A milícia digital anônima contra a liberdade de expressão. Tema do editorial de 12/11/2020 da @gazetadopovo (⬇ segue o fio) bit.ly/3ng5TZ1
O anonimato no qual se esconde o Sleeping Giants é uma característica particular dos linchamentos virtuais de hoje; é a arma conveniente dos covardes para estimular os justiçamentos on-line e chantagear empresas.
Essa estratégia já é um desrespeito à Constituição Federal, que, em seu artigo 5.º, IV, garante que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”
Mas ela é muito mais que uma simples ilegalidade: é uma perversidade, à medida que impede de antemão todo aquele processo de diálogo e convencimento que a boa razão exige diante das ideias das quais discordamos.
O linchador anônimo não quer ser convencido, não quer ser encontrado, não quer nem mesmo ser identificado, só quer destruir e incentivar os demais a destruir, e não aceita o “não” como resposta.
Protegido pelo anonimato, não se vê limitado por nada. O que lhe sobra em ousadia falta-lhe em caráter.
E por isso perguntamos: atitudes desse tipo merecem consideração? Nunca!
Sabemos que indivíduos e empresas vítimas do assédio e da chantagem virtuais se preocupam (e precisam se preocupar) com a imagem que mostram à sociedade
É por isso que consideramos que as empresas chantageadas também são vítimas, mesmo quando cedem
Mas ainda assim é preciso questionar: que mensagem estão passando aqueles que se submetem tão facilmente a movimentos de “cancelamento” que nada mais são que agressões escancaradas à liberdade de expressão?
Como uma empresa espera poder resistir a novas pressões infundadas no futuro quando já recua na primeira investida que sofre, legitimando uma ação anônima que desrespeita até mesmo a Constituição?
Ceder a esse tipo de movimento é estar adormecido quanto ao perigo que ele representa, é deixar as portas abertas à chantagem que nunca se cansa de pedir mais e mais, até conseguir a submissão completa.
Indivíduos e empresas precisam decidir se querem mesmo fazer parte disso ou se desejam encarar o tema da liberdade de expressão às claras, rejeitando assediadores anônimos
Assediadores que não têm a menor disposição em construir nada, contentando-se apenas com terra arrasada, pulando de alvo em alvo, até se voltarem também contra os que um dia cederam ou participaram dos linchamentos virtuais de outrora
Ou resistimos, ou sofreremos todos diante da perversidade anônima que deseja impor à sociedade uma única voz: a própria.
Leia a íntegra do editorial sobre a milícia anônima Sleeping Giants na Gazeta do Povo: gazetadopovo.com.br/opiniao/editor…
A Gazeta, um jornal centenário, não vai se render. Seguirá denunciando essa postura covarde e conta com ajuda de pessoas engajadas com a liberdade de expressão e a ética. Conheça o jornal que o Brasil precisa ler!
assinaturas.gazetadopovo.com.br/por-que-assina…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Gazeta do Povo

Gazeta do Povo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @gazetadopovo

14 Nov
A verdade sobre o @slpng_giants_pt precisa vir à tona. Decidimos fazer a nossa parte. É dos nossos seguidores e assinantes (antigos e novos) o apoio para enfrentar ataques sujos e orquestrados da milícia digital (⬇ segue o fio)
A nossa cruzada contra os achaques do @slpng_giants_pt foi com o espírito de alertar para a tática obscura da mílicia anônima bit.ly/38xFWQn
Protegido pelo anonimato e pela aura de proteção aos direitos humanos, o @slpng_giants_pt dissimula seu viés político e convence muitas empresas a aderir ao boicote, especialmente por conta do impacto que o alto número de interações provoca nos tomadores de decisão
Read 12 tweets
13 Nov
Qual o efeito do Sleeping Giants nos anunciantes? Chantagem social: empresas revelam constrangimentos causados pela milícia @slpng_giants_pt (⬇ segue o fio) gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadan…
As estratégias da milícia digital @slpng_giants_pt não se dirigem somente a grandes empresas, mas também a pequenos negócios, sobre os quais a repercussão de uma campanha massiva de tem impacto comparativamente muito maior.
Empresários que são anunciantes da @gazetadopovo contaram como a campanha de constrangimento público tem provocado receio em relação aos seus negócios.
Read 7 tweets
13 Nov
Acompanhe as últimas pesquisas das #Eleições2020 na Gazeta do Povo: bit.ly/2F7NXz9

⬇ Siga o fio e confira os resultados divulgados nesta sexta-feira (13). ⬇
Ibope em São José dos Campos: Felício lidera com 54% dos votos válidos.

A pesquisa está registrada no TSE sob a identificação SP-09178/20520. bit.ly/3eYVQEE
Ibope em Palmas: Cinthia Ribeiro lidera com 42% dos votos válidos.

A pesquisa está registrada no TSE sob a identificação TO-00369/2020. bit.ly/2IwmrwK
Read 6 tweets
13 Nov
O senador @Sen_Oriovisto (Podemos) criticou os ataques por parte do @slpng_giants_pt e classificou-os como ataque à democracia. bit.ly/3eX3yiu
@Sen_Oriovisto @slpng_giants_pt Sleeping Giants (@@slpng_giants_pt) “fere de morte o direito de imprensa”, diz senador @EduGiraoOficial bit.ly/38JpexA
@Sen_Oriovisto @slpng_giants_pt @EduGiraoOficial Sleeping Giants (@slpng_giants_pt) “cerceia liberdades de forma velada”, diz deputado @carlosjordy bit.ly/3ly21Sw
Read 6 tweets
13 Nov
Quem é a ONG dona da plataforma que criou um site usado pelo @slpng_giants_pt (⬇ segue o fio)
A milícia @slpng_giants_pt, que pressiona grandes empresas para cancelar anúncios publicitários em veículos não alinhados à ideologia do grupo, tem no anonimato sua principal característica. Isso todo mundo já sabe, mas...
Uma rede de ativismo de esquerda chamada Nossas. org, que recebeu R$ 9,7 milhões em doações nos últimos dois anos, deixa rastro sobre a origem do movimento de boicote a veículos de imprensa.
Read 12 tweets
12 Nov
Acompanhe as últimas pesquisas das #Eleições2020 na Gazeta do Povo: bit.ly/2F7NXz9

⬇ Siga o fio e confira os resultados divulgados nesta quinta-feira (12). ⬇
Ibope em Cuiabá: Abílio e Emanuel estão tecnicamente empatados.

A pesquisa está registrada no TSE sob a identificação MT-05359/2020. bit.ly/2K4OpAv
Ibope em Aracaju: Edvaldo Nogueira lidera com 36%.

A pesquisa está registrada no TSE sob a identificação SE-05332/2020. bit.ly/3nbQYPw
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!