Dia 29 de novembro de 2020. Neste momento, votando no projeto mais adequado para São Paulo.
Desde pequena, o dia das eleições na minha casa sempre foi um ritual. Toda a família se arrumava para ir votar. Evidente o desejo do exercício de cidadania. Votar nos fazia, dentre muitas coisas, participativas. Por isso, entendi o voto como fundamental. Assim tenho feito.
Meu avô nasceu em 1907, era um homem negro e durante anos não exerceu o direito ao voto. Na história política deste país, só em 1934 que homens negros e em 1935 que mulheres negras e brancas passam a exercer o direito ao voto.
Sobre minha avó, também negra, contarei em outro momento. Porque sua história política merece um capítulo à parte, assim como as pessoas T.
Para pensar o voto, é preciso revisitar o passado. Compreender como se estabeleceu o voto no Brasil. É imprescindível visualizar historicamente por qual motivo tantos homens brancos continuam sendo eleitos para cargos políticos.
O que venho dizendo sobre raça e gênero ser fundamento, não é um recorte!

Ao contrário disso, o mito da abolição de 1888 fingia permitir que pessoas negras pudessem votar. Contudo, pessoas não alfabetizadas eram proibidas.
Grande contingente de pessoas negras não eram alfabetizadas. Em outras palavras: vemos aqui como o racismo opera de maneira Institucional, sistemática e estruturalmente sobre nossa população.
Neste sentido, não poderíamos eleger pessoas negras, mulheres, indígenas, quilombolas, LGBTs.

SE NÓS NÃO PODÍAMOS ESCOLHER, QUEM DIRÁ SERMOS ESCOLHIDAS. Isso diz muito sobre o quadro político brasileiro, quiçá das Américas.
Por essas e outras tantas histórias, precisamos fazer o uso consciente do voto. Os arranjos históricos dizem respeito a inúmero jogos de poderes. Jogos esses que tornam algumas pessoas elegíveis e outras não.
Ainda é necessário um aprofundamento radical antes das urnas. Que possamos continuar nas trincheiras de luta e mobilização para que, um dia, a real democracia se faça presente.

P.s: é a partir de 1946 que geral passa a exercer, efetivamente, o direito ao voto.
Para hoje, que São Paulo se faça esperançosa. #bouloserundina50

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Erica Malunguinho

Erica Malunguinho Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @malunguinho

30 Nov
É HISTÓRICO: TRAVESTIS E MULHERES TRANS PODEM DOAR SANGUE!

Nesta segunda (30), fiz uma doação de sangue em um dos hemocentros de São Paulo (SP). Até meses atrás, pessoas trans e travestis eram proibidas de doar sangue. Image
Por 7 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal derrubou a resolução nº 34, de 2014, da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) e a portaria nº 158, de 2016 do Ministério da Saúde, que determinavam que homossexuais, travestis e transexuais não podiam doar sangue. Image
Esse é um momento que marca minha vida. Não apenas como deputada, mas como cidadã. Reparem: estávamos lutando para exercer SOLIDARIEDADE. Cidadania também diz respeito a contribuir com a sociedade. Image
Read 10 tweets
28 Nov
É reta final! Dois modelos de projetos políticos Para São Paulo. Vamos permanecer no mesmo (que não deu certo) ou investimos na esperança? São centenas de milhares de famílias em situação de rua na maior capital do Brasil.
Neste segundo turno, estamos falando de restaurar o básico: a cidadania. Lutar pelo direito FUNDAMENTAL à moradia é a prova da humanidade que habita em nós, eu acredito nisso! O @GuilhermeBoulos tem compromisso com a luta pela moradia.
Não deixe de ir votar. Mais do que nunca, precisamos restabelecer a humanização na cidade de São Paulo. Esse é mais do que um motivo, é um compromisso de toda gente que se importa com gente.
Read 4 tweets
14 Jul
#alesp está em pauta com PL que faz do Pe. José de anchieta, patrono da educação em SP// Sempre que vejo essa imagem na Rua Consolação, centro de SP, na EE Marina Cintra, observo o constante conflito entre a presença ou não da intervenção, que remete à sangue compondo a imagem👇🏾
Aprendi com a história crítica a revisão dos ditos grandes fatos e que cenas como essas, de um padre “ensinando sua verdade”, confirmam o epistemicídio que, em miúdos, quer dizer o assassinato da cultura, do conhecimento. 👇🏾
A imagem mostra a invasão, o saqueio e a imposição de um Brasil eurocentrado cristão goela abaixo dos povos originários à base de toda violência possível. 👇🏾
Read 10 tweets
30 May
28/05. O PR e seus proximos brindaram com leite, “aceitando” um desafio de internet proposto por ruralistas - os mesmos que atacam indígenas e quilombolas 4 ever . Eu sei! e tu deveria saber, assim como ele e seu secto sério sabe, que o leite é o símbolo da supremacia branca👇🏾
Leite não é bem digerido por mamíferos adultos. Com o tempo, nosso organismo diminui a produção da enzima necessária para essa digestão. Contudo, algumas pesquisas indicam que isso não ocorre com pessoas brancas. E aí, os supremacistas brancos piram.
nytimes.com/2018/10/17/us/…
supremacistas brankkkos supõem que apenas pessoas caucasianas adultas digerem leite como comprovação de superioridade racial e, em suas manifestações, costumam exibir garrafas de leite. Embora não digam ou não saibam isso diz respeito a escassez de insumos naquelas terras. 👇🏾
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!