Estudo: autoanticorpos que promovem coágulos podem ajudar a explicar por que alguns pacientes com coronavírus têm aumento da coagulação nos vasos sanguíneos.
Lembrando que esses coágulos podem causar de trombose a infarto e AVC, complicações cada vez mais associadas à Covid 👇
Por causas não totalmente conhecidas, às vezes ocorrem falhas no reconhecimento do nosso sistema imune, e são produzidos os "autoanticorpos", que atacam células e tecidos do próprio corpo, causando inflamação e lesões (+)
Pesquisa com soro isolado de 172 pacientes hospitalizados com Covid-19 revelou a presença de autoanticorpos promotores de coágulos em pelo menos metade das amostras, potencialmente ajudando a explicar falhas na coagulação que têm sido identificadas em infectados com o vírus (+)
Foram medidos oito tipos de autoanticorpos antifosfolípides (aPL). A presença de pelo menos um deles na mostra também foi relacionada a uma ativação de neutrófilos (tipo de célula de defesa) aumentada, e ligada a um conjunto de sintomas de doenças associadas aos neutrófilos (+)
Essas doenças e sintomas incluíram a liberação de armadilhas extracelulares de neutrófilos (NETs), contagens de plaquetas mais altas, doença respiratória mais grave e taxas mais baixas de filtração renal.
Estudo com pesquisador da USP já havia identificado a formação dessas armadilhas, as NETs, que participam das lesões pulmonares observadas em pacientes internados, em estado grave, por essa doença (+) jornal.usp.br/ciencias/coron…
No estudo na Uni. Michigan, cientistas purificaram anticorpos de alguns dos pacientes e descobriram que eles também ativavam neutrófilos em experimentos in vitro. Quando injetados em ratos, os anticorpos também os tornam mais suscetíveis à coagulação em seus vasos sanguíneos (+)
Em que essa pesquisa pode ajudar? Sabendo desse mecanismo, os cientistas agora podem começar a estudar mais a fundo esses anticorpos em novas pesquisas que busquem uma forma de reequilibrar a coagulação em pacientes com covid-19 grave (+)
Afinal, temos visto que corrigir a coagulação nestes casos é fundamental!
Imagens: do artigo, do Jornal da USP e da Wikipedia (ilustrativas)
Bônus: um pouco mais sobre armadilhas de neutrófilos (NETs)
Descobertas num estudo de 2004, as NETs são liberadas em
resposta a estímulos como microrganismos e citocinas (substância da inflamação) e têm o papel de capturar os
microrganismos e até matá-los.
📷 EGEBLAD LAB/CSHL
No processo inflamatório, os neutrófilos se concentram e começam a formar estas estruturas como redes constituídas de
componentes intracelulares, como fibras de cromatina e proteínas (+)
A NET é tóxica para os patógenos e também para as células humanas. Em processos inflamatórios nos pulmões com muitas armadilhas ativadas, o pulmão perde elasticidade e o paciente sente dificuldade para respirar (+)
Além disso, quando essas
estruturas não são completamente eliminadas pelo organismo,
podem gerar danos à saúde, pois podem ser produzidos
anticorpos contra seus componentes (+)
Cientistas estudaram o que torna a lambida do gato tão eficiente na limpeza.
E criaram uma espécie de escova inspirada nessa maravilha da evolução chamada língua felina, impressa em 3D
Acompanhe 🧵👇
Um escaneamento 3D feito na língua de um gato doméstico, um lince, um puma, um leopardo-das-neves, um tigre e um leão revelou que cones minúsculos e afiados nas línguas dos gatos limpam profundamente seus pêlos e pele, em vez de apenas espalhar sua saliva (+)
Por uma propriedade da água chamada tensão superficial, que faz que as forças entre as moléculas de água as manterem juntas em uma gota, e também com forças adesivas que ajudam a gota a aderir à papila, as cavidades em forma de U...(+)
Eu, como outros leigos, assim 👀com o tanto de infarto e cia ao nosso redor este ano. Pode ser viés de confirmação, mas pode ser que tenham ⬆️ com a pandemia, não só pelo vírus, mas pq as pessoas deixaram de ir ao serviço de saúde acompanhar. E aí, pessoal do excesso de mortes?
TABELA: Risco de transmissão do coronavírus em diferentes situações.
Salvem essa tabela e tomem suas decisões com responsabilidade.
Sabemos que não dá para ficar em isolamento total por um ano ou mais, mas vamos diminuir os riscos?
Confio em vocês! 😷
E deem RT, por favor? Essa é bom "viralizar" 😉
Dá para dizer que 10 minutos é um tempo curto.
Quanto mais afasta disso, mais risco.
(Lembrando que a tabela foi construída juntando dados de diferentes estudos. Nada é exato aqui, mas uma média buscando uma forma didática de apresentar)
Modéstia à parte eu e o @thiagosgbr fazemos uma bela dupla quando podemos participar de eventos juntos pra falar de divulgação científica. Mas ficaremos coadjuvantes aqui por causa da outra convidada
Sonia Guimarães né gente? (não tenho nem roupa etc)
Atividade da semana do Instituto de Física de São Carlos @IFSCUSP
O evento vai ser transmitido pelo Youtube, no canal da SIFSC
Festa surpresa deixa seis com Covid e 16 da família com suspeita.
Uma das organizadoras é técnica de enfermagem: "tive vômito e muita dor, veio a diarreia, dores nas pernas muito fortes, a cabeça parecia que ia explodir, e meus familiares todos iguais".
Uma festa para idosos, feita desse jeito, todos aglomerados e sem máscara. Não dá boa coisa não, meu povo...
"A preocupação maior era meus pais, que estavam bem fracos, já sem comer e com muita dor".
Imagina você ser da área de saúde e colocar os próprios pais em risco assim
Eu não gosto de ficar apontando dedo, mas essa ideia de "venci o covid" me incomoda muito...
Primeiro que, na situação relatada tudo que a moça fez foi brincar com o risco da covid - e ainda bem que pelo menos ninguém morreu - mas sequelas não sabemos (cont.)
Quer evidência de que houve uma Era Glacial há 280 milhões de anos? Há algumas delas a cerca de uma hora de carro da cidade de São Paulo.
E de uma beleza extraordinária...
Estou falando Varvito de Itu (SP). Siga!🧵 👇
Ele é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul, fazendo parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de extensa idade glacial há 280 mi de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste do continente +
O termo varvito vem da palavra sueca 'varve', usada pelos geólogos para denominar depósitos sedimentares. Depósitos de varvito foram identificados junto com outras rochas e estruturas formadas pela ação de geleiras nas eras pré-cambriana e paleozóica +