Neste #diadedoar, Aos Fatos se juntou a outras 17 organizações para fortalecer o jornalismo.
Sabe por que sua doação é tão importante para todos nós?
Doe aqui: lkt.news/diadedoar
Segue o fio 🧵 👇
Doe para o @aosfatos!
Fazemos checagens, investigações sobre o ecossistema de desinformação, monitoramento de conteúdos de baixa qualidade nas redes sociais e projetos que unem tecnologia e jornalismo. Com o seu apoio, faremos mais: aosfatos.org/mais/
→ Doe para @agmural e ajude na missão de minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo. Saiba como: catarse.me/periferias
→ Doe para o @joioeotrigo e ajude o primeiro projeto de jornalismo brasileiro dedicado a investigar exclusivamente sobre sistemas alimentares, saúde e doenças crônicas. Comer direito é um direito. Apoie O Joio e O Trigo: ojoioeotrigo.com.br/contribua/
→ Doe para a @pontejornalismo e apoie o jornalismo de causas que está do lado das periferias, das mulheres, dos negros, da pessoas LGBTQIA+. Acesse ponte.org/tamojunto/ e faça parte do time da Ponte.
→ Doe para @enoisconteudo e ajude na produção de um documentário sobre coletivos de jornalismo que cobrem diferentes periferias em São Paulo. Acesse bit.ly/apoieaenois e saiba como contribuir.
→ Doe para a @agenciapublica, fundada por mulheres, e fortaleça o jornalismo que investiga os poderosos e revela os podres que eles tentam esconder. Seja Aliado ou Aliada da Pública: aliados.apublica.org
→ Doe para o @MareNoticias e seja um apoiador do jornalismo comunitário periférico de muitos olhares e vozes, comprometido com a Maré, maior complexo de favelas do Rio e com você. Acesse: benfeitoria.com/redesdamare
→ Doe para a @generonumero e contribua para manter nossa produção diária. Jornalismo que apresenta questões sobre gênero, raça e desigualdades de forma visual e contextualizada. Reportagens, pesquisas e mais, sempre com acesso gratuito. Acesse: generonumero.media/assine
→ Doe para a @saibamaisjor e apoie quem está contra os coronéis da mídia potiguar. Jornalismo tem lado: qual é o seu? Apoie o jornalismo que representa você. Na dúvida, Saiba Mais: saibamais.jor.br/assine/
→ Doe para @revistaazmina que usa o jornalismo, a tecnologia e a educação para combater a violência de gênero e monitorar os direitos das mulheres: catarse.me/azmina
→ Doe para o @o_eco e apoie a cobertura ambiental que acompanha de perto o desmatamento, as pesquisas e descobertas científicas, a legislação ambiental, as unidades de conservação, a fauna e flora, a proteção e a destruição dos ecossistemas. catarse.me/oeco?ref=adins…
→ Doe para @CatarinasPortal, por um jornalismo por um jornalismo feminista, antirracista e sem medo da transformação. Somos resistência! catarse.me/catarinas
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
CONTADOR ATUALIZADO. O presidente @jairbolsonaro chegou a 2.000 declarações falsas ou distorcidas, indica o nosso placar de checagens das falas do mandatário. Desde a posse, ele disse 2,85 informações enganosas por dia, em média. Confira na plataforma.
👇 aosfatos.org/todas-as-decla…
@jairbolsonaro 🗯 Entre os temas abordados por Bolsonaro nas 2.000 falas falsas e distorcidas, a Covid-19 lidera, com 812 declarações ou 40,6% do total de informações enganosas. Na sequência, aparecem economia (160 falas ou 8%) e meio ambiente (155 frases ou 7,8%).
@jairbolsonaro 🔄 A frase mais repetida nesses dois anos de mandato tem a ver, aliás, com a pandemia de coronavírus. Em 61 ocasiões, checamos como FALSO que o @STF_oficial havia impedido Bolsonaro de adotar medidas para conter a pandemia no país.
👇 aosfatos.org/todas-as-decla…
@eduardopaes_@MCrivella ⚠️ Como são produzidas ao vivo, as checagens podem sofrer alterações durante e depois do debate. Além disso, entramos em contato com as duas campanhas e nos mostramos abertos a observações, justificativas e eventuais correções.
FALSO. "O PSOL, dizem, vai tomar conta da secretaria de Educação [se Paes vencer]", disse @MCrivella em uma live no Facebook, sem apresentar indícios ou provas. Diretório, lideranças do PSOL e @eduardopaes_ negaram a veracidade da alegação.
📡 O Radar Aos Fatos mostra como conteúdos enganosos se espalham nas redes e analisa o cenário da desinformação. Hoje, a plataforma monitora sistematicamente o que é dito sobre as #Eleições2020 e a pandemia. Veja a seguir um resumo da semana.
▶️ Ao acessar a plataforma, você pode escolher qual monitoramento quer analisar. Além do que acompanha o debate sobre a Covid-19, há o que reúne conteúdos de baixa qualidade das eleições municipais pelo Brasil e outros dois exclusivos para os pleitos de Rio e São Paulo.
🎦 No monitoramento das #Eleições2020, vídeos foram os conteúdos de baixa qualidade mais presentes na web, no Twitter, no YouTube e em grupos de WhatsApp. Essas postagens têm fontes apócrifas, anônimas ou pouco confiáveis e usam termos sensacionalistas e exagerados.
AO VIVO. Estamos checando as declarações de @brunocovas e @GuilhermeBoulos no debate da @BandTV em São Paulo. Aqui, você confere as principais verificações dos dois candidatos que disputam o segundo turno das #Eleições2020 na cidade.
✅Covas venceu o 1ª turno em todas as 58 zonas eleitorais da cidade de São Paulo. O melhor resultado foi no Jardim Paulista (5ª zona) onde o candidato à reeleição teve 44,52% dos votos. O pior foi no Valo Velho (20º zona), no Capão Redondo, onde conseguiu 25,39% dos votos.
AO VIVO. Estamos checando as declarações de @eduardopaes_ e @MCrivella no debate da @BandRio. Aqui, você confere as principais verificações dos dois candidatos que disputam o segundo turno das #Eleições2020 no Rio.
@eduardopaes_@MCrivella@BandRio@EduardoPaes 💰 Em 2018, os conselheiros do TCM-RJ julgaram que o cancelamento de empenhos por Paes em 2016, último ano de sua gestão, não foram irregulares e que haveria R$ 38,9 milhões em caixa no fim do governo dele mesmo se todas as obrigações fossem pagas.