1/n - O preço das coisas pode ser definido pela vontade?, por Thomas Sowell

Consta que o derradeiro presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, teria perguntado para Margareth Tatcher, Primeira-Ministra da Grã-Bretanha: como vc calcula o que as pessoas vão comer?
2/n - A resposta q ouviu foi q ela não fazia isso.

Quem fazia eram os preços.

Preços são um elemento vital na determinação de quanto e onde cada recurso é utilizado, e de como os produtos elaborados chegam às mãos de milhões de pessoas.
3/n - Apesar disso, essa relevância, é raramente percebido pelo público em geral, e frequentemente negligenciada por completo pelos políticos.
4/n - Se o governo, hj, vier com um "plano" para "acesso universal" a casas de frente para o mar e estabelecer "tetos" p/ os preços q poderiam ser cobrados p/ cada uma, isso n mudaria a realidade inerente da proporção extremamente alta entre pessoas e imóveis defronte ao mar.
5/n - Preços são mensageiros levando as notícias -- às vezes, más, no caso das residências à beira-mar desejadas por muito mais gente do q aquela q podem morar ali.
6/n - Mercados orientados por preços possibilitam às pessoas sinalizar como e quanto estão dispostas a oferecer por algo, e quanto e como os outros se dispões a suprir essa demanda.
7/n - A relevância dos preços no livre mercado pode ser + bem descrita observando situação em q não se permite que os preços realizem essa função.

Durante a centralização da gestão econômica na URSS os preços não eram estabelecidos de acordo com a oferta e a demanda.
8/n - Quem estabelecia isso eram os planejadores centrais, que comandavam o envio de recursos para seus vários usos, precificados, para cima, ou para para baixo, conforme julgavam adequado.
9/n - Dois economistas soviéticos, Nikolai Shmelev e Vladimir Popov, descreveram uma situação na qual seu governo elevou o preço a ser pago por moleskins (pele de toupeira), levando caçadores a buscar vender mais delas:
10/n - "As compras estatais aumentaram, e agora todos os centros de distribuição estão repletos dessas peles. A indústria não tem condições de utilizar, e elas com frequência apodrecem nos armazéns antes q possam ser processadas. O ministro...
11/n - da Indústria já solicitou por duas vezes ao Goskomtsen (o Comitê de Preços, órgão responsável pela definição de preços) para reduzir os preços de compra, mas a 'questão não foi decidida' ainda. E isso n causa surpresa nenhuma. Seus membros estão muito ocupados...
12/n - para tomar decisões. Eles não dispõem de tempo: além de estabelecer preços para essas peles, têm de manter o monitoramento de outros 24 MILHÕES de preços."
13/n - Embora uma agência governamental possa estar sobrecarregada por administrar 24 milhões de preços, um país com mais de 100 milhões de habitante pode com muito mais facilidade monitorar aqueles preços individualmente, pois nenhuma pessoa ou empresa precisa se ocupar...
14/n - com mais que alguns relativamente poucos preços relevantes para sua tomada de decisão.

O dinheiro fala - e as pessoas escutam. As reações delas são mais rápidas do q a os planejadores centrais podem obter com todos os seus relatórios juntos.
15/n - O problema não está em q planejadores em particular cometam erros em particular, na URSS ou em outras economias planejadas.

Sejam quais forem os equívocos dos planejadores centrais, há equívocos em todos os sistemas econômicos - capitalista, socialista, etc.
16/n - O problema mais fundamental com o planejamento central (= achar q o preço é fruto da vontade) é q as tarefas q demandam têm se demonstrado demasiadas para seres humano, em quaisquer países q foram levadas a efeito.
n/n - A URSS caiu em 89 por vários motivos e um deles foi o fracasso retumbante na área econômica.

Mas, infelizmente, até hj existem pessoas q não entenderam q é inviável estabelecer preços (de coisas ou do dinheiro) com base na vontade.

Leia Sowell.

amzn.to/3pMssXi

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with thettinvestor

thettinvestor Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @twtinvest

23 Oct
1/n - Iludidos pelo Acaso (Taleb): A carta misteriosa

Vc recebe uma carta anônima no dia 2 de janeiro informando q o mercado vai subir durante o mês. Isso se comprova, mas vc n liga tanto devido ao bem conhecido efeito janeiro (historicamente, as ações sobem nesse mês).
2/n - Aí vc recebe outra carta, no dia 1º de fevereiro, dizendo q o mercado vai cair. De novo, isso se comprova. Depois vc recebe outra carta, no dia 1º de março -- a mesma história. Quando chega julho, vc está intrigado pela presciência do anônimo.
3/n - E o convida p/ investir em um fundo estrangeiro especial. Vc coloca todas as suas economias nele. Dois meses mais tarde, seu dinheiro se evaporou. Vc vai chorar no ombro do vizinho, e ele lhe diz q se lembra de ter recebido 2 dessas cartas misteriosas, mas n uma terceira.
Read 7 tweets
12 Oct
1/n - Imagine q alguém, por achar injusto q nem todos consigam viajar de avião, resolvesse construir um avião completamente diferente do q existe hj para q qualquer um pudesse voar a custo zero.
2/n - Tudo seria diferente do avião atual: não precisaria de gasolina (usaria combustível alternativo), as asas seriam modificadas, etc.

Teria um design completamente diferente das aeronaves atuais.

E o melhor: qualquer um poderia voar.
3/n - Após várias rascunhos, a geringonça fica pronta no papel. Está perfeita.

Chega a hora de construí-la.

Alguns engenheiros motivados pelo caridade se dispõem a modelar e testar em simuladores.
Read 8 tweets
26 Aug
1/n - O capitalismo está em recessão, ou na trajetória de morte final, por André Jakurski

A democracia no mundo é uma coisa recente. A democracia universal é mais recente ainda, uma coisa de menos de 100 anos.

braziljournal.com/nao-e-o-ativo-…
2/n - Antigamente, quando se falava na democracia grega, quem mandava eram os donos de terra e os mais velhos, não era a democracia pura como nós temos hoje.

E o que aconteceu com a democracia? Com a democracia vieram os políticos.
3/n - Os políticos tem que ser eleitos a cada quatro, cinco, seis anos, dependendo do país. O político tem que fazer promessas, e as promessas custam dinheiro.

Aí você começa a criar o Imposto de Renda, que não existia.
Read 10 tweets
16 Aug
1/n - Sempre gostei de política.

Foi um dos assuntos q me fez entrar para o curso de história (mas larguei após a primeira aula).

Meu irmão vendeu o carro e viajamos pelos EUA.

Eu era tão comunistinha q me recusava a comprar roupa e comer fast-food lá.

Demorou, mas acordei.
2/n - Não tinha ideias bem formadas, mas achava q a exploração capitalista capitaneada por países como os EUA era responsável pela pobreza em outras partes do mundo.

O maior gerador dessa minha ideia eram as concepções simplistas e reducionistas do marxismo raso.
3/n - Ninguém me convence de q não existe uma doutrinação, mesmo q velada, nas escolas, privadas ou públicas, pq eu vivi isso.

Nunca passei dificuldade na vida e muito por conta disso achava q a solução para o grande problema q é a pobreza começaria com o fim do capitalismo.
Read 13 tweets
11 Aug
1/n - A Enron foi nomeada pela revista Fortune como a Companhia Mais Inovadora da América durante seis anos consecutivos.

O plano de Kenneth Lay, CEO da empresa, era revolucionar o negócio global da energia. Image
2/n - Durante anos, a indústria tinha sido dominada por imensas empresas de serviço público que proviam fisicamente a energia – bombeavam o gás e geravam a eletricidade – e a vendiam para os consumidores.
3/n - A grande ideia de Lay, provida por Jeffrey K. Skilling, consultor da McKinsey, era criar uma espécie de Banco de Energia, que atuaria como intermediário entre os fornecedores e os consumidores.
Read 18 tweets
21 Jul
1/n - Jeff Bezos e sua trajetória

Em 1994, já com 30 anos, Bezos largou o emprego de vice-presidente numa empresa de Wall Street e se mudou para Seattle.

O que ele queria? Vender livros pela internet. Ele estava obcecado com essa ideia.
2/n - Em 1994 a internet era não era nada!

Somente 16 milhões de pessoas a utilizavam (em todo mundo).

O que Bezos enxergou? Uma oportunidade.
3/n - Ele começou numa casa com 3 quartos e a garagem serviu de sede da empresa.

O site, Amazon, "a primeira loja de livros virtual do mundo, estreou em julho de 1995.

As grandes livrarias ainda não tinham presença no mundo virtual nos EUA.
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!