Os filmes e documentários são excelentes recursos didáticos! A exibição deles, além de estar de acordo com a BNCC, é uma oportunidade para abordar temas que interessam a todos e todas.
Neste #DiadaConsciênciaNegra, separamos quatro títulos que vão ajudar você a discutir raça e negritude com estudantes de diferentes séries.

Siga o (🧶):

#VidasNegrasImportam #ConscienciaNegra
"Eu não sou seu negro": o documentário compara as propostas dos líderes ativistas Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King com questões raciais atuais. Ideal para conversas com alunos de ensino médio. Disponível no GloboPlay.
globoplay.globo.com/eu-nao-sou-seu…
"Amor pelo cabelo": para estudantes de todas as idades, o curta vencedor do Oscar transmite uma mensagem positiva de afeto e autoestima quando o pai da pequena Zuri se aventura a pentear seus cabelos pela primeira vez. Disponível no Youtube:
"Bino e Fino": o desenho animado sobre gêmeos que vivem na África Subsaariana é dividido em episódios disponíveis no Youtube. A dupla descobre coisas diferentes sobre o mundo, a vida e história.
"A negação do Brasil": a obra analisa o papel atribuído aos atores negros nas telenovelas, que sempre representam personagens estereotipados e negativos. Excelente para iniciar discussões sobre representatividade com alunos mais velhos.
Mas por que o racismo é assunto de escola? Leia em nosso site um excelente artigo sobre o assunto para a @Folha, escrito pela nossa equipe de comunicação: educamidia.org.br/por-que-discur…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with EducaMídia em 🏠

EducaMídia em 🏠 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @educamidia

18 Nov
O que é #racismoestrutural e como ele se manifesta nas mídias?

Fizemos um fio que explica o assunto, vem!

#ConsciênciaNegra #VidasNegrasImportam #NovembroNegro #Antirracismo
Racismo estrutural é uma expressão que explica como algumas sociedades são formadas com base em preconceitos que privilegiam certas raças.
Esses preconceitos nem sempre são visíveis. É o caso da diferença entre os salários e a escolaridade de brancos e pretos no Brasil.
Read 10 tweets
10 Oct 19
Quando compartilhamos uma informação sem saber a origem ou checar sua veracidade, podemos acabar contribuindo para comportamentos inaceitáveis, como é o racismo.

Gabriel, um fotógrafo de 17 anos, foi perseguido após espalharem fotos e áudios sobre seu comportamento "suspeito"
Disseminar boato sem sabermos a procedência pode prejudicar a vida de pessoas que nem conhecemos. É preciso pensar antes de curtir, compartilhar e comentar postagens nas redes sociais. Precisamos tirar esses comportamentos do automático JÁ!
Mesmo sem querer, podemos estar reforçando um discurso de ódio, por exemplo. Mas afinal, como definir esse tipo de discurso?

De modo geral, essas manifestações costumam incitar o ódio baseado em raça, etnia, gênero, orientação sexual ou religiosa contra alguns grupos sociais
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!