Gostaria de começar esse texto dizendo que isso não é de jeito nenhum um ataque aos profissionais de saúde. Eles estão trabalhando em meio a esse caos que está neste país e com certeza não quero ofender de maneira alguma ninguém da área.
Mas o que eu gostaria de trazer nesse texto é um pouco do que eu estou sentindo e um tanto revoltado como foi tratado o caso da minha mãe. Sabemos que o mundo está em um tiro cego e não sabemos como lidar com o coronavírus.
Vemos as propagandas dizerem que idosos e pessoas com doenças crônicas devem ir imediatamente em caso de se ter sintomas da COVID-19. Não temos um tratamento certo isso é fato. Mas se tratado no começo pode se ter uma chance maior da pessoa estabilizar os sintomas.
Minha mãe foi ao médico quando desconfiou que estava com os sintomas e por ela estar com os sinais bons mandaram ela para casa e passaram um xarope para a tosse e febre caso desse. Ela voltou para casa e esperou depois de dois dias ela retorna ao médico.
Esse outro médico altera alguns medicamentos mas continua com o xarope. E da um remédio para dor que ela sentia nas costas. E mais uma vez ela volta para casa. No dia seguinte ela dorme quase o dia todo. Eu preocupado peço que ela volte ao médico.
Minha irmã que mora com ela e meu padrasto a levaram para a UPA e internaram ela. Mediram a oxigenação e estava baixa. Transferiram ela para o Hospital Municipal de Bela Vista. Internaram ela na UTI.
No dia seguinte o médico liga e diz que o pulmão dela esta bem comprometido, mas que estava respondendo bem aos exercícios e se continuasse poderia sair da UTI. Na mesma noite ela teve umas complicações.
Ligaram na manhã seguinte e pediram para nós comparecer no hospital. Então a médica nos deu a notícia que ela não tinha resistido ao tratamento. Tudo isso foi muito traumático. Não esperava que seria dessa forma a partida dela.
Fico pensando. Ela era grupo de risco. Não poderiam ter feito uma ressonância do pulmão muito antes de ela ter as complicações que teve? Por que a propaganda diz que tem que comparecer imediatamente se passam um xarope para tosse?
Eu sinto tanto por ter sido dessa forma. De não poder ver ela. De não poder dizer algo. Me sentir culpado por não saber de que forma ela pegou essa doença. Aqui em casa todos nos cuidávamos. Infelizmente essa resposta nunca vou ter.
No dia do reconhecimento foi o pior momento da minha vida. A minha sorte é que tinha uma psicóloga que viu meu estado e me acompanhou durante todo o percurso.
Desculpem esse desabafo. Mas é importante dizer que tem muito caso subnotificado. Casos que não são olhados tão a fundo como necessário. E pessoas só sendo atendidas quando estão morrendo. É triste demais essa perda. Mas seremos fortes.
Temos que ser. Cuidem-se. O mundo está em um momento muito triste. Minha mãe vai fazer muita falta! Muita falta mesmo. Obrigado por ler até aqui!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh