🧵NOTA PÚBLICA | #FundebÉPúblico | O Fundeb foi descaracterizado e privatizado na Câmara dos Deputados! Siga este FIO e entenda quais foram os GOLPES contra e educação pública e que precisam ser revertidos no Senado (+)
1. ➡ A câmara aprovou a privatização da oferta de educação técnica e profissional, drenando recursos públicos para instituições conveniadas com o poder público, como entidades do "Sistema S", que já contam com fartos recursos públicos. E não há travas para essas parcerias! (+)
2. ➡ A câmara aprovou privatização por convênios irrestritos na educação infantil (creche e pré-escola) e na educação especial. Também não há limites para as parcerias entre o poder público e as instituições privadas (conveniadas) nessas etapas e modalidades (+)
3. ➡ A privatização de 10% das vagas do ensino fundamental e médio, atendendo especialmente aos interesses de entidades confessionais e aquelas que fazem filantropia com recursos públicos no país (+)
4. ➡ A privatização das atividades de contraturno escolar: as instituições conveniadas (comunitárias, confessionais e filantrópicas) poderão abocanhar mais 30% do custo aluno do FUNDEB para ofertar atividades extracurriculares aos estudantes das escolas públicas. (+)
5. 💪Ainda dá tempo de reverter todos esses golpes na educação pública no Senado, mas será preciso muita pressão e mobilização!! Leia a nota da CNTE na íntegra: bit.ly/3qMfgCf#FimDoFio#FundebÉPúblico
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
📢Precisamos conversar sobre o Fundeb, um dos mecanismos que mais colabora para a educação básica e que, se não for renovado, pode causar imensos prejuízos para a educação pública. Quer saber mais? Segue o fio!
1. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tem vigência assegurada até 31 de dezembro de 2020. Se esse fundo não for renovado e simplesmente acabar, muitas escolas poderão até fechar as portas!😱
2. Hoje o Fundeb é responsável por 50% de tudo o que se investe por aluno a cada ano em pelo menos 4.810 municípios brasileiros (86% do total de 5.570 municípios). Se o Fundeb não for renovado, quase metade das escolas do país poderão fechar as portas, deixando alunos sem aulas.