📡 O Radar Aos Fatos mostra como conteúdos enganosos se espalham nas redes e analisa o cenário da desinformação. Hoje, a plataforma monitora sistematicamente o que é dito sobre as #Eleições2020 e a pandemia. Veja a seguir um resumo da semana.
▶️ Ao acessar a plataforma, você pode escolher qual monitoramento quer analisar. Além do que acompanha o debate sobre a Covid-19, há o que reúne conteúdos de baixa qualidade das eleições municipais pelo Brasil e outros dois exclusivos para os pleitos de Rio e São Paulo.
🎦 No monitoramento das #Eleições2020, vídeos foram os conteúdos de baixa qualidade mais presentes na web, no Twitter, no YouTube e em grupos de WhatsApp. Essas postagens têm fontes apócrifas, anônimas ou pouco confiáveis e usam termos sensacionalistas e exagerados.
🔠 Entre os termos mais frequentes usados em postagens que o Radar classificou como de baixa qualidade, "voto", "eleições", "Boulos", "Covas" e "TSE" se destacaram nos últimos sete dias. A análise indica potenciais temas de desinformação nas redes monitoradas no período.
📶 No monitoramento sobre a pandemia de coronavírus, vídeos e imagens também foram o tipo de mídia mais frequente entre os conteúdos classificados pelo Radar.
#️⃣ "Covid", "vírus", "vacina" e "lockdown" foram os termos mais usados nas publicações que o Radar categorizou como de baixa qualidade. Como no monitoramento das eleições, esse dado pode indicar assuntos que estejam estimulando a circulação de narrativas enganosas.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
@eduardopaes_@MCrivella ⚠️ Como são produzidas ao vivo, as checagens podem sofrer alterações durante e depois do debate. Além disso, entramos em contato com as duas campanhas e nos mostramos abertos a observações, justificativas e eventuais correções.
FALSO. "O PSOL, dizem, vai tomar conta da secretaria de Educação [se Paes vencer]", disse @MCrivella em uma live no Facebook, sem apresentar indícios ou provas. Diretório, lideranças do PSOL e @eduardopaes_ negaram a veracidade da alegação.
AO VIVO. Estamos checando as declarações de @brunocovas e @GuilhermeBoulos no debate da @BandTV em São Paulo. Aqui, você confere as principais verificações dos dois candidatos que disputam o segundo turno das #Eleições2020 na cidade.
✅Covas venceu o 1ª turno em todas as 58 zonas eleitorais da cidade de São Paulo. O melhor resultado foi no Jardim Paulista (5ª zona) onde o candidato à reeleição teve 44,52% dos votos. O pior foi no Valo Velho (20º zona), no Capão Redondo, onde conseguiu 25,39% dos votos.
AO VIVO. Estamos checando as declarações de @eduardopaes_ e @MCrivella no debate da @BandRio. Aqui, você confere as principais verificações dos dois candidatos que disputam o segundo turno das #Eleições2020 no Rio.
@eduardopaes_@MCrivella@BandRio@EduardoPaes 💰 Em 2018, os conselheiros do TCM-RJ julgaram que o cancelamento de empenhos por Paes em 2016, último ano de sua gestão, não foram irregulares e que haveria R$ 38,9 milhões em caixa no fim do governo dele mesmo se todas as obrigações fossem pagas.
📡 O Radar Aos Fatos segue monitorando conteúdos potencialmente desinformativos relacionados às #Eleições2020 e à pandemia de coronavírus. A seguir, mostramos os principais destaques da plataforma nos últimos sete dias.
🗳 Com a realização do primeiro turno nas cidades brasileiras, no domingo (15), os monitoramentos relacionados às eleições registraram, juntos, mais postagens que o da pandemia.
🤬 Das #Eleições2020, o Radar classificou como de baixa qualidade 20.498 de 431.905 conteúdos coletados pela plataforma. Chamamos de "baixa qualidade" postagens de fontes apócrifas, anônimas ou pouco confiáveis, que costumam usar expressões sensacionalistas e exageradas.
FALSO. "Parece que nenhum país do mundo está interessado nela [CoronaVac]", disse @jairbolsonaro ao comentar a intenção do @minsaude de comprar a vacina. Além de Brasil e China, três países testam ou tem acordo para adquirir a imunização.
@jairbolsonaro@minsaude 💉 O Chile anunciou um convênio para que a Sinovac forneça 20 milhões de doses e deve iniciar os testes em breve. O acordo da farmacêutica chinesa com a Indonésia foi fechado em agosto e, em setembro, a Turquia começou a testar a imunização.