Máscaras faciais são uma das ferramentas mais importantes no combate a pandemia e uma enorme variedade de estilos e modelos de máscaras de pano estão disponíveis no mercado. Dado esse contexto, como avaliar a qualidade de uma máscara?
Antes de mais nada, o ponto mais importante é o ajuste da máscara ao rosto. A máscara deve estar bem presa no rosto, minimizando a quantidade de vazamentos, especialmente pelos lados e por cima (imagem: New York Times):
Ela também deve ser confortável de forma que não seja necessário ficar mexendo nela constantemente. Além disso, o ideal é que ela não se mova nem saia do rosto quando falamos.
Apesar de mais fáceis de colocar e tirar, máscaras que prendem na orelha se tornam bastante desconfortáveis quando aplicamos uma tensão maior para deixá-las mais ajustadas, o que pode tornar seu uso desconfortável.
Uma sugestão são máscaras que prendem na cabeça ao invés das orelhas. Outra sugestão são máscaras que têm um arame na região do nariz, o que permite um melhor ajuste.
Cada pessoa tem um rosto diferente, então não existe uma máscara que funcione para todos. O ideal é que após a aquisição da máscara se teste o ajuste dela ao rosto e se verifique se não há vazamentos. Aqui um guia do @WearingIsCaring para testar vazamentos
Com relação a qualidade da máscara, é importante que ela seja tenha ao menos duas camadas mas idealmente três ou mais. Podemos seguir três regras práticas para verificar a qualidade do meio filtrante.
A primeira é olhar a máscara contra a luz. Se for possível observar a passagem da luz por entre a malha, é sinal de que a qualidade da máscara não é adequada.
A segunda regra é tentar apagar uma vela ou um fósforo usando a máscara como barreira. Se você conseguir apagar com grande facilidade é sinal de que a máscara pode não oferecer proteção adequada.
Por último, você pode borrifar um spray de água através da máscara e verificar a quantidade de gotículas que passam pela máscara. Se ela conseguir reter a maioria é sinal de que ela é de boa qualidade.
Vale ressaltar que o bom ajuste da máscara ao rosto é o ponto mais importante. Mesmo uma máscara de altíssima qualidade perde muito de sua eficiência se não estiver corretamente ajustada ao rosto.
Além disso, é preciso sempre prestar atenção para ter certeza que a máscara não está úmida. Máscaras de pano precisam ser trocadas sempre que estiverem úmidas. Já a lavagem da máscara pode ser feita de forma tradicional só com água e sabão.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Mais sobre o curso incrível da @lorenagbarberia
Aula 7: Desigualdade de Renda, Pobreza e a Nova Vulnerabilidade Social
Glauco Arbix, USP & João Paulo Veiga, USP & Rogerio Barbosa, CEM
link para assistir a aula de amanhã - 11 de novembro:
Artigos
• Nora Lustig and Valentina Pabon. The Impact of COVID-19 Lockdowns and Expanded Social Assistance on Inequality, Poverty and Mobility in Argentina, Brazil, Colombia and Mexico. ideas.repec.org/p/inq/inqwps/e…
• Rogério Barbosa, Pedro Souza e Sergei Soares. Distribuição e Renda nos Anos 2010: Uma Década Perdida Para Desigualdade e Pobreza. ipea.gov.br/portal/images/…
Thread das máscaras - O retorno (uma vez o invasor apagou e a que acabamos de postar, o twitter fez de forma incompleta).
Ainda está com dúvida que máscara usar? Segue o fio!🧶😉
Estudo publicado na revista “Physics of Fluid” avaliou a eficácia de diferentes tipos de máscaras na contenção de aerossóis, pequenas partículas muito leves que podem permanecer em suspensão por um longo período, se deslocando por longas distâncias.
Estudos apontam para a relevância da transmissão do SARS-CoV2 por gotículas, partículas maiores e + pesadas que podem ser transmitidas por via direta entre indivíduos em contato próximo e s/ máscara por tempo prolongado, e aerossóis, partículas menores q se mantêm em suspensão
Olá! Algumas pessoas vieram inbox nos perguntar sobre o vírus em visons. Fomos buscar com quem realmente entende do assunto e traduzimos para vocês essa thread incrível e elucidativa do @K_G_Andersen
Segue o fio 🧶😉
As histórias "vírus mutante de vison" têm focado muito nas mutações e não o suficiente no fato de que temos uma epidemia de COVID-19 fora d controle em visons. A decisão das autoridades dinamarquesas de abater sua população é acertada, mas não necessariamente pelas razões dadas.
As mutações específicas - 69del, Y453F, I692V, M1229I (também conhecida como "Cluster 5") - podem ou não ser funcionalmente importantes e podem ou não ter ocorrido em visons (exceto a Y453F, que parece ser uma adaptação específica à proteína ECA2 de vison).
Nossa thread dos aerossóis sumiu tbm! Ela é bem importante. Então segue esse fio e entenda como se dá a transmissão da COVID-19 (e por que você deve estar mais atento(a) ao ar do que ao álcool em gel. Vem! 🧶😉
Superfícies, gotículas, aerossol, contato direto? Máscara, álcool em gel, distanciamento físico, aglomeração, ventilação? Quais são as principais vias de transmissão do vírus que causa a COVID-19 e qual a melhor forma de se proteger? Vamos explicar um pouco nessa thread!
Toda vez que tossimos, espirramos ou falamos, emitimos partículas de diversos tamanhos: As maiores, gotículas, as menores aerossóis. Quando uma pessoa está infectada pelo Sars-CoV-2, o vírus se encontra presente nessas partículas, o que pode causar novas contaminações.
Já que o invasor apagou a gente reposta! Até pq o assunto é quente. Entenda a estrutura do SUS para compreender porque é importante defende-lo!
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um pacto social celebrado e construído através da sua promulgação na constituição de 1988. Para que o SUS chegasse à forma como temos hoje, houve muito diálogo entre trabalhadores da saúde e sociedade em como constituir um sistema de saúde (...)
que pudesse atender a mais de 100 milhões de brasileiros e promovesse saúde a todos. O SUS, porém, é muito mais que isso. No SUS se abriga uma gama de mecanismos para promoção da saúde e bem-estar dos brasileiros de modo geral.