Estava dando umas voltas pela internet e me deparei com uma série de ilustrações de eventos e objetos astronômicos datando do fim do séc. XIX.
Resolvi compilar tudo em uma #AstroThreadBr comparando os desenhos com imagens atuais
Segue o 🧵
Primeiro de tudo:
As ilustrações foram feitas por Étienne Léopold Trouvelot (1827 - 1895) um pintor, astrônomo e entomologista amador. Trouvelot era francês e morou um tempo nos EUA onde trabalhou fazendo ilustrações pro Harvard College Observatory.
Porém, Trouvelot é mais conhecido por ter acidentalmente introduzido uma praga trazida da França pelas florestas dos EUA (Gypsy Moth) e que causa problemas até hoje.
Só isso já daria uma boa thread, mas eu não sou dessa área. Então bora pular pra parte de astronomia😅
1. Manchas solares: regiões mais escuras na superfície do Sol com temperatura reduzida, são causadas por concentrações de fluxo de campo magnético e geralmente aparecem em pares de polaridade magnética invertida.
2. Proeminências solares: estruturas enormes e brilhantes que se destacam da superfície do Sol, geralmente em forma de laço. As proeminências são ancoradas na superfície do Sol, na fotosfera, e se estendem além da Coroa solar.
3. Eclipse solar total: fenômeno que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando totalmente a sua luz numa estreita faixa terrestre.
4. Aurora boreal: é um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra e canalizadas pelo campo magnético terrestre.
5. Luz zodiacal: é um feixe de luz fraco visto no céu noturno e que se estende ao longo do plano da eclíptica. É causada pela dispersão da luz solar nas partículas de poeira que são encontradas em todo o Sistema Solar.
11. Cometas são restos da formação do sistema solar composto de poeira, rocha e gelo. A medida que orbitam mais perto do sol, aquecem e apresentam uma cauda de milhões de km.
25/26 de Junho 1881 vs 11 de Julho 2020 (Neowise C/2020 F3)
12. Chuva de Meteoros: é um evento em que um grupo de meteoros é observado irradiando de um único ponto no céu. Esses meteoros são causados pela entrada de detritos na atmosfera a velocidades muito altas.
curiosidade: Messier 13 foi selecionado para uma das primeiras mensagens de rádio dirigidas a possíveis raças inteligentes extraterrestres e enviadas pelo radiotelescópio do Observatório Arecibo (RIP)
15. A Nebulosa de Orion: faz parte de uma imensa nuvem de gás e poeira. É o berçário estelar mais próximo da Terra, e ajuda os cientistas a explorar como as estrelas se formam.
Há 153 anos nascia Marya Skłodowska, que mais tarde adotaria o nome Marie Curie e se tornaria uma das maiores cientistas de todos os tempos, contribuindo como poucos para os campos da física e da química.
Para celebrar, quero compartilhar minha visita ao Instituto Curie 🧪⚗️
O Instituto do Rádio, é o laboratório idealizado por Marie e Pierre Curie em Paris para pesquisar a radioatividade e suas aplicações.
Pierre morreu antes da conclusão do projeto, mas Marie dirigiu o intituto até sua morte e depois sua filha Irène.
Atualmente é possível visitar o Instituto e conhecer o lugar onde a Marie conduziu 20 anos da sua pesquisa.
Incluindo o laboratório de química, os instrumentos que ela utilizava, o seu escritório e objetos que marcaram a descoberta do rádio no início do século XX
O espaço tem uma gama enorme de condições físicas:
🔹Temperaturas variam desde milhões de graus celsius até valores muito baixos de -263°C/10K
🔹Regiões de densidade de apenas alguns átomos por cm3
🔹Sem falar num campo de radiação extremo: raios UV, raios-X, raios cosmicos...
Nesse cenário tão hostil é um desafio entender como moléculas possam se formar ou sobreviver.
Por exemplo: temperaturas e densidades muito baixas não favorecem sua formação e em temperaturas muito altas ou com muita radiação elas são destruidas.