João Campos faz sua apresentação dizendo que é preciso saber fazer e não só falar. Marília inicia agradecendo solidariedade de artistas e personalidades, fala de "fake news", "baixaria" e diz que essa força a ajudar a seguir. Avisa que não vai "cair em provocação" #debatetvjornal
Após responder pergunta de Marília sobre Educação, João Campos diz que sua candidatura "foi agredida, violentada por tantos opositores". Diz, no entanto, que vai seguir com "questionamentos no campo da politica". Diz que foi alvo de "ofensas da candidata Marília" #debateTVJornal
João, então, se refere indiretamente à reportagem da @VEJA baseada em áudio do deputado Túlio Gadêlha.
"Não sou eu que estou dizendo, é o Ministério Público, a imprensa nacional, aliados dela que fizeram revelações".
Marília responde. Diz que "o eleitor está vendo o que está passando na TV", diz que isso pode ser visto no intervalo mesmo do debate" e que essas propagandas, já coibidas pela Justiça Eleitoral, ocorrem "com assinatura da candidatura" #debateTVJornal
Então, alfineta: "Se ele não tem controle...". E conclui: "Não tive propaganda retirada pela Justiça". #debateTVJornal
João volta a subir tom na direção do PT, lembrando episódios com Arraes e @MarinaSilva . "Quem faz campanha suja é o PT", dispara, segundo na tática do anti-PT.
"Marina Silva, mulher que passou fome, foi acusada de tirar prato da mesa do brasileiro", recorda João Campos, fazendo referência à propaganda de TV de Dilma Rousseff. João repete episódio do PT chamando Arraes de "caduco, Pinochet de Pernambuco". #debateTVJornal
João Campos repisa acusação de funcionários fantasmas. "Isso incomoda a candidata Marília, porque ela tem que explicar ao Ministério Público sobre acusação de ter funcionários fantasmas" #debateTVJornal
Marília fala sobre o assunto: "A Justiça já nos inocentou. Eu fui declarada inocente". Diz que "tema está sendo requentado às vésperas da eleição". E, sobre proposta de João de ter 50% de vagas p/ mulheres na gestão, ela: "Não sei por que não se faz equidade de gênero agora".
Marília faz referência à gestão Geraldo Julio. Diz que "mulher resiste" e que Recife nunca teve "uma prefeita".
#debateTVJornal
João Campos faz questão de ligar Marília a João da Costa, ex-prefeito do Recife, que era contra candidatura dela, mas, recentemente, diante dos ataques ao PT, declarou apoio. João cita hospital fechado por "aliado dela". E repisa o tema João da Costa. Também na tese anti-PT.
Marília repisa que João Campos "está aqui para bater boca
e não vou fazer isso com vocês". Bate na tecla: "Em vez de estar me esculhambando na propaganda, deveria estar defendendo Geraldo Julio, Paulo Câmara e isso não acontece, parte para baixaria".
João Campos insiste que "crime de peculato foi arquivado", mas sublinha que o de "funcionário fantasma está aberto". E adverte que, se ela não foi citada, será. #debateTVJornal
Marília: "Não estou disposta a brigar pelo Recife. O que quero é unir quem não aguenta mais a gestão do PSB".
Faz referência a João da Costa: "O candidato ficou citando João da Costa, tentando, colocar ele no meu colo, mas, no 1º turno, o prefeito estava apoiando o adversário".
A candidata vinha evitando entrar no mérito do racha do PT. Ala grande do partido era contra candidatura dela, mas expor isso pode fragilizar candidatura.
No 1º turno, quando João Campos, chegou a atribuir 21º lugar do Recife no Ideb à herança do PT, Marília chegou a rebater dizendo que os ex-prefeitos aos quais ele se referia estavam apoiando ele. João Paulo foi candidato à Prefeitura de Olinda pelo PCdoB, mas com apoio do PSB.
Diante da postura do candidato João Campos de subir o tom contra o PT, o PSB acabou conseguindo o que os próprios petistas tentavam sem sucesso: unir o PT local. Ao menos, por enquanto...A conferir.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Renata Bezerra de Melo

Renata Bezerra de Melo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rbezerrademelo

24 Nov
Em nota, o dep. federal Túlio Gadêlha diz que áudio, mencionado pela revista Veja “está completamente descontextualizado”. Relata que solicitou “perícia para comprovar, em tempo, a manipulação da gravação apresentada fora do contexto”. 👇🏻
Túlio Gadêlha afirma ainda que “essa divulgação tem a intenção de prejudicar a candidatura de Marília Arraes, colega à qual hipotequei meu irrestrito apoio na qual tenho confiança que comandará um processo de mudança e aprimoramento na nossa cidade”.
Antes, @tuliogadelha mirou o PSB. Referindo-se à matéria veiculada pela Revista Veja, diz se tratar “de mais uma fake news do PSB”. E emenda: “Tática essa que tem se tornado corriqueira na campanha pela Prefeitura do Recife”.
Read 4 tweets
24 Nov
A primeira pesquisa Folha/Ipespe do 2º turno foi a campo entre o domingo (22) e a segunda (23). A amostra retrata Marília com 54% dos votos válidos e João Campos, com 46%. O placar do 1º turno foi o seguinte: João com 29,17% x Marília, com 27,95%.
Os votos que Mendonça Filho (25,11%) e a Delegada Patrícia (14,06%) tiveram no 1º turno viraram alvos de disputa. Socialistas, apostando num antipetismo, davam como certo que eleitores do democrata migrariam para João. Maríllia, no entanto, abocanhou apoios nesse campo.
A disputa, no Recife, diferente da maior parte das capitais, onde a esquerda tem se unido contra o bolsonarismo, se dá entre candidatos do campo progressista, gerando uma cena que não estava nos planos mais exatos da Frente Popular, regada pelo imprevisível e por ataques mútuos.
Read 4 tweets
23 Nov
Em nota, o ex-ministro Armando Monteiro Neto anuncia decisão "em caráter irrevogável" de se desfiliar do PTB. Fala em especulações sobre mudanças no comando da sigla. E reafirma, no texto, a "minha irredutível decisão de apoiar a candidatura de Marília Arraes à Prefeita".
Armando Monteiro Neto é taxativo: "Ao longo da minha vida pública, nunca admiti cabresto, nem recebo ordem unida". Reação se deu após fala do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, que coíbe apoio da sigla a petistas.
Em áudio ao Coronel Meira, a quem transferiu comando do partido no Estado, Roberto Jefferson se diz "perplexo com a declaração do senador Armando Monteiro Neto,
apoiando candidata do PT ao governo de Recife".
Read 7 tweets
23 Nov
Aliados da candidata à Prefeitura do Recife, Marília Arraes (PT), estudam a hipótese de o ex-presidente Lula desembarcar no Recife para cumprir agenda de campanha com a petista ainda esta semana. Contamos na @cbnrecife 👇
A lógica seria de neutralizar o movimento do presidenciável @cirogomes , que cumpriu extensa agenda no Recife ao lado do prefeiturável @JoaoCampos (PSB). Neste domingo (22), algumas reuniões foram realizadas por petistas e a hipótese de Lula estar com Marília foi levada à pauta.
Na semana passada, @MariliaArraes chegou a programar uma ida a São Paulo para gravar imagens com Lula para o guia eleitoral, mas a agenda acabou adiada. Fez-se ali uma avaliação de que a campanha era muito curta, neste 2º turno, para a candidata se ausentar da cidade.
Read 5 tweets
21 Nov
O primeiro debate do 2º turno estava no ar, quando o telefone da deputada federal Marília Arraes tocou. Era Fernando Haddad do outro lado da linha. A petista avisou que não poderia falar naquele momento.
Marília retornou assim que possível e uma das coisas que Haddad tinha para levar à pauta era a abordagem que a campanha de João Campos dá ao PT. Haddad lembrou que veio a Pernambuco gravar vídeo ao lado de Paulo Câmara, em 2018, e que leu carta de Lula em apoio ao socialista.
O movimento também levou o senador Humberto Costa, integrante da ala do PT que defendia manutenção de aliança com o PSB no Recife, a reagir. À coluna, o senador tachou a estratégia do PSB de "profundamente equivocada" e "sem efeito".
Read 5 tweets
21 Nov
À coluna, @tuliogadelha havia dito que acenaria à Marília Arraes, a depender do tom que Ciro Gomes adotasse na direção do PT na passagem pelo Recife, que, como antecipamos, ocorre neste domingo (22). Adiantou que, se Ciro fosse bélico, ele declararia apoio. 👇🏻
Neste sábado (21), no guia eleitoral de @JoaoCampos , @cirogomes disse o seguinte: "O que já passou passou. O PT já teve sua oportunidade"
Trecho do guia eleitoral de @JoaoCampos no qual @cirogomes se refere ao PT 👇🏻
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!