Hoje é dia de transformação, bb!
Os crustáceos fazem parte do Filo Arthropoda, e bem como todo artrópode, eles realizam ecdise ou muda, como você preferir falar.
Você já se perguntou como ele consegue crescer? Vem comigo que eu vou explicar tudinho nessa #BioThreadBr
Esse processo apresenta algumas etapas e é controlado por 2 hormônios: a ecdisona, ela vai promover a muda/ecdise, e o hormônio inibidor da muda, também conhecido como HIM.
Esse processo de muda também pode ocorrer por influência de fatores exógenos, como temperatura.
Pra começo de conversa temos que ter em mente um crustacinho com seu exoesqueleto desmineralizado, todo molinho e frágil, sem comer, ficando escondido para evitar riscos e expandindo seu tamanho por meio de água e ar, crescendo de tamanho.
Aqui é o momento em que o siri possue grande valor gastronômico, chamado de siri mole.
Depois dessa fase, o corpinho vai ficando mineralizado e ele consegue se alimentar e andar tranquilão pelo seu habitat.
Após isso, acontece a fase mais longa, na qual eles se alimentam muuuito para repor o que estava sendo ocupado por água e ar e para ficarem aptos para uma nova muda, fazendo reserva de nutrientes para conseguir ficar fortão até poder comer de novo.
Nessa mesma fase os machos adultos estão prontos para copular.
Sua próxima aventura é ficar com 2 exoesqueletos presentes, o antigo e o que está sendo formado. Lembram dos hormônios? Então, a ecdisona está ativona nessa fase e acaba estimulando a produção de muco nas glândulas epidérmicas e a linha de quebra +
a linha de quebra é o local onde o guejo vai sair do antigo exoesqueleto.
na imagem dá pra ver perfeitamente que a fêmea está com dois exoesqueletos, agora ela está molinha para que o macho consiga copular com ela, porque antes disso o gonóporo dela ta super duro e não rola sex
Algumas espécies produzem enzimas digestivas para digerir carbonato de cálcio presente no exoesqueleto antigo. Assim ele consegue se alimentar da muda pra ficar tranquilão, porque agora ele volta a ficar indefeso e escondidinho.
Na última fase, ufa, é quando acontece à saída do exoesqueleto antigo, que agora tem nome de exúvia, e é a fase mais rápida.
No vídeo vocês conseguem ver a linha de quebra por onde ele vai sair todo belezinha 🥰
Vou resumir, calma coração! (biólogos, isso sempre cai na prova 🤡)
fase A - pós muda recente: guejo fraquinho pq acabou de fazer a muda, ficam escondidos e se incham de água e ar
fase b - pós muda avançada: mineralização do exoesqueleto, ele volta a comer e dar rolê de boa
fase c - intermuda: maior fase, o que era água e ar agora é ocupado por alimento para reserva da nova muda; machos copulam nessa fase.
fase d - pré muda: 2 exoesqueletos, ecdisona ativa e linha de quebra sendo formada.
fase e -muda: tchau exoesqueleto antigo, fase mais rápida
eu espero que tenha ficado claro o suficiente à todos; fiz meu melhor 🤡
qualquer coisa vem de comentários ou de DM 🧡
Fontes:
Zoologia dos Invertebrados- Ruppert e Barnes- 6ª edição;
ARCHAMBAULT, J. A.; WENNER, E. L.; WHITAKER, J. D. Life History and Abundance of Blue Crab, Callinectes Sapidus Rathbun, at Charleston Harbor, 1990.
HARTNOLL, R. G. The occurrence, methods and significance of swimming in the Brachyura. Animal Behaviour, 1971.
KURATA, H. Studies on the age and growth of Crustacea. . Bulletin of the Hokkaido Regional Fisheries Research Laboratory, 1962.
RODRIGUES, W. C. Fatores que influenciam no desenvolvimento dos insetos. Info Insetos – Informativo dos Entomologistas do Brasil, 2004.
Brusca, R.C. & Brusca, G.J. Invertebrados, 2007.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Vocês já entenderam que aqui temos 2 crustáceos, certo?! Então, sem mais delongas, o nº3 é um crustáceo chamado Epimeria quasimodo. Tem outro crustáceo que vou falar em outra thread, calma coração!
vem com a mamãe guejo descobrir mais sobre esse nenê 👇
O E. quasimodo é um anfípode com aproximadamente 50mm de comprimento.
Quasimodo é familiar para as crianças dos anos 90 que assistiam Disney o dia todo ou para quem é cult. Lembrou?
Quasimodo é o nome que chamam o Corcunda de Notre Dame! A espécie recebeu esse nome por conta do arqueamento de seu dorso.
Em parceria com o Laboratório de Biologia de Crustáceos - UFPE e o Laboratório de Carcinologia da UFRGS, venho apresentar o camarãozinho que está muito famoso na internet devido a homenagem ao Chico Science: 𝘊𝘩𝘪𝘤𝘰𝘴𝘤𝘪𝘦𝘯𝘤𝘦𝘢 𝘱𝘦𝘳𝘯𝘢𝘮𝘣𝘶𝘤𝘦𝘯𝘤𝘪𝘴.
Segue o fio 👇
Este trabalho faz parte do projeto de pós-doutorado do Dr. Gabriel Bochini (UFPE) sob supervisão do Prof. Alexandre Almeida (UFPE), o objetivo foi fazer um levantamento das espécies de camarões em Pernambuco entre 2017 e 2019.
Foram feitas amostragens em 2 áreas, uma delas impactada pela presença do porto de Suape e uma área de preservação ambiental, a Praia de Carneiros. Foram utilizados substratos artificiais que ficavam submersos por 3 meses, estes eram colocados e retirados com mergulho autônomo.
Vocês lembram da crabpatrulha que foi fiscalizar uma aglomeração em um churrasco na Austrália? 🚨
Como prometido venho nessa #BioThreadBr falar um pouquinho desses bebês *inofensivos* 🧡
Vocês sabiam que o 𝘉𝘪𝘳𝘨𝘶𝘴 𝘭𝘢𝘵𝘳𝘰 é o maior crustáceo terrestre? 🥰
Esse guejão pertence à família Coenobitidae, é conhecido como ladrão-de-coco ou caranguejo-dos-coqueiros e mede até 1 metro de envergadura. Ele não é só a maior espécie de caranguejo, mas também é o maior artrópode terrestre!
Por mais que sejam parecidos com o Léo Stronda, eles são bem tranquilões, o que aumenta sua interação com os humaninhos.
O Birgus latro é amplamente distribuído no Pacífico Ocidental e oceanos do leste da Índia, não temos a mínima chance de ver esse bebê andando por aí :/
Ontem o sinistro @rsallesmma revogou as restrições no Conama para, simplesmente, promover o turismo em áreas de preservação. Não sei como você consegue encostar a cabeça no travesseiro a noite e dormir.
Por isso eu vou explicar as consequências desse ato repulsivo #BoiadaNão
Antes de tudo vou exemplificar o que ele fez: Salles acabou com as normas de proteção ambiental, pois segundo ele, isso atrapalha a vida dos empresários (coitados, tem tão pouco, né?!).
Ele “passou a boiada” ao retirar a proteção sobre 1,6 milhões de hectares de restingas e manguezais que eram protegidos pelo Conama, com isso ele deu passe livre para os setores: imobiliários, turístico e pesca de crustáceos. E não, o Código Florestal n gera atrito entre o Conama
Vocês sabem diferenciar entre fêmeas e machos de guejos e siris?
Nessa #BioThreadBr bem rapidinha,vou ensinar vcs, de forma simples, como saber diferenciá-los, então respira fundo (afu afu) e vem comigo!
*Como exemplo irei usar o siri azul (𝘊𝘢𝘭𝘭𝘪𝘯𝘦𝘤𝘵𝘦𝘴 𝘴𝘢𝘱𝘪𝘥𝘶𝘴)
Existem milhões de jeitos de descobrir se o guejo/siri é macho ou fêmea, podem apresentar dimorfismo sexual (quando macho e fêmea da mesma espécie são diferentes em algumas características físicas) de várias formas, +
como o tamanho da pinça (quela) e coloração, mas são interespecíficas, ou seja, depende da espécie. Entretanto todos eles apresentam uma característica em comum: o abdômen.
Ontem nos conhecemos as Cracas, mas vocês querem saber um assunto +18 sobre elas?
Nessa #PintodeBichoAwards vamos ver o maior pa*zao do Reino Animal, deixando o Kid Bengala titi e eu posso provar!
Como eu disse ontem (vou deixar o link no final da thread) as cracas são animais que não se locomovem, e devido a isso, eles tiverem que dar um jeitinho de se virarem para conseguirem reproduzir.
Então, obrigadas a se reproduzirem, as cracas desenvolveram o pênis mais longo do que qualquer animal comparado ao seu tamanho: até 8x mais comprido do que o corpo, rs – assim elas conseguem encontrar e vertilizar vizinhos distantes.