Há 153 anos nascia Marya Skłodowska, que mais tarde adotaria o nome Marie Curie e se tornaria uma das maiores cientistas de todos os tempos, contribuindo como poucos para os campos da física e da química.
Para celebrar, quero compartilhar minha visita ao Instituto Curie 🧪⚗️
O Instituto do Rádio, é o laboratório idealizado por Marie e Pierre Curie em Paris para pesquisar a radioatividade e suas aplicações.
Pierre morreu antes da conclusão do projeto, mas Marie dirigiu o intituto até sua morte e depois sua filha Irène.
Atualmente é possível visitar o Instituto e conhecer o lugar onde a Marie conduziu 20 anos da sua pesquisa.
Incluindo o laboratório de química, os instrumentos que ela utilizava, o seu escritório e objetos que marcaram a descoberta do rádio no início do século XX
Ao contrário do escritório que abriga os objetos originais, algumas peças do laboratório de química tiveram que ser substituídas por conta da alta radiação que permaneceu nos objetos.
Algumas vidrarias e aparelhos foram conservados e um dos jalecos que pertenceu a Marie
Nota sobre os jalecos dela que sempre eram pretos nessa época: ela preferia guardar o luto pela morte do Pierre
Outro lugar incrível é o jardim. Marie fez questão de planejar um lugar agradável para trabalhar que incluísse uma vista para um jardim
As árvores são as mesmas que ela plantou e ela sempre tomou conta do jardim com carinho :)
Mais alguns itens da exposição: relatório avaliando uma tese escrito pela Marie, a biografia que a sua filha Irene Curie escreveu e um bilhete avisando que a Marie não iria dar mais autógrafos rsrs
"Sou uma daquelas pessoas que pensam que a ciência é de uma grande beleza. Um cientista em seu laboratório não é apenas um técnico: ele é também uma criança colocada diante de fenômenos naturais que o impressionam como contos de fadas."
Marie Curie
Marie Curie continua sendo uma enorme fonte de inspiração para meninas e mulheres que querem seguir seus sonhos e começar carreiras científicas.
Incluindo eu🙃
Tirei algumas informações do que lembrei da visita, e outras do site do Museu Curie: musee.curie.fr
Estava dando umas voltas pela internet e me deparei com uma série de ilustrações de eventos e objetos astronômicos datando do fim do séc. XIX.
Resolvi compilar tudo em uma #AstroThreadBr comparando os desenhos com imagens atuais
Segue o 🧵
Primeiro de tudo:
As ilustrações foram feitas por Étienne Léopold Trouvelot (1827 - 1895) um pintor, astrônomo e entomologista amador. Trouvelot era francês e morou um tempo nos EUA onde trabalhou fazendo ilustrações pro Harvard College Observatory.
Porém, Trouvelot é mais conhecido por ter acidentalmente introduzido uma praga trazida da França pelas florestas dos EUA (Gypsy Moth) e que causa problemas até hoje.
Só isso já daria uma boa thread, mas eu não sou dessa área. Então bora pular pra parte de astronomia😅
O espaço tem uma gama enorme de condições físicas:
🔹Temperaturas variam desde milhões de graus celsius até valores muito baixos de -263°C/10K
🔹Regiões de densidade de apenas alguns átomos por cm3
🔹Sem falar num campo de radiação extremo: raios UV, raios-X, raios cosmicos...
Nesse cenário tão hostil é um desafio entender como moléculas possam se formar ou sobreviver.
Por exemplo: temperaturas e densidades muito baixas não favorecem sua formação e em temperaturas muito altas ou com muita radiação elas são destruidas.