#COVID19PT Fala-se muito na gradual politização da pandemia, de colocar a política - e o jogo político - acima da saúde pública e da ciência. Vão-se dividindo as opiniões, segundo as diversas correntes ideológicas, e as diferenças, dizem, são muitas. 1/n
O Governo, que mostrou clareza e uma postura pragmática e eficaz na primeira fase, dá agora uma imagem de fragilidade, e confusão, com mais excepções que regras, e com regras contraditórias com a mensagem que se quer passar.
A oposição nada mais faz do que reagir às regras e às políticas seguidas. Andei à procura e não encontrei, em nenhum site de nenhum partido, um programa alternativo para esta fase, que é mais crítica que a anterior.
Não encontrei um único documento que me indicasse que soluções têm para a pandemia, nos seus mais diversos aspectos: saúde, ciência, assistêncai social, economia, emprego, e educação.
São assim treinadores de bancada, sem qualquer solução real que não seja "ASSIM NÃO, pá!"
Alguns podem defender que tudo é política, que tudo se resume à política, ao jogo político, à vitória política.
Eu não concordo nada com isso, e não me tentem convencer do contrário.
Enquanto cidadão esperava mais, e continuo a esperar mais: por mais dados, por mais medidas sem excepções, por mais coerência na mensagem, por mais ciência na comunicação.
Andando a acompanhar este tema desde 28 de Janeiro, não sou nenhum perito, mas sei que ter mais informação não cria estigmas, cria sim cidadãos mais informados e mata rumores.
Sei que neste momento é importante saber, diariamente, como está a pandemia a evoluír nos diferentes concelhos, como estamos diariamente de ocupação de enfermaria e UCI, quantos óbitos estavam em UCI, enfermaria, ou em casa.
Esta informação existe, e deveria ser pública. Se não existem recursos próprios arranjem-se os recursos próprios, e não se faça outsourcing de dados tão sensíveis.
Sei também que é preciso, mais do que comunicar mais, responder às dúvidas legítimas das pessoas. As contas nas redes sociais não servem apenas para fazer propaganda, mas sim como mais um canal de contacto com o cidadão. Não saber isto, é não saber nada.
Sei também que o pior ainda está para vir, e a sensação que tenho é que não estamos preparados. Sem consensos,
e sem exigência baseada na ciência e na saúde pública, não vamos conseguir superar esta pandemia social e economicamente.
Não podemos deixar de exigir mais de quem tem o poder de tomar decisões, mas não devemos - na minha opinião - dar voz aos que apenas criticam para obterem vantagem política, com a vida de todos nós.
Já hoje instituições de ensino universitário recusaram liminarmente seguir as orientações do governo para o teletrabalho, escudando-se nas orientações do governo para o ensino.
Depende de todos nós conter a #COVID19PT, mas este nós deveria ser mesmo todos nós, à semelhança do que acontece noutros países, onde politicos no ativo já tiveram que se demitir por não cumprir as mesmas regras a que os cidadãos são obrigados.
A mensagem, e o exemplo, têm que vir de cima. Não se excepcionem, sejam um de nós, mostrem que quando dizem que todos temos que fazer a nossa parte para combater a pandemia, estão a falar a sério e estão mesmo a falar sobre todos nós, como comunidade.
Espero que amanhã, quando forem recebidos por Marcelo, que se lembrem que sem darem o exemplo, sem transparência de processos, sem colocar a ciência acima da política, isto vai correr muito mal. /

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jorge Gomes

Jorge Gomes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jmgvostpt

25 Aug
Ainda sobre os infames 7 segundos, que o @expresso divulgou ao mundo (sim, foram eles que enviaram aquilo para fora da redacção e tudo o resto é conversa)

A @SICNoticias anda a passar excertos da entrevista ao primeiro-ministro, e um dos planos deveria fazer-nos todos pensar
Nesse excerto vemos o primeiro-ministro, a cumprimentar os jornalistas, todos sorridentes, como se de um encontro de amigos se tratasse. Ali não há separação, fazem parte todos do mesmo grupo, apesar de alguém não ter recebido o memo sobre o dress code a utilizar.
Aquele ambiente de descontração, risota, e boa disposição - que nada mais nada menos é do que o nacional porreirismo em todo o seu esplendor - explica, em grande parte, o que levou Costa a referir-se como se referiu a alguns médicos.
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!