Aos Fatos Profile picture
21 Oct, 7 tweets, 7 min read
NO AR. Ao atacar vacina chinesa, Bolsonaro distorce fatos e cita informação falsa. aosfatos.org/noticias/ao-at…
FALSO. "Parece que nenhum país do mundo está interessado nela [CoronaVac]", disse @jairbolsonaro ao comentar a intenção do @minsaude de comprar a vacina. Além de Brasil e China, três países testam ou tem acordo para adquirir a imunização.

Leia mais 👇
aosfatos.org/noticias/ao-at…
@jairbolsonaro @minsaude 💉 O Chile anunciou um convênio para que a Sinovac forneça 20 milhões de doses e deve iniciar os testes em breve. O acordo da farmacêutica chinesa com a Indonésia foi fechado em agosto e, em setembro, a Turquia começou a testar a imunização.
@jairbolsonaro @minsaude CONTRADITÓRIO. "Não se justifica um bilionário aporte financeiro num medicamento [CoronaVac] que sequer ultrapassou sua fase de testagem", disse @jairbolsonaro, embora o governo tenha assinado acordo de R$ 1,9 bilhão para a vacina de Oxford.

Leia mais 👇
aosfatos.org/noticias/ao-at…
@jairbolsonaro @minsaude 🤝 O acordo prevê transferência de tecnologia e compra de 100 milhões de doses da vacina desenvolvida pela universidade britânica e pela farmacêutica AstraZeneca. Assim como a CoronaVac, a imunização ainda se encontra em fase de testes e não tem eficácia comprovada.
@jairbolsonaro @minsaude EXAGERADO. "A questão de vacinação ou não é uma lei de 1975 que é bem clara, que o Programa Nacional de Imunização, aí incluídas as vacinas obrigatórias, compete ao ministro da Saúde", disse @jairbolsonaro. A lei existe, mas não é a única.

Leia mais 👇
aosfatos.org/noticias/ao-at…
@jairbolsonaro @minsaude 📖 A lei 13.979/2020, assinada pelo próprio Bolsonaro, confere esse poder não só ao @minsaude, mas também a gestores locais. Existem ainda dispositivos na Constituição e na Lei Orgânica da Saúde que podem garantir autonomia a estados e municípios para definir vacina obrigatória.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Aos Fatos

Aos Fatos Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @aosfatos

20 Oct
📡 O Radar Aos Fatos segue monitorando conteúdos com potencial de desinformação sobre a pandemia de coronavírus e as #Eleições2020 e mostra agora um balanço de dados e temas que movimentaram a última semana nas redes sociais. Acesse a plataforma: aosfatos.org/radar/#!/
🗳 Dos quatro monitoramentos disponíveis hoje, os sobre eleições municipais pelo Brasil e coronavírus acumularam mais publicações de baixa qualidade que os relativos aos pleitos de Rio e São Paulo.
🔠 Assim como em balanços anteriores, o nome do presidente @jairbolsonaro se destaca entre as palavras mais repetidas nos conteúdos de baixa qualidade sobre as eleições coletados pela plataforma.
Read 7 tweets
20 Oct
NO AR. Da obrigatoriedade ao 5G, tudo o que já checamos sobre vacinas contra a Covid-19. aosfatos.org/noticias/da-ob…

#coronavirusfacts
💉 Desde o início da pandemia, checamos 20 alegações falsas sobre vacinas contra Covid-19, de brechas inexistentes para burlar a obrigatoriedade às teorias conspiratórias envolvendo a China e a tecnologia 5G.

A seguir, mostramos algumas das checagens mais populares até agora.
👪 Por mais que não existam punições severas, a obrigatoriedade da vacina está, sim, prevista na lei. Assim como no caso do voto, ninguém vai na casa das pessoas obrigá-las a vacinar, mas há sanções, como para os pais que não completarem o calendário de crianças e adolescentes.
Read 10 tweets
19 Oct
NO AR. Na TV, candidatos à prefeitura alternam fato e ficção sobre a Saúde no Rio. aosfatos.org/noticias/na-tv…

#Eleições2020
FALSO. "Quando o mundo estava em pânico com o Covid, o Rio tinha todos os equipamentos", disse o programa eleitoral de @MCrivella. Porém, os equipamentos médicos chegaram quando a cidade já acumulava milhares de casos e mortes pela doença.

Leia mais 👇
aosfatos.org/noticias/na-tv…
@MCrivella 📦 Antes da chegada dos equipamentos comprados pela prefeitura, profissionais de saúde da rede municipal denunciaram à imprensa, principalmente nos primeiros meses da pandemia, a falta de EPIs (equipamento de proteção individual) para atender pacientes com Covid-19.
Read 9 tweets
16 Oct
NO AR. Após banimentos, Facebook em português ainda tem ao menos 95 páginas e grupos ativos que divulgaram conspirações QAnon. aosfatos.org/noticias/mesmo…
O Facebook baniu milhares de páginas QAnon de sua plataforma, mas ao menos 95 páginas e grupos em português que publicaram algum conteúdo do movimento conspiratório nos últimos cinco meses seguem na ativa na rede. A maioria (56%) é simpática a Jair Bolsonaro e de direita.
A maior parte — 78 ou 82% — é de grupos públicos, em que qualquer um pode entrar e comentar. O maior deles, Aliança Pelo Brasil, tem cerca de 644 mil integrantes. Os outros 17 endereços da lista são de páginas ou perfis pessoais: desses, o mais popular é o de Olavo de Carvalho.
Read 4 tweets
16 Oct
NO AR. Checamos o que candidatos a prefeito de São Paulo disseram no início da campanha. aosfatos.org/noticias/checa…

#Eleições2020
FALSO. "Os moradores de rua são mais resistentes à Covid-19", disse @celsorussomanno nesta terça-feira (13). Dados indicam que a mortalidade pela doença entre moradores de rua é superior à média da capital paulista.

Leia mais 👇
aosfatos.org/noticias/checa…
@celsorussomanno ✝️ Segundo o @iqciencia, cálculos apontam que a taxa de mortalidade entre quem está em situação de rua era de 164,31 por 100 mil habitantes em setembro. Já a taxa na cidade de São Paulo como um todo era de 162,33 por 100 mil no mesmo período.
Read 9 tweets
9 Oct
NO AR. Bolsonaristas impulsionam peças de desinformação que apontam fraudes em urnas. aosfatos.org/noticias/bolso…

#Eleições2020 Image
📡 Um levantamento do Radar Aos Fatos identificou que ao menos 2.000 publicações que circularam no Twitter e no WhatsApp na última semana questionaram a credibilidade das urnas eletrônicas. Várias delas reciclam peças de desinformação surgidas nas eleições de 2018.
🗳 A análise identificou três peças de desinformação mais populares:

1️⃣ Urnas foram fraudadas e Bolsonaro venceu no 1º turno em 2018;
2️⃣ Só Brasil, Cuba e Venezuela usam urnas eletrônicas;
3️⃣ STF decidiu que o voto impresso é inconstitucional. Image
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!