquica. E essa decisão tem TUDO a ver com esse refrigerante que a gente manda de mimo pra vocês de todos os cantos do Brasil.
Giovanni chegou com 40 a 50 famílias no Rio e acabou ficando aqui pelo Brasil mesmo. Tem gente que diz que a viagem pro Uruguai flopou porque tava tendo deposição de presidente lá, outros dizem que deu uma puta caganeira em todo mundo no navio tornando impossível seguir a viagem.
Uma outra versão diz que o Rossi conhecia o maestro Carlos Gomes, que ficava hospedado em Milão na casa de um parente e ouviu a maior propaganda do Brasil... foi a VOZ DO BRASIL quase que literalmente kkkkkk*
*Gomes é autor da ópera O Guarani que é a música da Voz do Brasil
Pausa pra quem quiser ouvir a música da voz do Brasil TAN TAN TANTANTAN TAM TANTANTAN TAN TAN TAN TANTANTATNAYATWHGWA TAN
Rossi escrevia para vários jornais anarquistas e inclusive mandava notícias sobre a colônia para eles. Essa foi a carta que mandou falando do grupo para o francês Le Révolte:
O grupo acabou desembarcando no Porto de Paranaguá. Compraram 300 alqueires onde hoje é a cidade de Palmeira, no Paraná. Existem muitas colônias aqui, terras que foram vendidas pela Inspetoria de Terra e Colonização a preço baixo pra imigrantes majoritariamente europeus.
Existe uma outra versão que diz que Dom Pedro II, que era amigão do Carlos Gomes, adorou a ideia e deu as terras de presente pro Rossi fazer o experimento, só que em novembro de 1989 foi proclamada a república e eles precisaram pagar pelas terras. Bom, eu sei lá.
Eles precisaram fazer tudo do zero: a terraplenagem do terreno, construir um barracão, as casas, providenciar ferramentas. A colônia chegou a ter 200 pessoas vivendo lá dividindo os meios de produção, alimentação, colheita e... os contatinhos. Pois é, rolava poliamor na colônia.
Só que a colônia Cecília ficava do lado de outra colônia de imigrantes poloneses extremamente católicos. Sabe quando de 2 em 2 meses rola treta na timeline sobre poliamor? Então, isso acontecia lá em Palmeira também.
Além disso, os anarquistas eram ateus... fora a barreira do idioma, pra ajudar. Isso prejudicava a capacidade da colônia de fazer transações comerciais com a comunidade vizinha.
E lá na colônia tinha problemas internos, também.
Muitos dos moradores eram operários, intelectuais... nunca pegaram numa enxada e carpiram um lote na vida. Pareciam o tuiteiro médio. Então a produtividade da colônia era baixa. Rolou falta de comida, desnutrição e consequentemente, doenças. A galera começou a ir embora.
Em 1893, a colônia Cecília acabou de vez. Uns dizem que foi porque o poliamor dava muita treta interna, outros dizem que todo o dinheiro deles ficava numa caixinha... que por sua vez foi roubada por um espanhol, impossibilitando financeiramente a continuidade da colônia.
Desanimados, já que em 1892 tinham tido sua melhor colheita e foram roubados, muitos dos principais membros da colônia foram embora. O tiro de misericórdia foi dado pela revolução federalista, que destruiu boa parte da estrutura física da colônia, que precisaria ser reconstruída.
Independente do motivo, intelectuais, médicos, agricultores e operários foram para Curitiba e São Paulo, agregando pensamento revolucionário nas camadas trabalhadoras do Brasil, movimento que deu origem à Federação Operária do Paraná em 1906 e à Greve Geral de 1917 em São Paulo.
Ah, ainda na linha do poliamor, curiosamente o autor de Dona Flor e seus Dois Maridos, Jorge Amado, era casado com uma ~~neta dos anarquistas que não conseguiram matar~~, Zélia Gattai, que até escreveu um livro sobre a colônia Cecília e seus avós: Anarquistas, graças a Deus.
O terreno da colônia foi comprado por uma das famílias que moravam lá, que é proprietária da terra até hoje. Com medo da terra ser desapropriada pelo governo pra fazer um parque ou museu, eles destruíram todos os resquícios físicos da colônia, que virou plantação de soja.
Existe, em algum canto, vários mortos da colônia enterrados sob a soja, inclusive sete crianças que morreram de uma epidemia de crupe, já que os ateus não podiam ser enterrados no cemitério católico da comunidade de Palmeira. Esse é chamado de “cemitério dos renegados”.
Entre as pessoas que vieram da Itália para a colônia Cecília estava Egízio Cini. Em 1899, após a dissolução da colônia, ele escrevia um jornal anarquista em Curitiba. Junto com um amigo, Carlos Celli, começou a produzir cerveja (birra) e água com gás em 1904.
Hugo Cini, filho de Egízio e Aldina, a quem conheceu na Cecília, começou a ajudar a diferenciar as bebidas, fazendo versões com sabor como a gengibirra (ginger ale), que é uma bebida gasosa com sabor de gengibre que hoje é patrimônio imaterial da cidade de Palmeira.
Com o sucesso da empreitada, foi aberta em São José dos Pinhais a cervejaria Esperança, que tinha um primor técnico na produção de bebidas carbonatadas artesanais. Depois Hugo Cini passa a ser dono de toda a empresa, que vira a Cini, como conhecemos atualmente.
Gengibirra, Cini Framboesa, Wimk, Cini Abacaxi são clássicos da infância de quem cresceu em Curitiba e região há mais de 115 anos. Quando a gente manda esse refrizinho de brinde, na verdade está te chamando pra tomar um gole de gasosa gelada e fazer parte dessa história.
Qual a regra pra receber o refrizinho Cini?

Pois eh rapaziada apesar da temática e da sincera simpatia isso não é uma anarquia existe uma regra que é comprar 2 brusinhas e levar o refrizinho de brinde 🤝

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Brusinhas

Brusinhas Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @usebrusinhas

15 Oct
Em 1987, uma multidão de gremistas e colorados lotou o saguão do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, pra recepcionar com entusiasmo uma pequena comitiva de quarto reservas do Grêmio que estavam voltando da Suíça. O motivo mostra como o Brasil tem orgulho do seu machismo.
O Grêmio era pela terceira vez consecutiva campeão gaúcho. Próximo passo: cruzar o Atlântico em excursão para a Philips Cup, na cidade de Berna, Suíça. De cara, o Grêmio venceu o Benfica, de Portugal, impressionando pelo segundo ano seguido a garota Sandra Pfäffi, de 13 anos.
Como no ano anterior, Sandra decidiu visitar a delegação do Grêmio que estava hospedada no Hotel Metropole. Acabou batendo de forma aleatória no quarto 204. Foi atendida. Lutando contra a barreira do idioma, tentou comunicar que gostaria de ganhar uma camiseta como souvenir.
Read 25 tweets
14 Oct
No Instagram uma guria plagiou a gente, copiou a logo e mudou o nome da loja dela de Closet da Valentina para Brusinhas. Na época ela tinha uns 20 mil seguidores. Ela compra seguidores e hoje em dia está com mais de 100 mil. Nós estamos a processando e ela alega que tem mais +
seguidores que a gente, por isso é a quem tem direito ao nome da marca.
Então além de uma questão do ego, também é uma técnica pra enganar o público e tentar trazer legitimidade pra uma fraude.
Read 5 tweets
14 Oct
Existe um grupo no Whats que é de proprietários da EPSON F2000, a máquina que a gente usa pra estampar camisetas.

Há 1 mês e meio não tem suprimento de tratamento de camiseta à venda no Brasil pra produzir. Além de não ter tecido, não tem como estampar.
Por sorte, temos aqui na firma Brusinhas um considerável estoque de primer que fiz num surto meu há 3 meses e tô conseguindo ajudar a galera de Curitiba que tá sem. Infelizmente acaba daqui 2 meses, se não tiver reposição.
ser surtada é ótimo
Read 4 tweets
24 Sep
Impressionante a quantidade de pessoas que tá passando por problemas com a situação do dólar altíssimo, falta de material pra trabalhar ou, quando tem, a preços ou prazos absurdos. São tempos que, quando passarem, vamos contar pros nossos filhos como sombrios.
Só quero deixar minha palavra de apoio e afeto pra todo mundo que só quer... trabalhar, sabe? Sem o mínimo de estrutura. Não tô falando de mega empresário, não. Tô falando de micro empresa e MEI, trabalhador que vai perder emprego. Esses são os que realmente precisam de apoio.
A gente pode ser anarquista comunista socialista, o que for... pode me xingar por eu ser uma empresa e lucrar através do consumismo etc e eu até concordo com você, por mim a gente tava tudo plantando no meio do mato e dividindo o que colheu, mas a gente nasceu no meio disso aqui
Read 4 tweets
24 Sep
Clientes, preciso contar pra vocês uma coisa que está rolando com a produção têxtil no Brasil. Nunca, em toda nossa história, tivemos uma crise tão grande nas matérias primas do setor têxtil. Essa thread vai ser um segue o fio quase literal 🧶
As fábricas de tecido não têm fio pra produzir malha. Toda a produção nacional de fio foi vendida pra fora porque assim: se você pode vender em dólar no preço de sempre e converter em real, o lucro é muito maior. Por isso, falta tanto algodão quanto fio no mercado.
Isso tá rolando faz um tempo já, mas acredito que a coisa vai ficar terrível daqui pra frente, viu? Acabou o estoque das empresas fornecedoras. Temos um belo estoque aqui, mas ele tá acabando. Muito material está atrasando DEMAIS, demais mesmo. Um pedido meu de julho chegou hoje.
Read 25 tweets
17 Sep
clientes estou meio sumida
nem dei feliz dia dos clientes pra vcs

é q eu to doente
e tbm com mtos problemas pra resolver

saudade viu
vcs são td

feliz dia dos clientes <33 sem vcs n somos nada*

*ᵐᵉⁿᵒˢ ᵃ ᶜˡᶦᵉⁿᵗᵉ ᵈᵒ ᶜʰᵉᶦʳᵒ ᵈᵉ ˢᵘᵛᵃᶜᵒ
obrigada pelo apoio que vcs sempre dão, aquela curtida, a comprinha seja de uma brusinha do cliente pobre ou cliente rica que compra 13 brusinhas no boleto, até a cliente que compra no boleto e não paga gerando ilusão de compra em mim obrigada
queria fazer uma promoção pra vcs de dia do cliente mas não tem como infelizmente não temos água nem tecido suficiente pra poder fazer isso mas assim que for possível vamos fazer algo bem show e especial pra vcs <3
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!