Escrevo esta thread em homenagem à Masatoshi Koshiba (1926-2020) , Nobel de Física de 2002 e pioneiro no uso de neutrinos para o estudo de Astrofísica!
Na década de 1980 estavam na moda as chamadas "teorias de grande unificação", que em tese unificariam as forças fundamentais da Física em uma só.
Uma previsão dessas teoria é que os prótons podem decair, mas como o tempo de vida é enorme, pareceriam estáveis para nós.
Para testar essa possibilidade, Koshiba criou um experimento para tentar detectar esse decaimento.
Basicamente, consistia em um grande tanque de água (2140 toneladas) e vários detectores de luz em suas paredes.
Se um próton descaísse, liberaria um elétron mais rápido que a luz na água, isto faz com que este elétron emita a chamada "radiação Cherenkov" (luz azul na foto) que pode ser detectada pelos detectores de luz!
Para evitar interferências no experimento, ele foi instalado em uma mina abandonada no distrito de Kamioka, sendo batizado de Kamioka Nuclear Decay Experiment, ou simplesmente KamiokaNDE.
O KamiokaNDE até hoje não detectou decaimento de prótons, o que põe muitas teorias de unificação em problemas.
Nesta mesma época, Raymond Davis Jr, um Físico estadunidense, detectou neutrinos vindos do Sol, uma partícula bastante esquisita que havia sido descoberta a pouco.
Neutrinos são partículas produzidas em reações nucleares fracas e são dificílimos de detectar. Um feixe de neutrinos perde apenas metade de sua intensidade ao atravessar UM ANO-LUZ DE CHUMBO.
Koshiba percebeu que com um upgrade poderia observar neutrinos do Sol usando o KamiokaNDE.
Essa etapa ficou conhecida como KamiokaNDE II, onde NDE agora significavam Neutrino Detection Experiment.
Este experimento tinha uma vantagem em relação aos outros: conseguia dizer a direção de onde os neutrinos vinham. Assim tornou possível fazer observações das diferenças dos neutrinos vindos do Sol de manhã e de noite (que teriam que atravessar a Terra)
o KamiokaNDE confirmou o resultado de Davis, confirmando que o Sol é mantido por reações de fusão nuclear, pois emitia neutrinos.
Além disso, o KamiokaNDE foi o primeiro e único experimento a detectar neutrinos de uma supernova, a SN1987A. Nunca mais detectamos um evento assim.
Este trabalho deu a Koshiba o premio Nobel, que dividiu com Davis.
O KamiokaNDE sobre diversas atualizações e hoje é conhecido como Super-Kamiokande. Um dos alunos de Koshiba, o Takaaki Kajita, ganhou um premio Nobel com este experimento por outra descoberta em neutrinos.
Uma nova atualização conhecida como Hyper-Kamiokande está atualmente em desenolvimento.
Masatoshi Koshiba foi um dos grande pioneiros na Astrofísica de neutrinos e abriu portas para o Japão ser uma liderança nesta área!
Além disso, com o dinheiro ganho no Nobel, fundou uma instituição de apoio as ciências básicas que ajudou centenas de cientistas!
Um grande viva para este gigante da ciência.
Descanse em paz!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Como a Mec. Quântica afeta a vida das pessoas? Hoje falarei dela, a responsável por uma ENORME economia de energia no mundo e possivelmente o que permite que você leia essa thread: As lampadas LED!
Muita gente acha que mecânica quântica é algo complicado e sem aplicações no mundo real. Elas não poderiam estar mais enganadas!
Segundo o Físico Leon Lederman, 23% do PIB dos EUA dependia de contribuições da quântica em 1987 e tenho certeza que este número só aumentou!
Uma das grandes responsáveis por isto são as lampadas LED, que nos últimos anos vem substituindo as lampadas incandescentes, mas também possibilita a criação de telas de televisão e celulares!
Quem ainda tem lampadas incandescente em casa? Até senti calor em pensar nelas!
O experimento ANITA (ANtartic Impulsive Transient Antenna) é um experimento montado na Antártica para detectar neutrinos ultra energéticos de raios cósmicos atrás de ondas de rádio.
Não entendeu nada? Vamos por partes:
Quando uma partícula carregada vinda do espaço entra na nossa atmosfera, ela colide com outras partículas e isto cria um chuveiro de partículas conhecido como raio cósmico.
Coisa de ficção científica?
Nada disso! O tunelamento é algo comprovado, bem entendido e que serve até mesmo para o funcionamento de microscópios!
Bora conhecer este famoso fenômeno do mundo microscópico?👇👇👇
[O que é?]
Tunelamento é a capacidade de algumas partículas de atravessar barreiras que seriam intransponíveis do ponto de vista clássico, pois elas n teriam energia suficiente para superá-la.
Pra gente que tá acostumado com o mundo clássico parece q a partícula teletransportou
[Visão clássica]
Imagine a seguinte situação: uma bolinha é arremessada contra um bloco de gelatina. Dependendo da energia, três coisas podem acontecer.
- A bolinha bate e volta.
- A bolinha entra na gelatina e fica presa.
- A bolinha atravessa o bloco.
Por que eu não falo de pseudociência nos meus materiais de divulgação científica: Uma thread em 5 tópicos.
1. Eu acho um trabalho maravilhoso das pessoas que se dispõem a combater pseudociência, porém a DC não pode se limitar a isto.
Caso contrário, criamos um relação de dependência entre quem consome e quem produz conteúdo.
"Não funciona pq eu disse" é uma postura arrogante.
2. É muito mais fácil criar um boato do que desprová-lo. Será que queremos entrar nesta corrida?
Narrativas pseudocientíficas não são uma invenção da atualidade. Em 1920, a Listerine tava chamando mal-hálito de "halitosis" e vendendo enxaguante bucal a rodo.
Paulo Freire (1921-1997), foi um educador que defendia a educação como uma prática de liberdade.
É famoso por ter alfabetizado cerca de 300 trabalhadores rurais em apenas 45 dias. O livro "Pedagogia do oprimido" é um dos livros mais citados do mundo (77472 no google scholar)
Mario Schenberg (1914-1990), foi um físico teórico, uma de suas contribuições é o "processo Urca" que descreve a perda de energia no núcleo de uma estrela de nêutrons.
É um dos responsáveis pelo artigo que garante 0.5% da receita de SP a pesquisa, que levou a criação da FAPESP.