Se eleito, tudo indica que Biden governará com uma maioria republicana no Senado. É uma péssima notícia para a ala mais progressista do Partido Democrata pois haverá muito pouco espaço para propostas mais ousadas. 👇🧵
Dependendo da postura da maioria republicana, o Senado poderá bloquear grande parte das propostas do presidente. Em teoria, pode inclusive se recusar a aprovar nomeações de Biden à Suprema Corte. Poderão ser anos de paralisação e negociações lentas e frustrantes.
De fato, a grande surpresa das eleições de 2020 até agora é o desempenho ruim dos candidatos democratas ao Senado. Era esperado q venceriam em Colorado e Arizona, mas a meta era vencer tb em Iowa e Maine. Apesar da grande vantagem financeira, a estratégia democrata não deu certo.
Uma reforma mais ampla do sistema de saúde, um 'New Green Deal', ou transformar a capital Washington e o território de Porto Rico em estados -- praticamente nada disso será possível. Se Biden tentar negociar com os republicanos, tb será demonizado pela ala progressista.
Democratas que sonhavam com uma presidência transformadora de Biden precisam aceitar o fato de que eleitores republicanos podem ter punido Trump, mas pouparam aqueles que viabilizaram o projeto trumpista -- como os senadores Mitch McConnell e Lindsey Graham.
A tarefa ingrata de Biden será reinventar o centrismo, que deixou de existir faz tempo nos EUA. O democrata enfrentará a missão quase impossível de governar um país à beira da ingovernabilidade. Um país cindido ao meio em todas as instâncias de poder.
Minha análise na @revistapiaui sobre como a polarização extrema ameaça a estabilidade política nos EUA:
piaui.folha.uol.com.br/nova-secessao-…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Oliver Stuenkel 🇧🇷

Oliver Stuenkel 🇧🇷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @OliverStuenkel

8 Nov
Bolsonaro's decision not to congratulate Biden until Trump has conceded represents the dilemma the Brazilian president will face: how to establish a productive working relationship with the US president without betraying trumpism, which will seek to discredit Biden from day one.
Bolsonaro's strategy may strike observers as incoherent, but his foreign policy strategy so far has been extremely disciplined, always meant to keep his radical supporters mobilized, even if doing so comes at a tremendous economic cost to Brazil.
When he decided to attack countries such as Argentina, China, Norway, France (and multilateralism), his underlying assumption has always been that the political benefit of doing so exceeded the economic cost. He'll make that very same calculus when deciding how to deal with Biden
Read 5 tweets
3 Nov
Nas eleições americanas de hoje, comentaristas vão encarar um desafio enorme: precisam resistir ao impulso de querer apresentar interpretações prontas e análises rápidas. Como o resultado final provavelmente só sairá nos próximos dias, é preciso ter muita paciência 👇🧵
Como na maioria dos estados os votos antecipados enviados pelo correio só serão contados após a contagem daqueles submetidos presencialmente hoje, é bem possível que Trump inicialmente apareça na frente em vários estados.
Isso porque, segundo uma pesquisa da CBS News, 66% dos votos submetidos antes de hoje foram para Biden, enquanto Trump deve ganhar em torno de dois terços dos votos submetidos hoje. Os números iniciais podem estar distorcidos e gerar muita ansiedade entre os democratas.
Read 5 tweets
3 Nov
Qualquer previsão para os próximos anos depende não só de quem será o presidente dos EUA, mas também de quem controlará o Senado. Se Biden governar com uma maioria democrata no Senado, a ala progressista do partido ganhará mais influência.🧵👇
Já uma maioria republicana na casa fortaleceria a ala mais tradicional do partido, já que seria pouco provável obter aprovação do Senado para propostas mais ousadas. O mesmo vale para uma possível reeleição de Trump.
Com uma maioria democrata no Senado, restaria pouco espaço para implementar medidas relevantes. A esta altura, quase todas as pesquisas sugerem q os democratas manterão a maioria no Congresso. Five Thirty Eight estima q democratas tenham 78% de chance de obter a maioria do Senado
Read 6 tweets
2 Nov
O dia oficial das eleições americanas ainda nem aconteceu e a Suprema Corte já teve de julgar casos envolvendo o pleito em vários estados. 🧵👇
Na Carolina do Sul + Wisconsin, a decisão acabou
dificultando o voto — o q é bom para Trump. Já na Pensilvânia + Carolina do Norte, a balança virou em favor dos democratas, e o tribunal autorizou uma prorrogação de 3 e 9 dias, respectivamente, para cédulas enviadas pelo correio.
No caso da Pensilvânia, ficou decidido q a corte poderia voltar ao assunto. A maior preocupação dos democratas é q, em uma das sentenças, o juiz Kavanaugh fez referência a uma decisão controversa de 2000, quando a Corte decidiu encerrar a recontagem e declarar a vitória de G.Bush
Read 6 tweets
2 Nov
Independentemente do resultado, é provável que Trump declare vitória na noite do dia 3 ou ao longo do dia 4/11. 🧵👇
Na maioria dos estados, os votos enviados pelo correio só serão contados após a apuração daqueles que forem submetidos presencialmente.
Como eleitores democratas devem votar mais pelo correio do que republicanos, é possível que Trump apareça na liderança de alguns estados-chave logo no começo da apuração, mas que depois seja ultrapassado. Esse fenômeno é conhecido como "blue shift" ou "red mirage".
Read 4 tweets
29 Oct
Buscando reduzir sua dependência do Brasil, China começa a comprar soja da Tanzânia scmp.com/news/china/dip… via @scmpnews
Hoje, a relação do Brasil com a China é marcada por desconfiança. Uma decisão de banir a Huawei do fornecimento de equipamentos para as redes de 5G teria um péssimo impacto para a relação política e comercial, afetando em cheio a economia brasileira.
www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/1…
Neste novo cenário, sempre haverá um risco político em qualquer articulação com a potência asiática. A decisão inesperada de Bolsonaro em relação à vacina é um exemplo brutal de um fenômeno que ainda deve se repetir muitas vezes.
brasil.elpais.com/opiniao/2020-1…
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!