Em 13 de novembro de 1956, a Suprema Corte dos EUA ordenava o fim da segregação racial nos ônibus após meses de luta antissegregacionista onde lideranças negras organizaram um boicote aos ônibus de Montgomery, opondo-se à política vigente no transporte público da cidade.
Os negros representavam 3/4 dos usuários do transporte público. O boicote criou um prejuízo financeiro geral e mobilizou organizações de luta por direitos civis. Martin Luther King Jr., Ralph Abernathy e Rosa Parks são alguns dos nomes que estavam à frente do movimento histórico.
Símbolo da luta pelos direitos civis dos negros nos EUA, Rosa Parks ficou conhecida em 1º de dezembro de 1955 por recusar-se a ceder seu lugar em ônibus a um branco. Ela foi expulsa do veículo e presa. Tornando-se o estopim. Sua prisão deu início à luta antissegregacionista.
Na noite da prisão de Rosa Parks, Jo Ann Robinson, líder do "Women's Political Council", imprimiu e fez circular um panfleto em meio à comunidade negra de Montgomery, onde dizia:
Como era o sistema de segregação nos ônibus de Montgomery:
Brancos que entrassem no veículo sentavam-se na parte da frente do ônibus, preenchendo-o em direção ao fundo. Os negros deviam sentar-se no fundo, preenchendo os lugares em direção à parte frontal do veículo.
Quando os dois grupos se encontrassem e não houvesse lugares disponíveis, o negro que entrasse depois ficavam em pé. Se um outro branca entrasse, um negro que se sentasse no lugar mais à frente teria de se levantar e dar lugar ao branco.
Os negros também deveriam pagar a passagem pela porta da frente para o motorista, mas tinham que descer do ônibus e subir pelos fundos.
Acontece agora #DebateCNN, primeiro do segundo turno. Até agora os candidatos foram perguntados sobre a pandemia, os apoios que receberam e as parcerias público-privada de SP. Neste bloco candidatos fazem as perguntas.
A Mídia NINJA apoiou centenas de candidaturas e está fazendo sua parte para uma democracia mais plural. Nos últimos dois meses buscamos dar visibilidade para uma grande quantidade de novas lideranças que merecem seu voto. Confira 👇🏾
Conheça 10 candidatas feministas pra garantir o seu voto:
Rose Cipriano - Duque de Caxias (RJ) - @rosecipriano_
Professora e Ativista da Educação. Semente e fruto da luta dos trabalhadores, das mulheres e do povo preto.
Barbara Panseri - São Paulo (SP) - @PanseriBarbara
De Itaquera, ZL. Relações Internacionais pela USP e Mestra em Adm. Pública pela FGV. Trabalhou no governo Haddad e compõe o Coletivo Faz Diferença?
Erika Carmo - Manaus (AM)
Professora de filosofia pela Universidade Federal do Amazonas e Mestra em educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Amazonas.