Essa matéria diz que o PlayStation 5 grava sua voz no momento em que ganha um troféu. O usuário em questão não sabia disso. Gravar a voz de um usuário sem o seu consentimento, bem claro e definido, acaba virando uma violação de privacidade.
gostaria de ouvir vocês sobre isso. Isso já havia sido comentado pela Sony ou o usuário é alertado — e ele comeu bola? Além disso, há como desativar a opção?
A Sony @PlayStation_BR pede o consentimento do usuário ao gravar sua voz? Em quais outros momentos o controle grava o som ambiente?
Seria interessante também saber como são armazenados esses clipes de áudio (nuvem, local etc).
Segundo o @SegrettiRuan , editor do Voxel, há uma opção de desativar a gravação de áudio. Por outro lado, ainda não está claro que o usuário é alertado sobre a gravação constante do controle.
Outro ponto, segundo o @SegrettiRuan , o armazenamento é local com a opção de gravação em nuvem pelo usuário
Nem ao céu nem ao inferno: enquanto o usuário não parece ser alertado (o que é importante), a Sony oferece opções de privacidade com a gravação em questão.
Vale notar que a atualização 8.00 do sistema do PlayStation 4 trouxe uma questão parecida sobre a gravação de voz e gerou uma polêmica na época. Contudo, aqui temos uma encruzilhada clara: o usuário é avisado? Se sim, pq ele ficou surpreso? A comunicação é clara o suficiente?
Temos até agora o seguinte: provavelmente foi erro do usuário, segundo print do @viniciussmunhoz e dica do @fefofeitosa A opção estaria desativada por padrão, e o usuário ativou sem perceber (dá pra ser chato com isso, mas tudo bem rs)
Citando o @viniciussmunhoz :
-Por PADRÃO,o PS5 salva 15 segundos de vídeo quando você pega troféu
-Também por PADRÃO,a opção de gravar o que você fala está DESATIVADA
Porém, se você ligar pra pegar o mic em uma live e não desativar, os próximos vídeos pegam mic, de troféu incluso
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
OUTRO hacker preso hoje, em Minas Gerais: estamos falando de Vanda The God. Vanda, diferente de Zambrius, é reconhecido como um dos atacantes que mais realizam defaces (desfiguração de site).
Vanda atuava mais na "pichação" de sites. Seu trabalho pouco tinha relação com dump de dados, porém, provavelmente estava envolvido com os "hackers" do TSE
A Cyberteam, segundo outras teams e pesquisadores sec, nunca foi um grupo de relevância: usava e abusava de vulns antigas para alcançar fama. Nunca houve uma "prova" de habilidades relevantes o suficiente
Zambrius chegou a reinvindicar quedas de sistemas/sites e hacks que não foram realizados por ele para sair na mídia
Neonazistas invadiram evento digital da USP sobre racismo estrutural. A matéria não explica como isso aconteceu, mas é uma prática que aumentou muito durante a pandemia +
Grupos cibercriminosos ou grupos de ódio costumam vasculhar redes sociais para encontrar links de eventos no Zoom, Google Meet e outros. Infelizmente, boa parte dos organizadores publica o evento online publicamente, sem barreira de acesso.
Ou seja: não houve qualquer invasão hacker ou algo mais trabalhoso que exigisse um esforço mental — aliás, inteligência e caráter não costumam ser o forte da galera neonazista.
Suposto vazamento de dados do Tribunal Regional da Primeira Região (portal.trf1.jus.br) aconteceu hoje (26). +
Ao que parece, é uma falha antiga explorada, visto que os dados presentes mais novos são de 2011. Ainda estamos analisando para uma informação mais precisa.
Assim que tivermos informações mais certeiras, serão compartilhadas nesta thread. Os dados vieram dos mesmos atacantes envolvidos em leaks governamentais anteriores.