A forma como o Brasil cobra impostos também contribui para agravar a desigualdade racial. Siga o fio para entender! Image
A população negra hoje ganha 42,4% menos e é maioria entre desempregados (64,2%) e trabalhadores informais (47,3%), segundo o IBGE. Esses são os resultados de mais de três séculos de escravidão, que nunca foram devidamente reparados.
Hoje, metade da nossa carga tributária está em impostos sobre o consumo, aqueles que pagamos em contas de gás e luz ou ao comprar algum produto.
Esses impostos são chamados de regressivos, porque quem ganha menos acaba gastando uma parcela maior da própria renda para pagá-los. No Brasil, isso significa que a população negra está sobrecarregada com o custo dos impostos.
Em sistemas tributários mais justos, a maior parte da tributação incide sobre a renda e patrimônio. Esses impostos são chamados de progressivos, porque quem ganha mais paga mais, quem ganha menos paga menos.
Um sistema tributário mais justo é um aliado muito importante no enfrentamento ao racismo! Para saber mais, conheça a @ref_solidaria, uma iniciativa da Fenafisco e @anfipnacional.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with FENAFISCO

FENAFISCO Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @Fenafisco

16 Sep
O Brasil cobra mais impostos de quem ganha menos, enquanto privilegia multimilionários. Se a desigualdade já era alta, o cenário se agravou em 2020.
A solução está em mudanças emergenciais no sistema tributário! Image
Precisamos reduzir desigualdades e aumentar a arrecadação de recursos para políticas políticas. Confira as medidas da iniciativa “Tributar os super-ricos para reconstruir o país”
1️⃣ Tornar o Imposto de Renda mais justo: deixar de cobrar o tributo para quem ganha até cerca de R$ 2,8 mil, aumentar as taxas para quem ganha mais de R$ 23 mil por mês e retornar com a tributação de lucros e dividendos
Read 7 tweets
11 Mar
Começa agora o seminário “O papel da #ReformaTributaria na redução das desigualdades no Brasil”, evento organizado pela Fenafisco e a @OxfamBrasil na Câmara dos Deputados. Acompanhe a cobertura ao vivo aqui ⬇️
O evento está sendo transmitido ao vivo no Youtube! Para assistir, acesse:
A deputada @fernandapsol abre o evento: “A maior parte da tributação incide sobre a população mais pobre. A lógica da tributação retroalimenta a desigualdade. Isso nunca foi enfrentado com medidas profundas” #ReformaTributaria #ImpostoDigno
Read 38 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!