Aos Fatos Profile picture
25 Nov, 6 tweets, 3 min read
📡 O Radar Aos Fatos mostra como conteúdos enganosos se espalham nas redes e analisa o cenário da desinformação. Hoje, a plataforma monitora sistematicamente o que é dito sobre as #Eleições2020 e a pandemia. Veja a seguir um resumo da semana.

Acesse ⏩ aosfatos.org/radar/# Image
▶️ Ao acessar a plataforma, você pode escolher qual monitoramento quer analisar. Além do que acompanha o debate sobre a Covid-19, há o que reúne conteúdos de baixa qualidade das eleições municipais pelo Brasil e outros dois exclusivos para os pleitos de Rio e São Paulo. Image
🎦 No monitoramento das #Eleições2020, vídeos foram os conteúdos de baixa qualidade mais presentes na web, no Twitter, no YouTube e em grupos de WhatsApp. Essas postagens têm fontes apócrifas, anônimas ou pouco confiáveis e usam termos sensacionalistas e exagerados. Image
🔠 Entre os termos mais frequentes usados em postagens que o Radar classificou como de baixa qualidade, "voto", "eleições", "Boulos", "Covas" e "TSE" se destacaram nos últimos sete dias. A análise indica potenciais temas de desinformação nas redes monitoradas no período. Image
📶 No monitoramento sobre a pandemia de coronavírus, vídeos e imagens também foram o tipo de mídia mais frequente entre os conteúdos classificados pelo Radar.

Ainda tem dúvidas sobre a nossa metodologia? Saiba mais sobre ela.

aosfatos.org/metodologia-ra… Image
#️⃣ "Covid", "vírus", "vacina" e "lockdown" foram os termos mais usados nas publicações que o Radar categorizou como de baixa qualidade. Como no monitoramento das eleições, esse dado pode indicar assuntos que estejam estimulando a circulação de narrativas enganosas. Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Aos Fatos

Aos Fatos Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @aosfatos

28 Nov
AO VIVO. Estamos checando em tempo real as declarações de @eduardopaes_ e @MCrivella no debate da TV Globo no Rio. Siga os destaques no fio ou acesse o site para ler tudo.
👇
aosfatos.org/noticias/checa…
#Eleições2020 Image
@eduardopaes_ @MCrivella ⚠️ Como são produzidas ao vivo, as checagens podem sofrer alterações durante e depois do debate. Além disso, entramos em contato com as duas campanhas e nos mostramos abertos a observações, justificativas e eventuais correções.
@eduardopaes_ @MCrivella IMPRECISO. "Eduardo tem dezenas de delações, Odebrecht, Andrade [Gutierrez], Carioca [Engenharia], OAS, delataram", disse @MCrivella no #DebateNaGlobo.
👇
aosfatos.org/noticias/checa…

#Eleições2020 Image
Read 26 tweets
26 Nov
NO AR. No 2º turno, troca de ataques entre Paes e Crivella tem alegações falsas e imprecisas. aosfatos.org/noticias/no-2-…

#Eleições2020 Image
FALSO. "O PSOL, dizem, vai tomar conta da secretaria de Educação [se Paes vencer]", disse @MCrivella em uma live no Facebook, sem apresentar indícios ou provas. Diretório, lideranças do PSOL e @eduardopaes_ negaram a veracidade da alegação.

Leia mais ⏩ aosfatos.org/noticias/no-2-… Image
@MCrivella @eduardopaes_ 🚫 O @PsolCarioca50, o deputado @MarceloFreixo e o vereador @MottaTarcisio recomendam "voto crítico" em Paes mas disseram que não farão parte da gestão. Já @eduardopaes_ disse que é mais fácil atrair o apoio de vereadores do partido de Crivella. Image
Read 9 tweets
20 Nov
AO VIVO. Estamos checando as declarações de @brunocovas e @GuilhermeBoulos no debate da @BandTV em São Paulo. Aqui, você confere as principais verificações dos dois candidatos que disputam o segundo turno das #Eleições2020 na cidade.

Acompanhe ⏩ aosfatos.org/noticias/checa…
VERDADEIRO. "Fui campeão em todos os distritos eleitorais em São Paulo", disse @brunocovas.
no #DebateNaBand.

Acompanhe ⏩ aosfatos.org/noticias/checa…

#Eleicoes2020
#DebateNaBand
✅Covas venceu o 1ª turno em todas as 58 zonas eleitorais da cidade de São Paulo. O melhor resultado foi no Jardim Paulista (5ª zona) onde o candidato à reeleição teve 44,52% dos votos. O pior foi no Valo Velho (20º zona), no Capão Redondo, onde conseguiu 25,39% dos votos.
Read 22 tweets
20 Nov
AO VIVO. Estamos checando as declarações de @eduardopaes_ e @MCrivella no debate da @BandRio. Aqui, você confere as principais verificações dos dois candidatos que disputam o segundo turno das #Eleições2020 no Rio.

Siga ⏩ aosfatos.org/noticias/checa…

#DebateBandRio #DebateNaBand
@eduardopaes_ @MCrivella @BandRio VERDADEIRO. "O Tribunal de Contas do Município em 2018 atestou que a gente deixou recursos em caixa", disse @eduardopaes no #DebateBandRio.

Acompanhe ⏩ aosfatos.org/noticias/checa…

#Eleições2020 #DebateNaBand
@eduardopaes_ @MCrivella @BandRio @EduardoPaes 💰 Em 2018, os conselheiros do TCM-RJ julgaram que o cancelamento de empenhos por Paes em 2016, último ano de sua gestão, não foram irregulares e que haveria R$ 38,9 milhões em caixa no fim do governo dele mesmo se todas as obrigações fossem pagas.
Read 15 tweets
18 Nov
📡 O Radar Aos Fatos segue monitorando conteúdos potencialmente desinformativos relacionados às #Eleições2020 e à pandemia de coronavírus. A seguir, mostramos os principais destaques da plataforma nos últimos sete dias.

Assine a newsletter do Radar ⏩ aosfatos.org/radar/landing/ Image
🗳 Com a realização do primeiro turno nas cidades brasileiras, no domingo (15), os monitoramentos relacionados às eleições registraram, juntos, mais postagens que o da pandemia. Image
🤬 Das #Eleições2020, o Radar classificou como de baixa qualidade 20.498 de 431.905 conteúdos coletados pela plataforma. Chamamos de "baixa qualidade" postagens de fontes apócrifas, anônimas ou pouco confiáveis, que costumam usar expressões sensacionalistas e exageradas. Image
Read 6 tweets
21 Oct
NO AR. Ao atacar vacina chinesa, Bolsonaro distorce fatos e cita informação falsa. aosfatos.org/noticias/ao-at…
FALSO. "Parece que nenhum país do mundo está interessado nela [CoronaVac]", disse @jairbolsonaro ao comentar a intenção do @minsaude de comprar a vacina. Além de Brasil e China, três países testam ou tem acordo para adquirir a imunização.

Leia mais 👇
aosfatos.org/noticias/ao-at…
@jairbolsonaro @minsaude 💉 O Chile anunciou um convênio para que a Sinovac forneça 20 milhões de doses e deve iniciar os testes em breve. O acordo da farmacêutica chinesa com a Indonésia foi fechado em agosto e, em setembro, a Turquia começou a testar a imunização.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!