Pelas projeções do Datafolha, Marília (PT) no Recife, Manuela (PCdoB), em Porto Alegre) e Coser (PT) em Vitória perderam. Edmilson (PSOL) ganhou em Belém.
Pepe Vargas, nome tradicional do PT, perdeu Caxias do Sul
Datafolha projeta vitória de Covas em SP
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Os meteoros vermelhos que brilharam nesta eleição caíram. Os candidatos mais jovens da esquerda perderam, por diferenças maiores que as previstas, mas começam renovação da esquerda. O PT não venceu nenhuma capital.
Análise na Folha, no ar.
Vide sequência www1.folha.uol.com.br/poder/2020/11/…
1/PT venceu só 4 de 15 disputas de segundo turno. Dos partidos que contam como votos de esquerda no Congresso, vá lá, só PDT de Ciro manteve números de 2016; ganharam duas capitais
2/Mas grandes votações de Boulos, Manuela e Marília mostram grandes cidades dispostas a ouvir a esquerda. Talvez seja preciso mudar a conversa, renovar as caras e "ir aonde o povo está", como faz o PSOL com os coletivos e movimentos novos da periferia
“Desemprego recorde”, eram as manchetes de sexta. Jornalistas gostamos de “recordes”. Mas viu-se também que o número de pessoas empregadas cresceu em setembro, primeira vez na epidemia. O problema é horrível. Mas é preciso entender melhor o desemprego
👇🏿
1/A massa salarial (soma do rendimento do trabalho de todo mundo) cresceu pela terceira vez consecutiva em setembro. Ainda está R$ 22 bi abaixo de setembro de 2019. Mas essa diferença ainda é coberta pelos auxílios de renda e complementação de salário
2/Em janeiro, em tese acaba tudo. Se a massa salarial não compensar o fim dos auxílios, haverá um baque no consumo (talvez atenuado pelo gasto da poupança que as famílias acumularam, se elas não estiverem com medo, na retranca)
O voto dos mais velhos é marcadamente direitista nas eleições de São Paulo, desde 1988. Tem ainda mais peso agora. Em 1991, pessoas de 60 anos ou mais eram 11,6% da população apta a votar. Agora, são quase 22%: 1 de cada 5. Jovens são inconstantes
👇🏿 www1.folha.uol.com.br/colunas/vinici…
1/Covas faz sua maior diferença em relação a Boulos entre os “idosos”, pessoas com 60 anos ou mais, se dividimos o eleitorado naquelas fatias convencionais (sexo, idade, instrução e renda). O voto nesta eleição é mais “geracional”.
2/Os mais novos nem sempre votam na esquerda, mesmo os mais jovens (16 a 24 anos). Na maioria das eleições, ficam divididos entre esquerda e direita ou votam majoritariamente mesmo na direita, mesmo no malufismo.
Bolsonaro posta filminho de salvador injustiçado do mundo para falar de G20. É o exemplo da mentalidade de um iletrado infantil provinciano com sérias dificuldades intelectuais misturada à propaganda do demagogo autoritário. Enfim, é um idiota golpista.
1/Bolsonaro é um analfabeto funcional e tem dificuldade de coordenar frases, problema agravado talvez pelo fato de que ele em geral não se comunica, mas solta jatos de fúria inarticulada, em pedaços quebrados de frases.
2/Em outras ocasiões se comporta de modo submisso, diante de machos alfa, digamos, ou de modo sentimental obnubilado. De nada disso sai alguma articulação de ideias ou até de sentimentos. Tem de emoções rudimentares, reações de ataque, defesa, submissão. É incapaz de reflexão.
Empresas terceirizam, são acionistas controladoras, compram de fornecedor sujo e embolsam a grana. Mas, quando dá rolo, polícia ou morte, tiram o corpo fora, como a Vale fez na Samarco, como mercados e shoppings fazem com seus capangas de segurança etc. 👇🏿 www1.folha.uol.com.br/colunas/vinici…
1/Quem ainda aguenta essa conversa de coach de mendacidade socioambiental? O que tem lá na página de sustentabilidade do Carrefour? “Nosso objetivo é fazer a diferença nos locais em que atuamos ...através de ações de proteção ambiental, da promoção da diversidade e solidariedade”
2/“...Contribuímos para a inserção deles [“colaboradores”] no mercado de trabalho, priorizando segmentos historicamente discriminados”, diz a pagininha do Carrefour. É um escárnio repulsivo
MERCADO DA MORTE
Mataram um homem preto no Carrefour.
Acontecem muitos "casos isolados" não só no Carrefour, mas em supermercados e shoppings. Essa gente diz "ah, a segurança é terceirizada".
Sim, a segurança é de terceira e a vergonha na cara é de quinta www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020…
1/No Carrefour, entre outros, teve:
O homem que morreu na loja, ficou por lá, disfarçado por guarda-sóis (Moisés Santos).
O homem preto espancado, tido como ladrão quando abria o próprio carro (Januário de Santana).
O mercado agora vai deixar de contratar capitão do mato?
2/Eu não ponho os pés em um Carrefour. Talvez um dia, se eles demitirem os capitães do mato, explicarem porque acontece tanta selvageria nas lojas e mostrem o que vão fazer para evitar a barbaridade. Cadê o chefe dos capitães do mato do mercado? Já está na rua?